Home Informativos Informe Outubro/2012

Informe Outubro/2012

by Corecon PR
340 views

Passadas as comemorações do Dia do Economista, continuamos nossas discussões sobre a viabilidade da instalação de estrutura(s) física(s) no interior, com funcionários contratados, fiscalizando e auxiliando os Economistas paranaenses do interior.

Na última reunião plenária foi aprovado o CORECON Acadêmico. O novo site já está no ar, não com todas as funções prontas, pois parte do antigo site está migrando para o novo, mas até o final de outubro estará completo. Participamos do Simpósio Nacional de Conselhos de Economia, fórum que deveria ser o mais importante para ofuturo da nossa profissão, mas que, infelizmente, não trouxe ao debate o nosso mais importante problema, a nova Lei da Profissão do Economista.

Neste informe mostramos as principais ações de comemoração ao Dia do Economista, um artigo que traça o perfil dos economistas do Paraná com base na RAIS de 2010, comparando sua evolução com os números do CORECON-PR.

Na economia mundial, a crise europeia não apresenta luz no final do túnel. Soluções contracionistas apenas agravam a situação da população, que paga pela inconsequência do mercado financeiro mundial. O Brasil, frente à nova enxurrada de dinheiro no mercado mundial, busca lutar com as armas que possui, controlando o câmbio e elevando as alíquotas de importados. Ações necessárias devido à crise, porém não podem ser duradouras, pois não podemos voltar à época das substituições das importações. Mais uma vez louvamos a forma como o governo federal tem buscado reduzir os juros, tanto via SELIC, quanto utilizando os bancos públicos. Esperamos que o “free lunch” brasileiro acabe, tanto para os rentistas externos, quanto internos. Boa leitura.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment