Você está aqui
Home > Destaque > Seminário debate os impactos das propostas de Reforma Tributária nos Estados e Municípios

Seminário debate os impactos das propostas de Reforma Tributária nos Estados e Municípios

O evento acontece no dia 16 de setembro, no Miniauditório da UTFPR em Curitiba. As inscrições gratuitas estão abertas ao público com vagas limitadas.

A reforma tributária brasileira tem sido um dos temas de grande discussão no Governo e Congresso Nacional, pois é vista como uma alternativa para enfrentar a crise da economia brasileira. Essas discussões deverão estabelecer novas diretrizes para o sistema tributário brasileiro e contribuir com a diminuição das desigualdades. Para levar este debate à sociedade, os Economistas convidam para o Seminário “Reforma Tributária e Impactos nos Estados e Municípios”. O evento irá apresentar as propostas de reforma tributária que estão em discussão no Congresso Nacional, possibilitando visualizar o melhor caminho a ser seguido em prol da sociedade brasileira. Ele é aberto ao público, gratuito e com vagas limitadas que devem ser reservadas pelo e-mail: [email protected].

O seminário terá como palestrantes os economistas, Francisco Assis Inocêncio, José Moraes Neto, Fábio Dória Scatolinn e como mediador Juarez Varallo Pont. Durante o encontro eles estarão abordando questões como: O que é preciso considerar em uma reforma tributária? Quais as diferenças entre elas? Quais os impactos financeiros nos estados e municípios, suas vantagens e desvantagens? Quais os impactos sobre o papel do Estado e o pacto federativo? Quais os impactos sobre o investimento e o gasto público?  Entre outras. 

O evento será uma realização conjunta do Conselho Regional de Economia do Paraná (por intermédio do Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico do CoreconPR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP) com o Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) ambos da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). O evento conta ainda com o apoio do Sindicato dos Economistas do Estado do Paraná (SINDECON) e da Federação Nacional dos Economistas (FENECON). 

Confira o resumo das propostas para o Seminário.

SERVIÇO:

Seminário Reforma Tributária e Impactos nos Estados e Municípios
Data
: 16/09/2019 (Segunda-feira).
Horário: 19 horas.
Local:  Miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) –  Av. Sete de Setembro, 3165 – Centro Curitiba, PR.  
Inscrições: Aberto ao público, gratuito e com vagas limitadas que devem ser feita pelo e-mail:[email protected] .
* Confirmar presença até o dia 13/09/2019.  
* Poderão ser fornecidos certificados de participação mediante solicitação. 

Para mais informações, acesse:

Face: @corecon.parana
Site: www.coreconpr.gov.br

Tel: (41) 3336-0701

Whats: (41) 98419/4807

SOBRE PALESTRANTES E MODERADOR:

Moderador do Seminário:

Juarez Varallo Pont 

Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especializado em Economia do Trabalho e Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é pesquisador voluntário da Universidade Federal do Paraná. Foi conselheiro e presidente do Conselho de Economia do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Planejamento Econômico.

Palestrantes:

Francisco Assis Inocêncio

Economista graduado pela FAE, pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas, em Contabilidade Gerencial e Auditoria. Superintendente Fiscal da Prefeitura Municipal de Curitiba, Auditor Fiscal e Coordenador Econômico e Financeiro da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. Coordenador do Conselho Paranaense de Parques Tecnológicos (Cepartec). Coordenador de curso e professor universitário na área de Gestão Pública. Tem experiência nas áreas de Economia do Setor Público, Finanças Públicas, Planejamento e Gestão Pública orientada para Resultados e Qualidade nos Serviços Públicos, Ecossistemas de Inovação. Autor do Modelo de Regime Fiscal das Microempresas paranaenses voltadas ao Regime Tributário do Simples Nacional e Interlocutor do Governo do Paraná nos Estudos de Gestão Fiscal no Fórum Fiscal dos Estados em Brasília. Membro do Conselho de Segurança da Área Central de Curitiba.

José Moraes Neto

Economista pela UFPR, Mestre em Economia pela PUC-SP; Pesquisador aposentado do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES; Professor Adjunto aposentado do Departamento de Economia da UFPR; exerceu diversos funções no setor público com destaque para: Coordenador de Estudos e Projetos de Secretária de Planejamento do Estado do Paraná; Diretor do Centro Estadual de Estatística do IPARDES; Diretor Geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado Paraná; Diretor Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES; Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; Presidente do Conselho Regional de Economia da 6ª Região – Paraná e Presidente do Conselho Federal de Economia. 

Fábio Dória Scatolin.

Economista graduado pela Universidade Mackenzie, São Paulo (1977), Especialização em Svilupo Economico ISVE Itália (1985), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, IEPE (1989) e Doutor em Economia – University Of London (1994). Professor aposentado da UFPR (Brasil) – Departamento de Economia nas disciplinas de Desenvolvimento Econômico no curso de Ciências Econômicas e da disciplina de Desenvolvimento e Política Pública no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (nível de mestrado e doutorado). Sua produção científica mais recente tem se concentrado nas áreas de Arranjo Produtivo Local e Interação Universidade Empresa. Foi Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba

Top