DISCUTINDO ECONOMIA:


2023 EXIGIRÁ ESFORÇO DE TODA SOCIEDADE PARA QUE O DESEMPENHO ECONÔMICO SEJA POSITIVO

Como será a projeção da economia para os setores produtivos em 2023? A análise foi apresentada por economistas dos segmentos que mais movimentam a economia paranaense durante o tradicional evento Discutindo Economia: Perspectivas da Economia para 2023, realizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), no dia 07 de dezembro, em plataforma online. O debate reuniu economistas representantes dos setores do Agronegócio, Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego comentando sobre o cenário nacional e internacional.

Estiveram presentes nesta edição, os economistas Luiz Eliezer Ferreira (Federação da Agricultura do Paraná – Faep), Evanio do Nascimento Felippe (Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep), Rafael Montanari Durlo (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese), Claudio Shimoyama (Federação das Associações Comerciais do Paraná – Faciap) e Lucas Dezordi (Valuup). O presidente do CoreconPR, o economista Eduardo André Cosentino, foi quem conduziu o debate.

Um ponto em comum em todos os debatedores, é que 2023 será um ano desafiador, em que os preços seguirão pressionados por uma inflação mundial dada a elevação dos custos de produção, em parte por conta da guerra e o desarranjo logístico em decorrência da pandemia. Selic deverá seguir no patamar de dois dígitos durante boa parte do ano e, se tudo evoluir bem, a queda da taxa começará nos últimos meses do ano.

A perda de ritmo na recuperação da atividade econômica pelo encarecimento de insumos, seguirá testando a inflação, derretendo o poder de compra dos mais pobres. Também vai impactar na geração de empregos que será positiva, porém, em um dinamismo inferior ao deste ano. O Comércio tende a criar  mais vagas até porque deverá atingir um PIB setorial bem superior ao PIB Nacional, tal qual ocorreu neste ano. A previsão para 2022 é de que o país cresça 0,75% e o PIB do comércio 2%.

As análises e estudos levantados durante o evento, por cada economista, podem ser vistos na íntegra no canal do Youtube do Corecon Paraná ou na matéria completa no site do CoreconPR.

Acompanhe o debate no canal do CoreconPR no Youtube:
 https://www.youtube.com/watch?v=u79rVEAl8rc&t=5s

Matéria completa:
https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/2023-exigira-esforco-de-toda-sociedade-para-que-o-desempenho-economico-seja-positivo/


EVENTO:


7º EPECO DEBATEU OS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E INFRAESTRUTURA PARA O PARANÁ

No dia 19 de outubro, o Conselho Regional de Economia (CoreconPR) promoveu, em formato online, o 7º EPECO (Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia) para debater os gargalos estruturais que travam o desenvolvimento dos principais setores da economia paranaense: logística, energia e saneamento, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento paranaense e do Brasil. 
O vídeo do evento, que contou com três painéis reunindo economistas especialistas nos setores em pauta, já está disponível para acesso no canal do CoreconPR, no Youtube.

Com tema central “Modelos de Desenvolvimento e Infraestrutura para o Estado do Paraná”, o Epeco contou com o Painel I, falando dos “Desafios da Infraestrutura Logística”, com o economista Luiz Antonio Fayet de Camargo, integrante do Movimento Pró-Paraná (MPP). Entre os assuntos que ele abordou estão a visão estratégica da logística e dos transportes brasileiros, comentando sobre os portos, ferrovias e pedágios, além de abordar os desafios e oportunidades alavancados pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

O economista Julio Grudzien Neto (FAE/Copel), abordou os “Desafios da Infraestrutura Energética”. Em sua explanação, comentou sobre a transmissão de energia no país, os sistemas utilizados para sua distribuição e os desafios da infraestrutura energética brasileira.

No último painel, que teve como tema “Desafios da Infraestrutura em Saneamento” com Joel de Jesus Macedo, gerente de captação de recursos da Sanepar, foi falado sobre o saneamento no mundo e no Brasil, a infraestrutura de esgotamento, as oportunidades e desafios do setor e as metas de investimento neste segmento para os estados.

Acompanhe o evento na íntegra através do canal do CoreconPR no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=t1ih15KPKRc&t=73s


DIA DO ECONOMISTA:


PROJETO ENTENDA DE ECONOMIA FOI REALIZADO EM QUATRO CIDADES PARANAENSES

A ação levou orientações gratuitas para a população e dicas de consumo consciente.

Neste ano, depois de dois anos de pandemia, o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) retomou a ação EnTenda de Economia  para levar orientações econômicas gratuitas as pessoas nas ruas e dicas de consumo consciente,  em quatro cidades do Estado, através de parcerias com economistas, instituições de ensino e estudantes. O evento que acontece em comemoração ao Dia do Economista, celebrado no dia 13 de agosto, foi realizado nas cidades de Curitiba (12 de agosto), Apucarana (13 de agosto), Toledo (20 de agosto) e Londrina (02 de setembro).

A ação EnTenda de Economia envolve economistas, professores de economia e acadêmicos dos cursos de economia de diversas instituições de ensino superior do Estado, para levar orientações gratuitas a população e sanar dúvidas das pessoas sobre os mais diversos temas ligados a economia doméstica e também para quem está empreendendo, além do atendimento a pessoas com dúvidas de economia doméstica, entre outras. A ação aconteceu em tendas instaladas em regiões centrais ou em locais de grande movimento de cada cidade, com atendimento aos cidadãos e distribuição gratuita da cartilha “EnTenda de Economia: Dicas para o Consumo Consciente”.

Em Curitiba, a ação aconteceu no centro da cidade, no dia 12 de agosto, contando com economistas, colaboradores do CoreconPR e estudantes. Na ocasião, foram distribuíram cerca de 2 mil cartilhas e realizados atendimentos as pessoas que passavam pelo local.

No dia 13 de agosto, o EnTenda de Economia, aconteceu em Apucarana em parceira com o curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com a tenda instalada na Praça Rui Barbosa, onde foram feitos atendimentos e entregues cerca de 500 cartilhas.

Em Toledo, a ação foi realizada pela delegacia da cidade em conjunto com o Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo) e Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), no dia 20 de agosto, na Praça Willy Barth, no Centro, onde foram distribuídas em torno de 500 cartilhas. 

A cidade de Londrina recebeu o projeto no dia 02 de setembro, promovido em conjunto com a delegacia da cidade e o Departamento de Economia da  Universidade Estadual de Londrina (UEL),  em paralelo a 10ª Feira das Profissões da UEL. A ação foi realizada no anfiteatro do Cesa.

 

Mais informações sobre os a ação EnTenda de Economia em cada cidade:

Curitiba - https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/populacao-de-curitiba-recebe-orientacoes-de-economistas-para-o-consumo-consciente/

Apucarana -  https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/acao-entenda-de-economia-e-distribui-cerca-de-500-cartilhas-em-apucarana/

Toledo - https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/toledo-recebeu-o-projeto-entenda-de-economia-no-ultimo-sabado/

Londrina - https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/entenda-de-economia-em-londrina-foi-realizado-em-londrina/


PRÊMIO:


32º PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA

A Solenidade Virtual da entrega do 32° Prêmio Paraná de Economia, realizada no dia 25 de novembro, teve como objetivo homenagear os autores vencedores das Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Econômicas do Paraná. Criado há mais de três décadas, o Prêmio tem a finalidade de valorizar e estimular a produção científica, propiciando uma reflexão econômica. Os primeiros colocados nas modalidades: Economia Pura e Aplicada e Economia Paranaense foram João Paulo Cortapasso (Universidade Estadual de Londrina – UEL) e Kaio Arlei Strelow (UNIOESTE Cascavel), respectivamente.

João Paulo Cortapasso, primeiro lugar na categoria Economia Pura e Aplicada, foi acadêmico da Universidade Estadual de Londrina – UEL, concorreu com o trabalho “O Efeito Exchange Rate Pass-Through para a Economia Brasileira”.  A segunda posição foi ocupada por Rafael Kujo Monteiro, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com o tema “Determinantes de Transferências de Jogadores no Brasil: O Papel das Expectativas no Mercado do Futebol”. E a terceira colocação ficou com o estudante da Universidade Estadual do Oeste – Unioeste Toledo, Davi Stern, com o tema “Desigualdade de Renda na População Jovem Brasileira entre 2012-2019.

Na modalidade Economia Paranaense, a primeira colocação ficou com Kaio Arlei Strelow da Unioeste Cascavel, com o trabalho sobre “Complexidade Econômica e Desenvolvimento: Análise das Estruturas Produtivas e suas Relações Espaciais no Estado do Paraná (2010 E 2020)”. Em segundo lugar, foi o estudante Alex de Almeida Alves, da Unespar Campo Mourão, com o trabalho “O Advento da Desindustrialização: uma Análise Local do Caso Paranaense”. Na terceira posição, ficou o estudante da Unioeste Cascavel, Gabriel da Silva de Campos, com tema  “Análise da Discriminação Salarial por Cor ou Raça nos Mercados de Trabalho Brasileiro e Paranaense para os Primeiros Trimestres de 2019 e 2022”.

A solenidade, que foi gravada, pode ser acompanhada através do canal do Youtube. Já a matéria completa pode ser acessada no site do CoreconPR.

Matéria completa:
https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/coreconpr-homenageou-os-ganhadores-do-32o-premio-parana-de-economia-em-solenidade-virtual/

 

Acompanhe a Solenidade no Youtube do CoreconPR:
https://youtu.be/YjH88UohMT8


PESQUISA:


PESQUISA DO CORECONPR COM GRUPO DATACENSO REVELA O PERFIL DO ECONOMISTA PARANAENSE

Neste ano, o Conselho Regional de Economia do Paraná realizou a “Pesquisa CoreconPR 2022”  junto com o Grupo Datacenso, que revelou dados importantes para que o Conselho pudesse conhecer o perfil dos profissionais economistas paranaenses, visando entender as necessidades e as expectativas dos profissionais, contribuindo para o sucesso de todos.

Entre os dados levantados, foi revelado que em relação à graduação, a maior parte dos economistas são pós-graduados, representando 68% dos entrevistados. Outro dado importante destacado, é que 13% dos profissionais têm doutorado.

O CoreconPR agradece aos economistas e estudantes de economia que participaram respondendo a pesquisa, pois essa contribuição foi de suma importância para que o Conselho possa conhecer um pouco mais sobre os profissionais e futuros profissionais do Paraná.

Para saber mais sobre essa pesquisa, basta acessar a matéria completa no site do CoreconPR:
https://www.coreconpr.gov.br/noticias-corecon/confira-alguns-dados-revelados-pela-pesquisa-coreconpr-2022/


ANUIDADE:


CORECONPR ENVIOU A ANUIDADE DO EXERCÍCIO DE 2023

O CoreconPR informa aos economistas e empresas registradas que enviou via correios, o carnê para o pagamento da anuidade referente ao exercício de 2023. Não se esqueça de observar as datas dos descontos concedidos para pagamentos antecipados até 31/01/2023 e 28/02/2023. A anuidade poderá ser paga de forma parcelada, com vencimentos em 31/01/2023, 28/02/2023 e 31/03/2023.

As anuidades fazem parte das chamadas “contribuições para fiscais” e têm como finalidade dar condições para que o Conselho de Economia execute suas atividades.

Caso queira receber o carnê no DIGITAL, favor enviar a solicitação para o e-mail: [email protected]
Dúvidas: (41) 3336-0701 / (41) 98419-4807 (whats) e-mail: [email protected]

Confira os valores das anuidades para Economistas e Empresas registradas no CoreconPR


FISCALIZAÇÃO


No ano de 2022 foram abertos 250 processos. (1,02) processos p/dia útil de trabalho):

Algumas das ações do setor de Fiscalização:

- Editais de concurso no Estado do Paraná – Acompanhamento dos diversos editais de concurso público, de tal forma a identificar irregularidades quanto às funções próprias do economista, sendo ofertadas a outros profissionais. Os mesmos estando corretos, de imediato são publicados na página do CoreconPR. Quando constatada alguma irregularidade, é solicitada a correção.

- Órgãos Estaduais e Municipais – Acompanhamento no quadro de colaboradores nestes órgãos, com a finalidade de apurar profissionais economistas atuando sem o devido registro no Conselho Regional de Economia do Paraná e outros profissionais ocupando cargos que são próprios do economista.

- Processos de ética – Denúncias oferecidas contra economistas, que são apreciadas quanto a sua admissibilidade e, se for o caso, instauração de processo de ética para apurar os fatos, em conformidade com a legislação vigente.

- Processos de exercício Ilegal da profissão – Acompanhamento dos processos abertos por exercício ilegal da profissão, no tocante aos prazos bem como andamento das notificações, autos de infração e multas (quando for o caso), sempre possibilitando a ampla defesa e contraditório. Existe um empenho especial para com o setor privado, buscando identificar os ocupantes do cargo de economista sem registro ou àqueles que desempenham atividades próprias do economista e cuja formação seja diferente de Ciências Econômicas.

- Índices de Inadimplência – O CoreconPR de uma forma especial procurou destinar um tratamento especial para diminuir o Índice de Inadimplência. Importante observar que sempre procurando conciliar as dificuldades dos profissionais economistas e a realidade em que vivemos na economia mundial e nacional, não esquecendo em cumprir com a legislação vigente sob pena de ser responsabilizado.

Este ano foi implantado o sistema de Gestão e Controle de Cadastro de Profissionais e Empresas com registro no CoreconPR, o qual demandou um treinamento especial.

Curitiba, 19 de dezembro de 2022.

Econ. Mauri Hidalgo - Corecon 3840/Pr - Fiscal
Econ. Alexandre Alves Ribeiro - Corecon 8011/Pr – Fiscal
Eneida Machado - Profissional de Atendimento ao Economista

INDICADORES DE DESEMPENHO

INDICADORES

ATÉ 31.12.21

ATÉ 30.11.22

 

 

 

REGISTROS ATIVOS

3151

3119

PESSOA FÍSICA

2578

2338

PESSOA JURÍDICA

182

176

REGISTROS REMIDOS P.FÍSICA

389

488

REGISTROS SEM DIPLOMA

 2

11

REGISTROS EM PROCESSO

 

106

 

 

 

INADIMPLÊNCIA P.FÍSICA %

25,43

24,83

INADIMPLÊNCIA P.JURÍDICA %

37,36

40,91

 

 

 

REGISTROS ESTUDANTES

58

159

SUSPENSÃO DE REGISTROS

47

25

 

 

 

INDICADORES

2021

2022

REGISTRO PESSOA FÍSICA

56

93

REGISTRO PESSOA JURÍDICA

2

4

CANCELAMENTOS PESSOA FISICA

117

119

CANCELAMENTOS PESSOA JURÍDICA

5

10


PLENÁRIAS:


CORECONPR REALIZOU REUNIÕES PLENÁRIAS ORDINÁRIAS HÍBRIDAS

Durante o ano de 2022, o CoreconPR realizou nove reuniões Plenárias Ordinárias para dar andamento nas demandas e pautas do Conselho, elas ocorreram em formato híbrido.

A 9ª Plenária Ordinária aconteceu no dia 19 de dezembro, contando com vários conselheiros que acompanharam a reunião presencialmente e também na plataforma online. Na ocasião, esteve em pauta o balanço das atividades de 2022.

No dia 31 de dezembro encerra o mandato do presidente Eduardo André Cosentino e do seu vice, o economista Celso Machado. E, para representar o CoreconPR até a escolha do novo presidente para o exercício de 2023, foi escolhido para assumir a presidência, entre os dias 1º e 05 de janeiro, o conselheiro efetivo com o registro mais antigo, Juarez Trevisan.


MENSAGEM DE FINAL DE ANO