Abertas as inscrições para 10ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná


Está aberto o período de inscrições para a 10ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que conta com apoio do Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR). A premiação visa a valorização das boas práticas da gestão pública municipal do Estado. Os projetos podem ser inscritos até o dia 29 de julho de 2022, por meio do site oficial do PGP-PR: www.pgp-pr.org.br.

Desde 2013, foram 1230 projetos homologados e 353 premiados. A premiação já está consolidada como uma das mais importantes desse segmento no Brasil. Além de prefeitos e secretários, podem inscrever projetos Fundações e Autarquias Municipais, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista, Câmaras de Vereadores e Consórcios de Municípios.

TEMA DO ANO

O tema deste ano é a “Energia Sustentável – Garantia do Amanhã”. Serão premiadas as iniciativas que contribuam para o aumento e melhoria do fornecimento e distribuição de energia. São diversas possibilidades envolvidas, desde a racionalização de seu consumo até a redução do seu custo.

A energia limpa e acessível é um dos pilares dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Ainda assim, projetos de todas as áreas da gestão pública podem ser inscritos e premiados em outras categorias. Cada município do estado do Paraná pode inscrever até cinco projetos dos seus gestores públicos, desde que as iniciativas estejam em efetiva execução.

Para que o ciclo de boas práticas seja virtuoso, todas as iniciativas inscritas são anexadas no Banco de Projetos do site da premiação. Lá, os gestores podem entender o funcionamento e plano orçamentário de cada projeto, de tal maneira que as iniciativas possam ser implementadas em qualquer lugar.

REALIZAÇÃO

A premiação é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

“Entendemos a importância da gestão pública municipal executar projetos que trazem resultados efetivos para a vida dos cidadãos. Isso passa por olhar aquilo que está acontecendo no Brasil e no mundo. A Energia Sustentável é um dos principais pilares para a garantia do amanhã. Temos certeza que vamos nos surpreender com as iniciativas apresentadas e que devem servir de inspiração para outros gestores”, analisa o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes.