Home Notícias do CORECON CoreconPR homenageou os ganhadores do 32º Prêmio Paraná de Economia em solenidade virtual

CoreconPR homenageou os ganhadores do 32º Prêmio Paraná de Economia em solenidade virtual

by Roberto Cirino
517 views

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) realizou na última sexta-feira (25),  a Solenidade Virtual da entrega do 32° Prêmio Paraná de Economia, que teve como objetivo homenagear os autores de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Econômicas do Paraná, para valorizar e estimular a produção científica, propiciando uma reflexão econômica. Os primeiros colocados nas modalidades:  Economia Pura e Aplicada e Economia Paranaense foram João Paulo Cortapasso da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e Kaio Arlei Strelow, da UNIOESTE Cascavel, respectivamente.

A solenidade foi apresentada pelo coordenador do evento, Sérgio Lopes, e contou ainda com a palavra do presidente do CoreconPR, Eduardo André Cosentino e da Conselheira Efetiva, Maria de Fátima Miranda, ao final do evento. Na ocasião, foram premiados os três ganhadores nas duas modalidades em disputa, e ainda houve homenagem aos professores orientadores dos trabalhos premiados.

Economia Pura e Aplicada

O primeiro lugar na categoria Economia Pura e Aplicada foi do acadêmico da Universidade Estadual de Londrina – UEL, João Paulo Cortapasso, com o trabalho com o tema “O Efeito Exchange Rate Pass-Through para a Economia Brasileira”, orientado pelo professor Carlos Eduardo Caldarelli. Conforme regulamento o vencedor desta modalidade já está automaticamente inscrito no Prêmio Brasil de Economia de 2023, promovido pelo Conselho Federal de Economia – Cofecon.

A segunda posição foi ocupada por Rafael Kujo Monteiro, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com o tema “Determinantes de Transferências de Jogadores no Brasil: O Papel das Expectativas no Mercado do Futebol”, orientado pelo professor Rodolfo Coelho Prates.

E o terceiro lugar ficou com o estudante da Universidade Estadual do Oeste – Unioeste Toledo, Davi Stern com o tema “Desigualdade de Renda na População Jovem Brasileira entre 2012-2019”, orientado pelo professor Flávio Braga de Almeida Gabriel.

Economia Paranaense

Na modalidade  Economia Paranaense , a primeira colocação ficou com Kaio Arlei Strelow da Unioeste Cascavel, com o trabalho sobre “Complexidade Econômica e Desenvolvimento: Análise das Estruturas Produtivas e suas Relações Espaciais no Estado do Paraná (2010 E 2020.)”, orientado pela professora Mariângela Alice Pieruccini Souza.

Em segundo lugar, foi o estudante Alex de Almeida Alves, da Unespar Campo Mourão, com o trabalho com tema “O Advento da Desindustrialização: uma Análise Local do Caso Paranaense” orientado pela professora Aline de Queiroz Andreotti Pancera.

E ocupou a terceira colocação o estudante da Unioeste Cascavel, Gabriel da Silva de Campos, com tema  “Análise da Discriminação Salarial por Cor ou Raça nos Mercados de Trabalho Brasileiro e Paranaense para os Primeiros Trimestres de 2019 e 2022”, orientado pela professora Rosangela Maria Pontili.

Sobre o Prêmio Paraná de Economia

Anualmente o CoreconPR reconhece as Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaboradas por alunos das Instituições de Ensino Superior do Paraná em Ciências Econômicas,  por meio do Prêmio Paraná de Economia. São premiados os três primeiros nas duas categorias em disputa: Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada, com a premiação total no valor de R$ 9 mil, distribuída de acordo com o regulamento.

A solenidade completa pode ser acessada no canal do Youtube do Corecon Paraná através do link: https://youtu.be/YjH88UohMT8


Veja Galeria de imagens

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment