Home Notícias Sem projeto consistente, economia deve crescer pouco

Sem projeto consistente, economia deve crescer pouco

by Roberto Cirino
287 views

Economistas do Paraná preveem indicadores com pouca ou nenhuma evolução positiva para o próximo ano no País

Folha de Londrina
Curitiba – Mesmo com a Copa do Mundo e as eleições, o ano de 2014 não traz bons presságios para a economia. A previsão é que o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) cresça cerca de 2,2% no próximo ano. A inflação deve fechar 2014 na casa de 5,9%, o dólar deve ficar no patamar de R$ 2,39 e a taxa básica de juros da economia – a Selic – deve ir a 10,4% até dezembro de 2014. As estimativas são dos economistas que participaram ontem de um debate promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), em Curitiba.

“Talvez o meu desejo fosse manifestar a vocês um feliz 2015. Eu diria que não virão dias melhores (no ano que vem)”, disse o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, durante o debate.

Ele alertou que o governo federal abandonou o tripé câmbio flutuante, superavit primário e metas de inflação e não colocou um projeto alternativo consistente no lugar. Lourenço disse que está havendo uma “deterioração dos principais fundamentos macroeconômicos com crescentes deficits externos e buracos nas contas públicas, além de uma negligência assustadora no combate à inflação”. Destacou ainda que o País paga 4,9% do PIB em juros para rolar a dívida de US$ 1,5 trilhão. Também ressaltou que no Brasil há uma ausência de um projeto de desenvolvimento de longo prazo e de política econômica.

No entanto, ele destacou que a economia paranaense deve crescer acima da brasileira em 2013 e também no próximo ano. Para este ano, o PIB brasileiro deve crescer 2,5% e o do Paraná entre 4,3% e 4,6% em função dos efeitos da safra no Estado. Ele acredita que em 2014, o Paraná deva repetir o mesmo crescimento do PIB de 2013 em função do agronegócio, da safra e da renda.

O economista da Federação das Indústrias do Paraná, Roberto Zurcher, disse que a previsão é que a produção industrial do Paraná tenha um crescimento de 1,7% em 2013 e de 2,4% no próximo ano. No entanto, não há motivos para comemorar a previsão de crescimento maior em 2014 porque foi feita com uma base de comparação muito deprimida de 2013. Segundo ele, o crescimento do próximo ano será possível em função dos investimentos realizados na indústria do Paraná.

O grande gargalo para o setor, observa ele, é a competitividade devido a obstáculos como infraestrutura e tributos. “Estamos crescendo e não nos desenvolvendo”, disse outro economista da federação, Maurílio Schmitt.

Para ele, muito do consumo no Brasil foi estimulado por manobras do governo. “Temos empecilhos colocados a nossa frente toda hora”, disse. Para ele, o País está “namorando com a reindexação da economia e isso está sendo introduzido de maneira sorrateira”. Zurcher destacou também que as exportações do Paraná e do Brasil ainda estão muito baseadas em matérias-primas e não em produtos manufaturados.

Mercado de trabalho tem boas perspectivas
Curitiba – Para o mercado de trabalho as perspectivas são um pouco melhores. O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fabiano Camargo, acredita em continuidade da geração de empregos no Estado, com possível aceleração, aumento da renda e manutenção de baixas taxas de desemprego.

Ele lembrou que o primeiro semestre deste ano foi difícil para o emprego no Brasil, mas com a atividade econômica melhor no segundo semestre, o emprego começou a dar sinais de recuperação e se mostra mais promissor.

No entanto, entre os principais problemas que ainda persistem no mercado de trabalho ele apontou a informalidade alta, os salários baixos, a alta rotatividade, as diferenças salariais de gênero e raça e a saúde e segurança no trabalho. Ele ressaltou que hoje as mulheres ganham 20% menos que os homens e os negros têm a remuneração 30% mais baixa que os brancos.

Agricultura

Na safra de grãos 2013/14 a produção do Estado deve ser de 36 milhões de toneladas e cerca de 2% menor em relação ao ciclo anterior. O economista da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Pedro Augusto Loyola, explicou que isto deve ocorrer por conta da redução na área plantada de milho em 5%. Na safra anterior foram produzidas 17,6 milhões de toneladas de milho e, para a próxima, a previsão é de 16 milhões de toneladas com 7% de redução na produção.

As previsões dele ainda apontam para aumento de 5% na área de soja com manutenção de preço. A área prevista total de grãos é de 9,5 milhões de hectares ou 3% maior que na safra anterior. (A.B.)

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment