Home Notícias Acadêmicos de Maringá acompanham palestra sobre gestão pública e austeridade fiscal

Acadêmicos de Maringá acompanham palestra sobre gestão pública e austeridade fiscal

by Roberto Cirino
267 views

No dia 26 de outubro, estudantes do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Cidade Verde participaram da palestra sobre “Gestão Pública e Austeridade Fiscal”, com José Luiz Bovo, Secretário da Fazenda e Gestão de Maringá. Ele apresentou de forma detalhada como a cidade vem trabalhando há uma década com êxito, registrando recorrentes superávits, que ficam aplicados e geram juros – mais recursos para o exercício seguinte.

Mesmo com uma postura criteriosa, rigorosos controles de gestão e a priorização na utilização dos recursos arrecadados, ainda assim são destinados à saúde, educação e outras importantes áreas, percentuais acima daqueles exigidos por lei.

Segundo o palestrante, a prefeitura dá ampla abertura à representatividades da sociedade civil organizada: associações, sindicatos e conselhos; ressalta-se o CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e a ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.

Além disso, ele destacou o pioneirismo de Maringá na criação do Observatório Social, que tornou-se referência nacional e o resultado prático alcançado no registro de menores preços praticados na compra via licitações (produtos e serviços), se comparados àqueles apresentados em outros municípios do mesmo porte. Também, ressaltou a importância do acompanhamento por parte da população na leitura das contas públicas das suas cidades, pois em Maringá são abertas sessões na Câmara dos Vereadores para apresentação dos relatórios.

A abertura e o encerramento foram realizados pelo delegado regional do CORECONPR, João Adolfo Stadler Colombo. Na ocasião, ele aproveitou para fazer convite aos estudantes para ingressarem gratuitamente no Corecon Acadêmico Paraná.

VOCÊ PODE GOSTAR