Home Notícias Economista José James da Silveira é homenageado pela Câmara Municipal de Maringá

Economista José James da Silveira é homenageado pela Câmara Municipal de Maringá

by Roberto Cirino
327 views

profO professor emérito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe título de Cidadão Benemérito

A Câmara Municipal de Maringá homenageia nesta sexta, dia 17 de outubro, o economista e professor José James da Silveira, com o título de Cidadão Benemérito, pela sua dedicação à construção e solidificação do ensino superior em Maringá. Ele teve uma atuação decisiva para que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tivesse o respeito e o reconhecimento atual nos meios acadêmicos, tanto em nível regional, como estadual e nacional.

Em 2005, ele recebeu da UEM o título de Professor Emérito, na resolução 18/2005, do Conselho Universitário, por sempre ter demonstrado ser um líder e por participar ativamente da fundação e do desenvolvimento da entidade, mesmo após se aposentar, pois continuou trabalhando no Departamento de Economia como professor voluntário.

O economista começou a lecionar em 1962 na então na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá (FECEM). Quando Adriano Valente tomou posse como prefeito, iniciou um movimento para a criação de Universidade em Maringá. Então o prefeito convidou James para participar do movimento e após várias reuniões ele foi nomeado Presidente da Comissão Encarregada de fazer os estudos de viabilidade econômica. Também fez parte da comissão formada por seis professores encarregada de elaborar a lei que autorizava a criação da Universidade.

Em 2013, o professor Silveira, durante a realização de Conferência Internacional promovida pelo programa de pós-graduação em Ciências Econômicas e pelo Departamento de Economia da UEM, procurou o Centro Acadêmico de Economia para fazer uma doação para a entidade. A doação está sendo utilizada, exclusivamente, para a realização de eventos que promovam o ensino, a pesquisa e a extensão do curso. Em reconhecimento a luta e dedicação do professor James os estudantes, eles nomearam a entidade como Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment