Você está aqui
Home > Cursos > Cursos em 2015 > Módulo Economia Brasileira – Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC – 2015

Módulo Economia Brasileira – Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC – 2015

Faça o Dowload da Ficha de inscrição clicando aqui:

PÚBLICO ALVO

  • Candidatos interessados na admissão para o curso de MESTRADO e DOUTORADO em Economia, de diversos centros de pesquisa do país, vinculadas a Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).
  • Candidatos de concursos públicos municipais, estaduais e federais diversos, que exigem a Disciplina deEconomia Brasileira no programa de Provas, com ementa similar ao conteúdo programático descrito no módulo oferecido;
  • Economistas de diversas áreas, que utilizam-se dos fundamentos de Economia Brasileira abordados durante o curso e/ou que desejam informações adicionais a respeito e/ou que desejam adicionar em seu curriculum horas adicionais de aperfeiçoamento;
  • Outras Profissões, na área de ciências exatas, sociais aplicadas e/ou profissões que utilizam-se dos fundamentos de Economia Brasileira abordados durante o curso e/ou que desejam informações adicionais a respeito e/ou que desejam adicionar em seu curriculum horas adicionais de aperfeiçoamento;

EMENTA DA DISCIPLINA DE ECONOMIA BRASILEIRA:
1. A Economia Brasileira de Fins do Século XIX até a Crise de 1929.
2. A Industrialização Brasileira e a política econômica no Período 1930-1945.
3. O Pós-Guerra e a Nova Fase de Industrialização: a política econômica e o Plano de Metas.
4. O Período 1962-1967. A desaceleração no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Políticas antiinflacionárias. Política salarial. Os planos Trienal e PAEG.
5. A Retomada do Crescimento 1968-1973: desaceleração e os planos econômicos do período. A economia brasileira na década de 1970 e o II PND.
6. A crise da década de 1980. A interrupção do financiamento externo e as políticas de estabilização.
7. Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. O debate sobre a natureza da inflação no Brasil.
8. Abertura comercial e financeira: impactos sobre a indústria, a inflação e o balanço de pagamentos. O debate sobre desindustrialização/reprimarização da economia brasileira.
9. O Papel do Estado na economia brasileira no século XX e na atualidade.

10. Tópicos Adicionais. O papel da agricultura no desenvolvimento econômico. Desequilíbrios regionais.                 Distribuição de renda e pobreza. Relações com a economia internacional: integração, política industrial e dívida externa. A reforma do estado e as privatizações. Mercado de trabalho e emprego.

Para informações sobre o CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015, acesse o link abaixo ou clique aqui

http://www.coreconpr.org.br/cursos/cursos-em-2015/curso-preparatorio-para-o-exame-nacional-da-anpec-2015/

CARACTERÍSTICAS DO MÓDULO DE ECONOMIA BRASILEIRA do CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015
O módulo de ECONOMIA BRASILEIRA do CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015 tem as seguintes características:

  1. É um curso estritamente teórico;
  2. É um curso intensivo, dado a limitação de horas atividade em sala de aula;
  3. Didático do ponto de vista de material e método;
  4. Contém resoluções passo a passo de exercícios de provas passadas do EXAME NACIONAL ANPEC

DATAS DOS ENCONTROS E HORÁRIOS DO MÓDULO DE ECONOMIA BRASILEIRA
Sábados: 15/08; 22/08; 29/08 e 12/09 das 8:15hs às 12:15 hs e das 14:00hs às 18:30hs

EQUIPE DOCENTE DO CURSO PREPARATÓRIO AO EXAME NACIONAL DA ANPEC

José da Silveira Filho – Economia Brasileira  
José da Silveira Filho é Economista e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Leciona as disciplinas de Economia Brasileira Contemporânea e Contabilidade Social nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. É autor do livro Aquarela do Brasil: do café ao Plano Real. Ganhou o Prêmio Brasil de Economia 2012, terceiro lugar na categoria Livro de Economia. É Editor Chefe da Revista Científica das Faculdades Santa Cruz de Curitiba e coordena a publicação Janela Econômica do Curso de Ciências Econômicas da mesma instituição.

Luciano D’Agostini – Estatística, Matemática, Microeconomia e Macroeconomia
Economista (2002), Mestre (2004) e Doutor em Desenvolvimento Econômico (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Foi aluno visitante do curso de Doutorado em Métodos Numéricos Aplicados a Estatística e Engenharia da UFPR (2006-2010). Tem experiência no mercado financeiro e seguros, atuando como consultor nos seguintes temas: gestão de carteiras, política monetária, taxas de juros, taxa de câmbio, inflação, investimentos em renda fixa e variável, mercado imobiliário, administração e corretagem de seguros. É co-autor do Livro Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2010) e autor do Livro Econometria Temporal Multivariada, Ed. Blucher (2011). Foi premiado pelo CORECON no Prêmio Paraná de Economia (2005), categoria  Artigo de Economia. Foi premiado pelo COFECON no Prêmio Brasil de Economia 2010 e 2012, ambos na categoria Livro e em 2013, na categoria Artigo Científico. É integrante do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento e Filiado à Associação Keynesiana Brasileira. A área de pesquisa concentra-se em macroeconomia, finanças, estatística e séries temporais.

INVESTIMENTOS

Informações: 
www.coreconpr.org.br
Fone/Fax (41) 3339-3134 ou (41) 32061893 ou (41) 9673-1842
Email: [email protected]
Apoio Institucional: CORECON-PR
Local: CORECON-PR
Rua Rosa Saporski, nº 989 – Mercês – Curitiba/PR (Atrás do Canal da Música).

O CORECON disponibiliza apartamentos para hospedagem de estudantes e economistas registrados no CORECON vindos de outras localidades.

Top