Home Destaque Confira alguns dados revelados pela Pesquisa CoreconPR 2022

Confira alguns dados revelados pela Pesquisa CoreconPR 2022

by Roberto Cirino
90 views

Um dos itens revelados pela pesquisa, é que 70% dos economistas paranaenses atuam na microeconomia.

A “Pesquisa CoreconPR 2022”  realizada pelo  Conselho Regional de Economia do Paraná junto com o Grupo Datacenso, revelou dados importantes para que o Conselho possa conhecer o perfil dos profissionais economistas paranaenses.  A pesquisa revelou que 70% dos profissionais trabalham em empresas, sejam elas públicas (9%) ou privadas (61%), porém com técnicas e ferramentas da microeconomia voltados para o terceiro setor na prestação de serviços, na administração pública ou ainda no setor financeiro e na educação/pesquisa. (Confira o gráfico 01 na imagem no final da página).

O estudo demonstrou ainda que o estado de espírito do profissional, em relação aos negócios em 2022, foi positivo, correspondendo a 40% das respostas, com relação ao sentimento de que estão animados. E, com o sentimento em relação a sua atuação no mercado, eles se sentem valorizados, somando 52%. Os profissionais escolheram mais as frases “Me sinto valorizado e com oportunidades no mercado atual” e “Me sinto valorizado e que faço diferença na sociedade”. (Confira o gráfico 02 na imagem no final da página).

O estudo do perfil dos economistas com relação à graduação, revela que a maior parte dos entrevistados são pós-graduados, representando 68% da amostra, e os cursos mais citados são de Finanças, Auditoria e Controladoria, seguido pela Gestão Pública.  Outro dado significativo da pesquisa e que merece ser destacado, é que 13% dos profissionais têm doutorado. (Confira o gráfico 03 na imagem no final da página).

O estudo também demonstrou que para os economistas, as maiores oportunidades no mercado de trabalho estão relacionadas ao mercado financeiro, na área de consultoria e de concursos públicos.  (Confira o gráfico 04 na imagem no final da página).

Sobre a avaliação do custo-benefício em ser registrado no CoreconPR , o estudo demonstra que 42% dos economistas estão entre  bom e ótimo. E, entre os serviços oferecidos pela entidade, eles têm mais conhecimento sobre o “Registro”, a “Fiscalização do profissional economista” e dos “Eventos”. (Confira o gráfico 05 na imagem no final da página).

Através da pesquisa foi detectado que o meio de comunicação preferido pelos profissionais é a internet, representando 86%, e as redes sociais mais acessadas são WhatsApp (84%), seguido pelo Instagram (57%) e Facebook (50%). Entre os itens de maior interesse estão: economia, negócios, gestão, empreendedorismo e tecnologia.  (Confira os dois gráficos 06 na imagem no final da página).

O CoreconPR agradece a todos os que participaram da pesquisa, pois é através dela que poderá compreender as expectativas e necessidades dos economistas e futuros economistas paranaenses, para contribuir ainda mais com o sucesso de cada um. A ação foi uma iniciativa do CoreconPR em prol do fortalecimento da classe dos profissionais e da área, e faz parte da programação do mês do Economista.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment