Home Notícias Economia por trás das lentes: filmes estão entre as atrações culturais do XXI CBE

Economia por trás das lentes: filmes estão entre as atrações culturais do XXI CBE

by Roberto Cirino
327 views

O cenário e a discussão sobre os novos rumos da economia brasileira também serão abordados em atrações culturais do XXI Congresso Brasileiro de Economia. Os participantes poderão assistir, logo no primeiro dia do evento (09 de setembro), a diversos filmes sobre o assunto. O CBE 2015 leva como tema central  “A Apropriação e a Distribuição da Riqueza – Desafios para o Século XXI”, e será realizado entre os dias 09 e 11 de setembro, na Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, em Curitiba).

Confira o local e horário em que os filmes serão apresentados:

09 de setembro

10h45 às 12h30 – Pequeno Auditório
“O Sal da Terra”,  filme de Wim Wenders e Juliano Salgado

Filme sobre a vida e a obra do economista Sebastião Salgado, que virou fotógrafo por paixão. Apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”: expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

14h00 às 16h00 – Pequeno Auditório
Fundação Celso Furtado – filme “Um Sonho Intenso”, de José Mariani

O documentário entrou em cartaz em abril deste ano nas principais capitais brasileiras. Mais do que atual, o filme discute os rumos possíveis para a economia do país. Aborda de forma ágil, clara e prazerosa um tema  a princípio denso e complexo: a história social e econômica do Brasil dos anos 30 aos dias de hoje.

16h30 às 18h30 – Pequeno Auditório
Fundação Celso Furtando – filme “O Longo Amanhecer”, cinebiografia de Celso Furtado

Documentário sobre um dos mais importantes pensadores brasileiros, o economista Celso Furtado. O filme faz uma investigação sobre a atualidade de seu pensamento. Além disso, resulta num painel bastante instigante sobre o próprio Brasil e sua história recente. É uma obra sensível e questionadora dos modelos brasileiros de construção do país.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment