Home Notícias EUA: um acordo fiscal que os milionários vão adorar

EUA: um acordo fiscal que os milionários vão adorar

by Corecon PR
273 views

Em que medida os aumentos de impostos recentemente aplicados afetam os estadunidenses mais ricos? Simplesmente em nada.

Quase todo o debate que sacudiu o Capitólio durante o mês de dezembro esteve relacionado com o reestabelecimento da taxa fiscal marginal às receitas por trabalho, ou seja, sobre a folha de pagamento. Mas, como já disse Scott Fitzgerald, os ricos são diferentes de nós e uma das formas primordiais em que são diferentes é que sua renda não provém de salários.

No ano de 2006, os quatro quintos inferiores dos contribuintes estadunidenses obtiveram 82% de seus ingressos de salários, segundo descobriu um estudo do Escritório de Investigação do Congresso. Os 1% mais ricos, entretanto, obtiveram apenas 26% de seus ingressos dessa forma; para a décima parte do 1%, a cifra é só de 18,6%.

O estudo também examinava os dividendos e ganhos. Só 0,7 % dos ingressos dos quatro quintos na parte inferior da escala provêm destas fontes (pede-se que tomem nota os que acreditam que nos convertemos em uma “sociedade de proprietários”) Os 1% mais ricos, entretanto, obtiveram 38.2 % de seus ingressos de investimentos, e a décima parte do 1% mais rico obteve mais da metade: 51.9%.

O acordo fiscal aprovado pelo Congresso na semana passada elevou a taxa máxima sobre a folha de pagamento de 35% a 39,6%. A taxa sobre ingressos de lucros do capital e de dividendos se elevou só de 15% a 20%.
Não houve rasgar de roupas nem ranger de dentes por parte de nossos compatriotas super-ricos: eles têm, como se diz, um belo acordo.

O fundamento intelectual deste acordo é ainda mais duvidoso que o próprio acordo. Tributar as rendas por investimentos com uma taxa menor que a das rendas do trabalho fomenta, presumivelmente, um maior investimento na economia norte americana. Mas suponhamos que você compra uma ação da multinacional General Electric. O dinheiro que você paga por esses valores será investido tanto no país como no estrangeiro, porque a GE, como praticamente todas as grandes empresas estadunidenses, é uma companhia global que mantém seu quartel general nos Estados Unidos. Agora suponhamos que você é um trabalhador de uma linha de montagem em uma fábrica de peças de motor de aviões da GE em Dayton, Ohio. Todo seu trabalho se leva a cabo nos Estados Unidos, e a maior parte do gasto que você tem é local, ainda que muitos dos produtos que compra são importados. Entretanto, nosso trabalhador da GE pode sofrer uma maior taxa de imposição fiscal que nosso investidor da GE.

Recompensamos o investidor por mandar seu dinheiro para fora, enquanto o trabalhador que produz riqueza inteiramente dentro de nossas fronteiras não consegue nenhuma recompensa semelhante. A globalização mudou por completo os padrões de investimento das grandes empresas estadunidenses, mas nossas isenções fiscais para os investimentos deslizam placidamente como se as empresas estadunidenses ainda se limitassem a trabalhar dentro de nossas fronteiras.

Por outro lado, tributar a folha de pagamento com uma taxa mais elevada que a das rendas por investimentos significa que o código fiscal finca os dentes em uma parte que vai diminuindo de modo regular da renda dos trabalhadores estadunidenses. O pagamento do trabalho já não é o que costumava ser. Tal como foi documentado pela Reserva Federal de San Luis, a renda de salários estimada em julho de 2012 constitui a menor porção do produto interno bruto desde a II Guerra Mundial. A parte dos salários no PIB chegou a seu máximo em 1969, com 53.5 %. Em 2012 foi de 43.5 %.

Onde foram parar esses dez pontos porcentuais do PIB — na atualidade, aproximadamente 1,5 trilhões de dólares por ano — em lugar do bolso dos trabalhadores estadunidenses? Foi, em uma parte significativa, aos benefícios empresariais, cuja parte na economia aumentou conforme diminuiu a parte que vai aos salários. No terceiro trimestre de 2012 — o período mais recente do qual temos dados — os benefícios empresariais depois de impostos constituíram a porção maior do PIB estadunidense desde a II Guerra Mundial: 11,1 %.

A este deslocamento dos salários aos benefícios se chama redistribuição. É o fato central da vida econômica estadunidense. E constitui a razão primordial pela qual a desigualdade econômica disparou nos Estados Unidos.

Entretanto, os salários, que estão descendo, se veem taxados com um índice maior que a das rendas derivadas dos benefícios empresariais: lucros e derivados. Longe de mitigar as consequências desta mudança, o código tributário norte americano reforça a redistribuição dos salários aos benefícios. Em termos gerais, recompensa os ganhadores desta mudança como de época e penaliza os perdedores, que são a imensa maioria dos estadunidenses.

As taxas fiscais mais baixas que os benefícios e dividendos do capital, portanto, recompensam de modo efetivo mais a deslocalização que o trabalho realizado nos Estados Unidos, fazem aumentar a desigualdade e privam o governo federal de ingressos dos quais precisará para ajudar uma população que envelhece e cumprir suas demais obrigações. Nada disto turva os republicanos, mas ficaria bem que os democratas se dessem conta de que estas isenções fiscais socavam tudo aquilo que eles defendem.

Fonte: Carta Maior – 16/01/2013

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment