BOLETIM INFORMATIVO RETROSPECTIVA 2020 – EDIÇÃO ESPECIAL

DEBATE PERSPECTIVAS 2021


ECONOMISTAS APONTAM EXPECTATIVA DE CRESCER 3,5% NA ECONOMIA BRASILEIRA

No dia 10 de dezembro, o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), promoveu o tradicional evento “Discutindo Economia: Perspectivas da Economia para 2021”. No debate, que reuniu economistas representantes de vários segmentos, foi analisado o desempenho na economia deste ano e apresentada uma projeção para 2021, que segundo os especialistas a expectativa é de crescer 3,5%.

O evento contou com a participação dos economistas Jefrey Kleine Albers (Federação da Agricultura do Paraná – Faep), Marcelo Alves (Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep), Vamberto Santana (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio PR), Fabiano Camargo (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese), Claudio Shimoyama (Ceo Datacenso) e do professor Lucas Dezordi (Universidade Positivo – UP). A mediação foi realizada pelo presidente do CoreconPR, o economista Carlos Magno Bittencourt.

As análises realizadas pelos economistas estão disponíveis na matéria completa no site do CoreconPR. O debate foi gravado e pode ser acessado na íntegra, através do canal do Youtube do CoreconPR.

Debate no canal do CoreconPR no Youtube:

Matéria completa:


CORECONPR PROMOVEU O 1º ENESUL EM PLATAFORMA ONLINE

O CoreconPR promoveu a 24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL), entre os dias 27 e 28 de agosto, reunindo de forma inédita em plataforma online aproximadamente 200 inscritos entre palestrantes, economistas e estudantes. O evento que teve como tema principal “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional” envolveu economistas de referência nacional e regional, debatendo temas atuais da política econômica.

Durante os dois dias foram realizadas uma palestra magna e três painéis. O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) Antonio Corrêa de Lacerda ministrou a palestra principal com o mesmo tema do evento “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. Diversos economistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidos para debate nos painéis. O Painel I teve como tema” Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais”, o Painel II foi sobre “A importância do Desenvolvimento Regional na superação das Desigualdades”, e o Painel III com “Os municípios como protagonistas do Desenvolvimento Regional”. Os debates foram gravados e podem ser acompanhados através do canal do Youtube.

Palestra e painéis no Youtube do CoreconPR:
1º dia do Enesul:
2º dia do Enesul:

Matéria completa:


GANHADORES DO 30º PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA

A Solenidade Virtual de entrega do 30° Prêmio Paraná de Economia, que teve como objetivo valorizar e estimular a produção científica, propiciando uma reflexão econômica, premiando os três primeiros nomes nas duas categorias em disputa: Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada, foi realizada pelo CoreconPR, no dia 27 de novembro. No evento, foram premiadas as Monografias/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaboradas por alunos das Instituições de Ensino Superior do Paraná em Ciências Econômicas.

O primeiro lugar, da modalidade Economia Paranaense, foi conquistado por Andrei Victor Rucker da UNIOESTE Cascavel. A segunda posição ficou com Bernardo Soares Bidarra, da UNIOESTE Toledo. E o terceiro lugar foi ocupado por Liliane da Silva Castanhetti, da UNIOESTE Cascavel. Na categoria Economia Pura e Aplicada a primeira colocação ficou com Fernando Antonio Machado, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A segunda colocação foi para Marcelo Vilela de Carvalho Costa da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  E a terceira colocação ficou para Hulisson Fernando Sanches Nunes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A solenidade, que foi gravada, pode ser acompanhada através do canal do Youtube. Já a matéria completa pode ser acessada no site do CoreconPR.

Solenidade no Youtube do CoreconPR:

Matéria completa:


1ª SEMANA DE PERÍCIA ECONÔMICO-FINANCEIRA DO CORECONPR FOI UM SUCESSO

Com mais de 300 inscritos, a 1ª Semana de Perícia Econômico-Financeira, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020, promovida pelo Núcleo de Peritos do CoreconPR, foi um sucesso. O evento que ocorreu pela plataforma Zoom gratuitamente, teve como objetivo capacitar economistas, peritos, mediadores, estudantes e profissionais interessados em ingressar na área de perícia econômico-financeira. Diversos economistas e convidados estiveram reunidos para ministrarem palestras sobre este ramo de atuação, que tem ganhado grande expressividade no Paraná e no Brasil.

Os temas abordados foram: “Perícia Econômico Financeira em tempos de crise: desafios e oportunidades”, “Perícia Econômico-Financeira nos pós-COVID-19. Como será?”, “Mercado de trabalho em Perícia Trabalhista”, “Mediação e Arbitragem”, “Recuperação Judicial”, “Gestão de perícias aplicando o CANVAS”, “Perícia Previdenciária”, “Os desafios das Perícias Tributárias” e o “Talk Show com o Presidente da APEPAR” e “PJeCalc – Sistema de Cálculos trabalhistas”.

Os vídeos das cinco noites, da 1ª Semana de Perícia Econômico-Financeira, estão disponíveis para acesso no canal do CoreconPR, no Youtube.

Acompanhe as gravações da 1ª Semana de Perícia Econômico-Financeira, através do canal do Youtube:
1º Dia - https://youtu.be/32kA_XtCHfo
2º Dia - https://youtu.be/AQMvbhz-1T4
3º Dia - https://youtu.be/PV4_SgHqDe4
4º Dia - https://youtu.be/GZxu-sbaEH8
5º Dia - https://youtu.be/nLhBSbPTc-c

Leia mais.


LIVE DO DIA DO ECONOMISTA

Para comemorar o Dia do Economista deste ano de 2020, o CoreconPR reuniu economistas paranaenses para a live “Aspectos atuais e tendências da economia brasileira: Presente e futuro”. Durante a tarde do dia 13 de agosto, quatro profissionais fizeram sua explanação, mediadas pelo vice-presidente do CoreconPR, Eduardo Cosentino.  Entre os debatedores estiveram o presidente do CoreconPR, Carlos Magno Bittencourt, a economista Luciana Bastos, o economista José Maria Ramos e o economista Jandir Ferrera Lima, que trouxeram muitas contribuições sobre o tema. A live foi gravada e pode ser acompanhada através do canal do Youtube do CoreconPR:

Live do Dia do Economista no canal do Youtube:

Leia a matéria completa:


PRESIDENTE CARLOS MAGNO BITTENCOURT, É ELEITO NOVO CONSELHEIRO SUPLENTE DO COFECON

O Conselho Federal de Economia realizou, no dia 1º de dezembro, a Assembleia de Delegados-Eleitores, reunindo representantes de cada Conselho Regional de Economia para eleger os conselheiros federais, com mandato no triênio 2021-2023. Neste ano, o processo ocorreu de forma eletrônica, pela plataforma Zoom. O presidente do CoreconPR, o economista Carlos Magno Bittencourt, foi um dos eleitos ao pleito como Conselheiro Federal Suplente do Cofecon, com 269 votos, ocupando a primeira colocação.

Saiba mais.


LANÇAMENTO DO LIVRO “A ECONOMIA BRASILEIRA POR ECONOMISTAS DO PARANÁ” DO CORECONPR

Neste ano o CoreconPR lançou o 2º volume do livro “A economia brasileira por economistas do Paraná”, com o objetivo de atrair economistas paranaenses de diferentes correntes teóricas, nos mais diversos setores da atividade econômica, tanto do setor público quanto do privado. O material, que conta com 7 capítulos, é exclusivamente online e está disponível no site do CoreconPR.

Acesse o livro na íntegra no link:
https://www.coreconpr.gov.br/noticias/livro/


CANAL DO CORECONPR CRIADO NA PANDEMIA

O CoreconPR lançou em março, um Canal de Comunicação onde empresários, principalmente das micro, pequenas e médias empresas de diversos setores, e população em geral, puderam e podem fazer perguntas para esclarecer dúvidas de questões financeiras referentes ao enfrentamento da crise e a reconstrução da economia, diante da pandemia do novo Coronavírus, que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. As pessoas podem enviar as dúvidas para o e-mail: [email protected].

Vários economistas paranaenses se voluntariaram em uma Rede de Economistas Consultores Voluntários do CoreconPR a fim de responder às inúmeras dúvidas neste período, contribuindo através dos seus conhecimentos na área econômica e financeira.

Mais informações:


CORECONPR REALIZOU REUNIÕES PLENÁRIAS ORDINÁRIAS ONLINES



Neste ano, o CoreconPR realizou 7 reuniões Plenárias Ordinárias, em plataforma online, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, (Covid-19), para evitar aglomerações, sendo uma possibilidade inclusa na Resolução nº 1.851, de 28 de maio de 2011, do Conselho Federal de Economia, que dispõe sobre a realização de reuniões por videoconferência ou outros meios disponíveis. Dessa forma, puderam dar andamento nas demandas e pautas do Conselho, de forma segura e eficiente.

No dia 16 de dezembro, foi realizada a oitava  e última Reunião Ordinária de 2020, novamente por meio de plataforma online, contando com vários Conselheiros, onde foram discutidos assuntos da pauta e ainda, como tradicional no último encontro, a transição da presidência, onde os economistas Carlos Magno Bittencourt e seu vice, Eduardo André Cosentino, deixam de presidir o CoreconPR no dia 31 de dezembro, até a posse dos novos dirigentes para o exercício de 2021, que acontecerá no dia 05 de janeiro, data da 1ª Plenária Extraordinária de 2021. Também ficou definido que o economista Juarez Trevisan, irá representar o CoreconPR neste período transitório de presidências.

Saiba mais.


COMITÊ DE OLHO NA TRANSPARÊNCIA (COT) COMPLETOU 5 ANOS EM MAIO



No dia 6 de maio de 2020, o Comitê de Olho Transparência completou 5 anos de atividade em prol da sociedade. Durante o período vem exercendo importante papel na análise dos portais públicos para o cumprimento da legislação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e da Lei do Acesso à Informação (12.527/2011), no que diz respeito à acessibilidade das informações e dados da Administração Pública.

Neste período de pandemia os membros do COT estão realizando as reuniões virtuais, onde definiram as estratégias para fiscalizar a transparência na aplicação dos recursos investidos pelos órgãos públicos no combate ao Coronavírus.

O CoreconPR, que é uma das quatro instituições paranaenses que compõe o COT, e está presente desde o início das atividades. Atualmente é representado pelo presidente Carlos Magno Bittencourt e pelos economistas Celso Bernardo e Gilberto Miranda. Além do Conselho, fazem parte do comitê: CRCPR, OAB/PR e Sescap-PR.


ANUIDADE



O CoreconPR informa aos economistas e empresas registradas que já fez o envio, via Correios, do carnê para o pagamento da anuidade referente ao exercício de 2021.
É preciso ficar atento aos descontos concedidos para pagamentos antecipados até 31/01/2021 e 28/02/20201.
O Conselho informa ainda que a anuidade de 2021, para Pessoa Física, será mantida no mesmo valor da anuidade de 2020.


FISCALIZAÇÃO 2020

No ano de 2020 foram abertos 195 processos. (0,82 processos p/dia útil de trabalho):
Algumas das ações do setor de Fiscalização.
-Editais de concurso no Estado do Paraná – Acompanhamento dos diversos editais de concurso público, de tal forma a identificar irregularidades quanto às funções próprias do economista, sendo ofertadas as outras profissões. Os mesmos estando corretos de imediato são publicados na página do Corecon.
-Órgãos Estaduais e Municipais – Contato com os respectivos órgãos, com a finalidade de ajustar seus planos de cargos, na esfera estadual por exemplo temos a Copel, e na área municipal as Prefeituras.
-Processos de ética – Denúncias oferecidas contra economistas, que são apreciadas quanto a sua admissibilidade e se for o caso, instauração de processo de ética para apurar os fatos, em conformidade com a legislação vigente.
-Processos de exercício ilegal da profissão – Acompanhamento dos processos abertos por exercício ilegal da profissão, no tocante aos prazos bem como andamento das notificações, autos de infração e multas (quando for o caso), sempre possibilitando a ampla defesa e o contraditório. Existe um empenho especial para com o setor privado, buscando identificar os ocupantes do cargo de economista sem registro ou àqueles que desempenham atividades próprias do economista e cuja formação seja diferente de Ciências Econômicas.
-Exercício de 2020 – Face este ano ter sido anômalo por conta da pandemia, as atividades do Conselho Regional de Economia (Fiscalização) embora não tenham sido paralisadas, tiveram grande dificuldades, haja visto a falta de possibilidade de contatar as empresas, quer seja com visitas externas ou mesmo através de correspondência, exemplo disto trabalho que está sendo executado ao SEBRAE/PR, com objetivo de identificar as empresas habilitadas para prestação de serviços. Neste exercício, o Corecon/PR tem atuado na condição de “Home Office” e em determinados momentos com parte da equipe de forma presencial.

Curitiba, 17 de dezembro de 2020.

Econ. Mauri Hidalgo - Corecon 3840/Pr - Fiscal

Econ. Alexandre Alves Ribeiro - Corecon 8011/Pr - Fiscal

Eneida Machado - Profissional de Atendimento ao Economista


INDICADORES DE DESEMPENHO

INDICADORES DE DESEMPENHO

INDICADORES

ATÉ 31.12.19

ATÉ 16.12.20

 

 

 

REGISTROS ATIVOS

3414

3372

PESSOA FÍSICA

2792

2687

PESSOA JURÍDICA

187

181

REGISTROS REMIDOS P.FÍSICA

402

389

REGISTROS SEM DIPLOMA

0

5

REGISTROS EM PROCESSO

33

110

 

 

 

INADIMPLÊNCIA P.FÍSICA %

28,80

31,10

INADIMPLÊNCIA P.JURÍDICA %

38,50

38,60

 

 

 

REGISTROS ESTUDANTES

837

612

SUSPENSÃO DE REGISTROS

43

46

INDICADORES

2019

2020

REGISTRO PESSOA FÍSICA

90

59

REGISTRO PESSOA JURÍDICA

9

5

CANCELAMENTOS PESSOA FISICA

294

141

CANCELAMENTOS PESSOA JURÍDICA

6

7


MENSAGEM DE FINAL DE ANO