Inscrições abertas para o 7º Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes

O evento irá apresentar e debater os modelos de desenvolvimento e infraestrutura para o Paraná: Energia, Saneamento e Logística 

 

Com a retomada do crescimento econômico pós-pandemia, os projetos anteriormente estacionados devem ser retomados, é o que apontam economistas. E, para debater os gargalos estruturais que travam o desenvolvimento dos principais setores da economia paranaense, o Conselho Regional de Economia (CoreconPR) promove no dia 19 de outubro, em formato online e gratuito, o 7º EPECO (Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia). Com o tema central “Modelos de Desenvolvimento e Infraestrutura para o Estado do Paraná”, o evento tem o objetivo de abordar e discutir, na visão macroeconômica, como forma de contribuir na pauta de desenvolvimento paranaense e do Brasil.

Economistas de grande notoriedade e especialistas em logística, energia e saneamento foram convidados para debater os assuntos propostos neste encontro. Com início às 14h15, o EPECO começará com a cerimônia de abertura, seguida pelo Painel I, que colocará em discussão os “Desafios da Infraestrutura Logística”, com o economista Luiz Antonio Fayet de Camargo, integrante do Movimento Pró-Paraná (MPP). A mediação será feita pela economista Solídia Elizabeth dos Santos, coordenadora do curso de economia da FAE.

O economista Julio Grudzien Neto (FAE/Copel) apresentará o segundo painel, que abordará os “Desafios da Infraestrutura Energética”, a partir das 15h30. A mediação contará com a participação da economista Tânia Terezinha Rissa (Del. Reg. CoreconPR Apucarana e Profa. UNESPAR Apucarana). E, com o tema “Desafios da Infraestrutura em Saneamento”; o terceiro painel receberá o economista Joel de Jesus Macedo, gerente de captação de recursos da Sanepar. A mediação será realizada pela economista Aline de Queiroz Assis Andreotti Pancera (UNESPAR Campo Mourão).                      

 O 7º EPECO, tem como público-alvo, profissionais economistas, professores de economia e estudantes dos cursos de Ciências Econômicas.

Certificado de participação

O CoreconPR irá emitir o certificado aos participantes inscritos no 7º EPECO.

Inscrições e Transmissão

As inscrições podem ser feitas através do site www.sympla.com.br

A transmissão será realizada através do seu canal no youtube, mediante inscrição prévia.

 

Tema Central: “MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E INFRAESTRUTURA PARA O ESTADO DO PARANÁ”.

Painel I: "Desafios da Infraestrutura Logística"

Painel II: “Desafios da Infraestrutura Energética”

Painel III: “Desafios da Infraestrutura em Saneamento”

 

PROGRAMAÇÃO

19 de outubro de 2022 - quarta-feira:

14h15 – Abertura – Econ. Eduardo Andre Cosentino – Presidente CoreconPR;

Econ. Solídia Elizabeth dos Santos - Comissão Organizadora

14h30 – 15h30 -Painel I: "Desafios da Infraestrutura Logística"

Palestrante: Econ. Luiz Antonio de Camargo Fayet (UFPR/BRDE)

Economista e Ex-Presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Paraná – BADEP; Professor Titular de Geografia Econômica da UFPR e da FUJE; Secretário Geral-Adjunto do Ministério da Fazenda; Deputado Federal pelo Paraná - 1993/97; Diretor de Crédito Rural e Presidente do Banco do Brasil; Presidente do Banco do Estado do Paraná; Consultor para assuntos de economia; Empresário Industrial; Membro do Conselho da Autoridade Portuária de Paranaguá; Membro da Câmara de Logística do Ministério da Agricultura; Consultor do SINDIMETAL – Paraná; Consultor para Logística e Infraestrutura da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e atual integrante do Movimento Pró-Paraná - MPP;

Moderadora: Econ. Solídia Elizabeth dos Santos (FAE)

15h40 - 16h40 - Painel II: “Desafios da Infraestrutura Energética”  

Palestrante: Econ. Julio Grudzien Neto (FAE/COPEL)

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2018), possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1997), com Especialização em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE) e Economista Consultor da Companhia Paranaense de Energia (Copel) onde atua como líder do Setor de Regulação Técnica, Econômica e de Mercado. Tem experiência nas áreas de Regulação Econômica e Tarifária do Setor Elétrico. Como professor, ministra disciplinas como: Introdução à Economia, Economia Brasileira, Micro e Macroeconomia.                       

Moderadora: Econ. Tânia Terezinha Rissa (Del. Reg. CoreconPR Apucarana e Profa. UNESPAR Apucarana)  

16h50 - 17h50 - Painel III: “Desafios da Infraestrutura em Saneamento”

Palestrante: Econ. Joel de Jesus Macedo (SANEPAR)

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Economista na Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR. Pesquisador de métodos de otimização, performance econômica e financeiro, com uso de técnicas de DataEnvelopment Analysis - DEA, Stochastic Production Frontier - SFA. É consultor nas áreas de finanças públicas e de mercado de Capitais. Professor de graduação e pós graduação das disciplinas de estatística, métodos quantitativos, microeconomia, orçamento empresarial. Com experiência em Regulação Econômica.                         

Moderadora: Econ. Aline de Queiroz Assis Andreotti Pancera (UNESPAR Campo Mourão)                       

  

18h00 – Encerramento 

 

Inscrições pelo linkhttps://www.sympla.com.br/7-epeco---encontro-paranaense-de-economistas-e-estudantes__1731808