Home Notícias do CORECON Confira alguns dados revelados pela Pesquisa CoreconPR 2022

Confira alguns dados revelados pela Pesquisa CoreconPR 2022

by Roberto Cirino
530 views

Um dos itens revelados pela pesquisa, é que 70% dos economistas paranaenses atuam na microeconomia.

A “Pesquisa CoreconPR 2022”  realizada pelo  Conselho Regional de Economia do Paraná junto com o Grupo Datacenso, revelou dados importantes para que o Conselho possa conhecer o perfil dos profissionais economistas paranaenses.  A pesquisa revelou que 70% dos profissionais trabalham em empresas, sejam elas públicas (9%) ou privadas (61%), porém com técnicas e ferramentas da microeconomia voltados para o terceiro setor na prestação de serviços, na administração pública ou ainda no setor financeiro e na educação/pesquisa. (Confira o gráfico 01 na imagem no final da página).

O estudo demonstrou ainda que o estado de espírito do profissional, em relação aos negócios em 2022, foi positivo, correspondendo a 40% das respostas, com relação ao sentimento de que estão animados. E, com o sentimento em relação a sua atuação no mercado, eles se sentem valorizados, somando 52%. Os profissionais escolheram mais as frases “Me sinto valorizado e com oportunidades no mercado atual” e “Me sinto valorizado e que faço diferença na sociedade”. (Confira o gráfico 02 na imagem no final da página).

O estudo do perfil dos economistas com relação à graduação, revela que a maior parte dos entrevistados são pós-graduados, representando 68% da amostra, e os cursos mais citados são de Finanças, Auditoria e Controladoria, seguido pela Gestão Pública.  Outro dado significativo da pesquisa e que merece ser destacado, é que 13% dos profissionais têm doutorado. (Confira o gráfico 03 na imagem no final da página).

O estudo também demonstrou que para os economistas, as maiores oportunidades no mercado de trabalho estão relacionadas ao mercado financeiro, na área de consultoria e de concursos públicos.  (Confira o gráfico 04 na imagem no final da página).

Sobre a avaliação do custo-benefício em ser registrado no CoreconPR , o estudo demonstra que 42% dos economistas estão entre  bom e ótimo. E, entre os serviços oferecidos pela entidade, eles têm mais conhecimento sobre o “Registro”, a “Fiscalização do profissional economista” e dos “Eventos”. (Confira o gráfico 05 na imagem no final da página).

Através da pesquisa foi detectado que o meio de comunicação preferido pelos profissionais é a internet, representando 86%, e as redes sociais mais acessadas são WhatsApp (84%), seguido pelo Instagram (57%) e Facebook (50%). Entre os itens de maior interesse estão: economia, negócios, gestão, empreendedorismo e tecnologia.  (Confira os dois gráficos 06 na imagem no final da página).

O CoreconPR agradece a todos os que participaram da pesquisa, pois é através dela que poderá compreender as expectativas e necessidades dos economistas e futuros economistas paranaenses, para contribuir ainda mais com o sucesso de cada um. A ação foi uma iniciativa do CoreconPR em prol do fortalecimento da classe dos profissionais e da área, e faz parte da programação do mês do Economista.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment