Home Notícias Comitê de Olho na Transparência cobra mais transparência de órgãos públicos

Comitê de Olho na Transparência cobra mais transparência de órgãos públicos

by Roberto Cirino
283 views

No dia  05 de abril, o “Comitê de Olho na Transparência”, realizou reunião na sede do Conselho Regional de Economia do Paraná, para apresentar a análise realizada em portais de órgãos públicos, observando se estão de acordo com a Lei, se disponibilizam todas as informações para o acesso público sobre os seus gastos. Para os que não atendem as determinações da Lei da Transparência, o Comitê emite um Ofício cobrando maior transparência. Já, para os portais que estão de acordo com os requisitos da Lei, é enviado um Ofício parabenizando pela iniciativa.

Estiveram presentes os integrantes do Comitê, que é formado pela  OAB Paraná, Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR), do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR).

O Comitê também discutiu o conteúdo que está sendo elaborada para a formulação da cartilha explicativa sobre a Lei de Acesso à Informação, baseada na Lei 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa cartilha será dirigida à população, com o objetivo de conscientizar sobre os seus direitos de receber informações públicas dos órgãos e entidades.

A próxima reunião ocorrerá no dia 26 de abril, no IBPT. Uma das principais tarefas a serem realizadas é o aprimoramento dos seguintes itens nos portais: a Visão Geral do Portal (visualização, facilidade de acesso), Pessoal (Remuneração – disponibilidade, facilidade de acesso, compreensão de todas as verbas, Diárias – quantidades mensais indicadas por servidor). Outro item é Licitações e Contratos – Execução Orçamentária e Financeira (tempestividade da informação, receitas, despesas e transferências voluntárias.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment