Home Notícias Estudantes de Curitiba vencem o 5º Torneio Paranaense de Economia

Estudantes de Curitiba vencem o 5º Torneio Paranaense de Economia

by Roberto Cirino
387 views

geralAs duplas campeãs e vice-campeãs garantiram a vaga para representar o Paraná na Gincana Nacional de Economia. 

A vencedora do 5º Torneio Paranaense de Economia foi a dupla de estudantes de Curitiba, Carlos Bruno Vieira de Arruda e Rodrigo Opalinski, do 4º ano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Além de mil reais, em dinheiro, para cada um, os alunos estão classificados para a 5ª Gincana Nacional de Economia, que ocorrerá em Curitiba, no mês de setembro, paralelamente à 21ª edição do Congresso Brasileiro de Economia (CBE).

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná foi realizado nos dias 19 e 20 de junho, na PUCPR, com a presença de acadêmicos de 9 instituições de ensino superior. A premiação total foi de R$ 4 mil, distribuída entre as duplas até a terceira colocação.

Neste ano, uma das novidades é que a dupla classificada em segundo lugar também poderá participará da Gincana Nacional de Economia. Assim como no torneio estadual, a Gincana é uma competição que reúne estudantes de Ciências Econômicas para medir conhecimentos por meio de um jogo eletrônico, em duplas, com elementos de política econômica, macroeconomia, mercado financeiro com ênfase em questão cambial e conhecimentos de economia em geral, porém, de todo o país.

Competitividade

Carlos Arruda participou do torneio estadual no ano passado e considerou esta edição mais competitiva. “Percebi que as duplas vieram mais preparadas e também achei as perguntas mais interessantes”, disse referindo-se, em especial, às questões do mercado econômico brasileiro. O colega Rodrigo Opalinski destacou que “sorte é importante, mas, o conhecimento muito mais”. A dupla também frisou a importância da experiência e a amizade feita com outros alunos.

As estudantes Renata Scandolara e Glaucia Keli Back, do 5º ano da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), de Laranjeiras do Sul, conquistaram o segundo lugar. Gustavo Henrique Leite de Castro e Luan Vinicius Bernardelli, estudantes do 4º ano da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), de Cornélio Procópio, levaram o terceiro lugar.

Edições anteriores 

2014 – 4º Torneio

Leonardo Favretto Reolon e Tiago Reichembach Elias – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão.

2013 – 3º Torneio

Tiago Reichembach Elias e William Eidt. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão.

2012 – 2º Torneio

Francisco da Mata e Flávia Lazzaretti Leger. Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).

2011 – 1º Torneio

Valdiney Cassio dos Reis e Yuri Kritski de Oliveira, da Universidade Positivo (UP), Curitiba.

dupla

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment