PERSPECTIVAS DA ECONOMIA:


2024 SERÁ DE ÍNDICES COMPORTADOS, EMPREGO COM SALÁRIO MENOR E CRESCIMENTO TÍMIDO

Economistas de diversos segmentos da economia traçaram o panorama do ano no tradicional evento promovido pelo CoreconPR, o “Perspectivas da Economia 2024”, no dia 05 de dezembro, que reconheceu o melhor desempenho de 2023 e apontou desdobramentos para o ano que vem. O evento que foi conduzido pelo presidente do conselho, Celso Machado, apresentou que as famigeradas inflações, taxa de juros, câmbio tendem a seguir na direção decrescente em 2024, assim como a taxa de desocupação, porém, com um salário menor se comparada a média histórica da PNAD Contínua do IBGE. Outro ponto de atenção foram as influências das decisões políticas que afetam a economia como a reforma tributária em curso.

Os economistas convidados deste ano foram: Luiz Eliezer (FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Mari Santos (FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná), José Pio Martins (ACP – Associação Comercial do Paraná), Sandro Silva (DIEESE – Departamento Intersindical de Estudo e Estatísticas Socioeconômicos) e Lucas Dezordi (VALUUP – empresa de consultoria e assessoria na área econômico-financeira). As apresentações tiveram 20 minutos e mais tempo para perguntas no final.

O economista Luiz Eliezer destacou a liderança do estado na produção de diversos produtos, como frango, tilápia, celulose e madeira, além de ressaltar a importância do setor agropecuário na geração de empregos para a cadeia produtiva. Em relação à indústria, a analista Mari Santos, da FIEP, apresentou indicadores positivos para 2023, com previsão de crescimento econômico e inflação controlada. O otimismo, segundo ela, é atribuído a reformas estruturantes e investimentos em infraestrutura.

No setor de comércio, o economista José Pio Martins destacou as mudanças nos padrões de consumo, influenciadas pela desaceleração populacional e pelas transformações no processo de compra, exemplificando com a ascensão do e-commerce no mercado.

Quanto ao emprego, Sandro Silva, economista do DIEESE, destacou a redução da taxa de desocupação no Paraná, mas alertou para a qualidade do emprego recuperado, evidenciando a precarização e a piora nos salários.

Para finalizar, o economista Lucas Dezordi, da VALUUP, analisou o cenário nacional e internacional, projetando para 2024 inflação abaixo da meta, crescimento econômico modesto, estabilidade na taxa de câmbio e uma possível redução nas taxas de juros Selic, influenciada pela queda da inflação de serviços e commodities.

O conteúdo na íntegra pode ser acessado no Canal do Youtube do CoreconPR: https://www.youtube.com/watch?v=q3nLhEmpU0c

A matéria completa pode ser acessada no site do CoreconPR:

https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/2024-sera-de-indices-comportados-emprego-com-salario-menor-e-crescimento-timido/


ESPECIAL ENESUL


 27º ENCONTRO DE ECONOMISTAS DA REGIÃO SUL REUNIU 200 INSCRITOS EM CURITIBA

O 27º Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL), sediado em Curitiba, contou com cerca de 200 participantes, incluindo palestrantes, economistas, estudantes e autoridades nos dias 24 e 25 de agosto. O evento organizado pelo CoreconPR, em conjunto com os Corecon’s do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, teve como tema central "A Transformação Digital na Economia" e ocorreu na Universidade Positivo – Campus Osório.

Durante os dois dias do encontro, renomados economistas discutiram temas atuais da política econômica. A Palestra Magna conduzida pelo Economista e Doutor Marcelo Luis Curado, abordou os desafios da regulação econômica no Brasil, destacando a evolução histórica da função regulatória do Estado e a importância das agências regulatórias, como a ANEEL, ANATEL e ANP.

O segundo dia incluiu painéis sobre os Desafios do Desenvolvimento, Crescimento e Distribuição de Renda, Transformação Digital/Competitividade, e a Crise dos Bancos Digitais e Criptomoedas. Os debates foram moderados por profissionais experientes e os painelistas abordaram questões econômicas regionais e nacionais.

O 27º ENESUL contou com o patrocínio da Fecomércio, Core-PR e Cofecon, além do apoio de diversas instituições e empresas locais. Saiba mais...


CARTA ABERTA – 27º ENESUL – ENCONTRO DE ECONOMIA DA REGIÃO SUL

No encerramento da 27ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL), foi apresentada a Carta Aberta escrita por um grupo de economistas participantes do evento, dialogando sobre o tema central do evento “A Transformação Digital”.

A Carta Aberta foi lida pelo conselheiro federal Paulo Roberto Polli (SC). Saiba mais.


4º ENCONTRO DE PERITOS EM ECONOMIA E FINANÇAS DA REGIÃO SUL

O 4º Encontro de Peritos em Economia e Finanças da Região Sul ocorreu em Curitiba, antecedendo o 27º ENESUL, na Universidade Positivo – Campus da Praça Osório, no dia 24 de agosto. O evento reuniu economistas, estudantes e profissionais da área em um circuito de palestras sobre perícia.

A economista Maria Gabriela Fernandes da Silva Nauiack mediou a abertura, que contou com a presença do presidente do CoreconPR, Celso Machado, e da conselheira federal Maria de Fátima Miranda, representando o Cofecon. A primeira rodada de palestras abordou temas como as expectativas para peritos economistas, o mercado de trabalho na perícia para futuros profissionais e recuperação judicial, apresentando conceitos, vantagens e o panorama dessa área no Brasil e no Paraná.

A segunda rodada, mediada pela economista Ivani da Silva Arnhold, incluiu apresentações sobre perícia trabalhista após a Reforma Trabalhista, com nuances da Adc 58, e sobre autenticidade e veracidade de documentos e assinaturas na perícia. O evento proporcionou uma discussão abrangente sobre diversos aspectos da perícia econômica-financeira na região sul do Brasil. Saiba mais.

PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA


PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA É CONQUISTADO POR ALUNOS DA UEL E DA UNIOESTE TOLEDO

O CoreconPR promoveu a premiação dos vencedores do 33° Prêmio Paraná de Economia, nas modalidades de Economia Pura e Aplicada e Economia Paranaense, em uma solenidade virtual realizada em 24 de novembro. As primeiras colocadas nas duas categorias foram Julia Garani Franco (UEL) e Heloisa Cristina Silva de Almeida (Unioeste/Toledo).

Na categoria Economia Pura e Aplicada, Julia Garani Franco, da UEL, conquistou o primeiro lugar com o trabalho "Maternidade Solo, Gênero e as Interseccionalidades no Mercado de Trabalho Brasileiro".  A segunda posição foi ocupada por Jonas de Paula e Silva, da Unespar Campo Mourão, com o tema “A Relação Entre Crescimento Econômico e Degradação Ambiental: Emissão de CO2e no Brasil (1990-2018) e as Metas do Acordo de Paris” e o terceiro lugar com o estudante Unioeste Cascavel, Leonardo Costa, com o tema “Finanças Comportamentais: Uma Aplicação da Teoria do Prospecto a Estudantes Universitários”.

Na categoria Economia Paranaense, Heloisa Cristina Silva de Almeida, da Unioeste Toledo, obteve a primeira colocação com o trabalho "A Economia do Setor Terciário na Região Imediata de Toledo entre 2000 e 2010". Em segundo lugar, a estudante Bruna Rockembach, da Unioeste Toledo, se destacou com o tema “A Influência das Cooperativas Agropecuárias no Pib Agropecuário dos Municípios do Paraná: Uma Análise Econométrica a Partir dos Dados do Censo Agropecuário de 2017” e o terceiro lugar ficou com o acadêmico, Fabrício Thimóteo Gomes de Lima, da Unicentro, sobre o “Impacto Da Isenção de IPVA na Frota de Veículos Elétricos Paranaense: Um Estudo de Caso”.

O Prêmio Paraná de Economia, realizado anualmente, busca valorizar e estimular a produção científica na área econômica, premiando monografias ou trabalhos de conclusão de curso de estudantes de instituições de ensino superior do Paraná. O evento contou com uma premiação total de R$ 9 mil, distribuída de acordo com o regulamento. A solenidade completa está disponível no canal do Youtube do Corecon Paraná.

A solenidade completa pode ser acessada no canal do Youtube do Corecon Paraná através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=4-yh0M_MARk

Matéria completa no site do CoreconPR:
https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/premio-parana-de-economia-e-conquistado-por-alunos-da-uel-e-da-unioeste-toleto/


ESPECIAL DIA DO ECONOMISTA


JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ECONOMISTA EM CURITIBA

Na noite de segunda-feira, 07 de agosto, o CoreconPR promoveu um jantar especial em celebração ao Dia do Economista, em Curitiba, que é comemorado no dia 13 de agosto. Os anfitriões da noite foram o presidente do CoreconPR, Celso Machado, e sua vice Andréa Prodohl Kovalczuk. O jantar ocorreu no Salão de Festas da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná e foi organizado com base no sistema de adesão, reunindo participantes em clima descontraído e festivo.

O evento reuniu conselheiros, economistas, familiares e colaboradores, proporcionando um ambiente agradável e propício para a troca de experiências e networking entre os profissionais da área econômica.

Acompanhem todas as fotos do evento:
https://drive.google.com/drive/folders/15Z8hcMUrv4Cjlqszf8le4SfA_hd_Z_Vd?usp=sharing


NÚCLEO MULHERES ECONOMISTAS PROMOVE LIVE DO DIA DO ECONOMISTA

O evento online "Dia dos Economistas: As Economistas em Ação" aconteceu no dia 11 de agosto, por iniciativa conjunta do Núcleo Mulheres Economistas do Paraná e do CoreconPR. Em ambiente virtual, o evento teve como propósito abordar temas relacionados à Educação Econômica e à Inteligência Artificial.

Os dois principais assuntos em discussão, foram: "Educação Econômica em Contexto: Um Caminho para a Liberdade Financeira" e "Inteligência Artificial e seus Impactos Econômicos". A abertura foi realizada pela vice-presidente da entidade, Andréa Prodohl Kovalczuk, e a conselheira da entidade, Ivani da Silva Arnhold desempenhou o papel de moderadora conduzindo a apresentação do evento, proporcionando uma visão integrada e coesa.

As palestras foram realizadas pela conselheira Solídia Elizabeth dos Santos e pela economista Regina Lucia Sanches, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre os temas. O evento proporcionou um espaço valioso para a discussão e reflexão sobre questões relevantes no âmbito da Economia, promovendo o intercâmbio de ideias entre os participantes.

A realização do evento online reflete o compromisso do Núcleo Mulheres Economistas do Paraná e do CoreconPR em contribuir para o desenvolvimento e a disseminação de conhecimentos econômicos, abordando temas contemporâneos e de grande relevância para a sociedade.

O evento foi gravado e pode ser acessado no canal do Youtube do CoreconPR.
https://www.youtube.com/watch?v=kLp9cr7Rt40


PROJETO ENTENDA DE ECONOMIA ACONTECEM EM AGOSTO

Durante o mês e agosto, em comemoração ao Dia do Economista foi realizado o projeto Entenda de Economia em diversas cidades do Paraná, promovido pelo CoreconPR com os departamentos de Economia das universidades parceiras. Em Londrina a ação ocorreu em paralelo com a Feira de Profissões na UEL, em Cascavel e em Toledo na UNIOESTE, em Ponta Grossa na UEPG e em Apucarana na UNESPAR.

A iniciativa visou oferecer serviços de orientação econômica gratuitos à população, auxiliando no planejamento doméstico e esclarecendo dúvidas relacionadas à economia.

A ação reuniu economistas, professores da área e acadêmicos do curso de economia, coordenadores de curso e delegados regionais.


ECONOMISTAS PARANAENSES PARTICIPAM DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA

São Luís foi palco de intensos debates e trocas de experiências durante o XXV Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado de 07 a 10 de novembro, e contou com a expressiva participação e contribuição dos economistas do Paraná. Promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), o evento reuniu profissionais, acadêmicos e estudantes para discutir os desafios e perspectivas do cenário econômico nacional.
Os economistas paranaenses marcaram presença no evento, que foi uma oportunidade única para os profissionais do Estado se engajarem em discussões de alto nível sobre temas que permeiam a economia brasileira.
Durante as diversas sessões e painéis, os economistas do Paraná acompanharam uma ampla gama de temas, refletindo a diversidade de interesses e a expertise local.


CORECONPR REALIZOU REUNIÕES PLENÁRIAS ORDINÁRIAS HÍBRIDAS

Ao longo do ano de 2023, o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) promoveu nove Reuniões Plenárias Ordinárias, todas de forma híbrida, para dar continuidade às demandas e pautas da instituição.

A 8ª Plenária Ordinária, aconteceu em 15 de dezembro, marcou o encerramento das atividades do ano. A reunião contou com a participação presencial e online de diversos conselheiros. Durante o encontro, foram discutidos e revisados os resultados das atividades realizadas ao longo de 2023, consolidando um balanço essencial para o planejamento futuro.

Com o término do mandato do presidente Celso Machado e da vice Andréa Prodohl Kovalczuk em 31 de dezembro, o CoreconPR iniciou o processo de transição para a nova gestão. Para representar o Conselho até a escolha do novo presidente para o exercício de 2023, o conselheiro efetivo com o segundo registro mais antigo, José Augusto Soavinski, assumirá a presidência no período de 1º a 04 de janeiro.

A transição de liderança destaca o compromisso do CoreconPR em assegurar uma gestão contínua e eficiente, mantendo a excelência no suporte aos profissionais da economia e promovendo a valorização da profissão em todo o estado do Paraná.


CURSO


CURSOS DE PERÍCIA SÃO REALIZADOS EM PARCERIA COM O SINDECON-PR

Neste ano, a Coordenação do Núcleo de Perícias, Mediação e Arbitragem do CoreconPR, em parceria com o Sindecon-PR, promoveram o Curso de Perícia e Assistência Técnica-Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem em ambiente virtual EAD.  Ele foi realizado entre os dias 10 de março e 13 de maio, contendo 7 módulos, com carga horária de 84 horas.

O curso teve como objetivo oferecer aos participantes um conjunto de conhecimentos que possibilite aos habilitados por formação acadêmica e registro obrigatório no conselho de classe, ingresso no mercado de trabalho de perícia judicial e extrajudicial, bem como assistência técnica judicial e extrajudicial econômico-financeira.


ANUIDADE


ANUIDADES DE 2024 DO CORECONPR

O CoreconPR informa que, para o ano de 2024, estão abertas as contribuições referentes às anuidades dos profissionais da área econômica. A arrecadação anual desempenha um papel crucial no financiamento das atividades do Conselho, permitindo a oferta contínua de serviços e benefícios aos economistas registrados.

Os profissionais têm até o dia 31 de março de 2024 para efetuarem o pagamento da anuidade, contribuindo assim para o fortalecimento da entidade e para a promoção e defesa dos interesses da categoria. Vale destacar que o pagamento dentro do prazo estabelecido contribui para a regularização da situação profissional perante o CoreconPR, possibilitando o acesso a serviços exclusivos e garantindo a participação ativa nas decisões que impactam a classe econômica.

O CoreconPR reitera seu compromisso em utilizar os recursos arrecadados de forma transparente e eficiente, investindo em iniciativas que visem o desenvolvimento e à valorização dos profissionais da economia no Paraná.

Para mais informações sobre as anuidades de 2024 e formas de pagamento, os profissionais podem acessar o site oficial do CoreconPR ou entrar em contato diretamente com a sede regional. O Conselho agradece a colaboração de todos os economistas e reafirma seu comprometimento em oferecer suporte e serviços de qualidade à comunidade econômica do estado.


FISCALIZAÇÃO


No ano de 2023 foram abertos 268 processos: (1,12) processos p/dia útil de trabalho):

Algumas das ações do setor de Fiscalização:

- Editais de concurso no Estado do Paraná – Acompanhamento dos diversos editais de concurso público, de tal forma a identificar irregularidades quanto às funções próprias do economista, sendo ofertadas a outros profissionais. Os mesmos estando corretos, de imediato são publicados na página do CoreconPR, quando há alguma irregularidade, é solicitada a correção.

- Órgãos Estaduais e Municipais – Acompanhamento no quadro de colaboradores nestes órgãos, com a finalidade de apurar profissionais economistas atuando sem o devido registro no Conselho Regional de Economia do Paraná e outros profissionais ocupando cargos que são próprios do economista.

- Processos de ética – Denúncias oferecidas contra economistas que são apreciadas quanto a sua admissibilidade e se for o caso, instauração de processo de ética para apurar os fatos em conformidade com a legislação vigente.

- Processos de exercício Ilegal da profissão – Acompanhamento dos processos abertos por exercício ilegal da profissão, principalmente no tocante aos prazos, bem como andamento das notificações, autos de infração e multas (quando for o caso), sempre possibilitando a ampla defesa e contraditório. Existe um empenho especial para com o setor privado, buscando identificar os ocupantes do cargo de economista sem registro ou àqueles que desempenham atividades próprias do economista e cuja formação seja diferente de Ciências Econômicas.

- Índices de Inadimplência – O CoreconPR de uma forma especial procurou destinar um tratamento especial para diminuir o Índice de Inadimplência. Importante observar que sempre procurando conciliar as dificuldades dos profissionais economistas e a realidade em que vivemos na economia mundial e nacional, não esquecendo em cumprir com a legislação vigente sob pena de sermos responsabilizados.

Foi implantado o sistema de Gestão e Controle de Cadastro de Profissionais e Empresas com registro no Corecon/Pr, o qual demandou um treinamento especial. Vale lembrar o planejamento no sentido de implantar a digitalização de todos os processos, de tal maneira que a partir de 2024, todos os processos sejam eletrônicos.

Curitiba, 11 de dezembro de 2023.

Econ. Mauri Hidalgo - Corecon 3840/Pr - Fiscal
Econ. Alexandre Alves Ribeiro - Corecon 8011/Pr – Fiscal
Eneida Machado - Profissional de Atendimento ao Economista

INDICADORES DE DESEMPENHO

INDICADORES

ATÉ 31.12.22

ATÉ 30.11.23

 

 

 

REGISTROS ATIVOS

3142

3234

PESSOA FÍSICA

2399

2384

PESSOA JURÍDICA

176

169

REGISTROS REMIDOS P.FÍSICA

300

290

REGISTROS ATIVOS COM DESCONTO

 242

264

REGISTROS SUSPENSOS

 25

27

 

 

 

INADIMPLÊNCIA P.FÍSICA %

24,75

24,01

INADIMPLÊNCIA P.JURÍDICA %

40,34

42,01

 

 

 

REGISTROS ESTUDANTES

208

297

 

 

 

INDICADORES

2022

2023

REGISTRO PESSOA FÍSICA

84

143

REGISTRO PESSOA JURÍDICA

5

4

CANCELAMENTOS PESSOA FISICA

166

75

CANCELAMENTOS PESSOA JURÍDICA

10

3


MENSAGEM DE FINAL DE ANO