Home Notícias Ganhadores do 30º Prêmio Paraná de Economia foram homenageados através de Solenidade Virtual do CoreconPR

Ganhadores do 30º Prêmio Paraná de Economia foram homenageados através de Solenidade Virtual do CoreconPR

by Roberto Cirino
757 views

Os vencedores do Prêmio foram Andrei Victor Rucker da UNIOESTE Cascavel e Fernando Antonio Machado da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Na última sexta-feira (27), o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) realizou em plataforma online, a Solenidade Virtual da entrega do 30° Prêmio Paraná de Economia, que teve como objetivo homenagear os autores de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Econômicas do Paraná, para valorizar e estimular a produção científica, propiciando uma reflexão econômica. Os primeiros colocados nas modalidades Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada foram da UNIOESTE Cascavel, Andrei Victor Rucker, e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Fernando Antonio Machado, respectivamente.

A solenidade, que aconteceu em plataforma online em decorrência da pandemia, foi apresentada pelo coordenador do evento, Sérgio Lopes. Durante a abertura, a saudação inicial foi realizada pelo Vice-presidente do CoreconPR, Eduardo André Cosentino e pelo Presidente Carlos Magno Bittencourt. Tiveram a palavra ainda, a Conselheira Efetiva do Conselho Federal de Economia, Maria de Fátima Miranda, representando a entidade, e ainda o Vice-reitor da Faculdade UNICENTRO de Guarapuava, o professor Ademir Juracy Fanfa Ribas, onde a solenidade estava marcada presencialmente, antes da pandemia. Além de premiar os três ganhadores nas duas modalidades em disputa, o evento também prestou homenagens aos professores orientadores e representantes das instituições de ensino dos trabalhos premiados.

Economia Paranaense

O primeiro lugar, da modalidade Economia Paranaense, foi conquistado por Andrei Victor Rucker com título “A contribuição da atividade de abate de aves para a geração de emprego e renda na economia paranaense no período 2007 a 2017”, da UNIOESTE Cascavel. A segunda posição ficou com Bernardo Soares Bidarra que abordou o tema “A convergência da renda industrial nas microrregiões paranaenses”, da UNIOESTE Toledo. E o terceiro lugar foi ocupado por Liliane da Silva Castanhetti com o tema “Análise setorial do emprego por mesorregião no Paraná entre os anos de 2007 a 2017”, da UNIOESTE Cascavel.

Economia Pura e Aplicada

Na modalidade Economia Pura e Aplicada, a primeira colocação ficou com Fernando Antonio Machado, que abordou o tema “Inserção ocupacional e diferenciais salariais de mães de menores de 14 anos: O mercado de trabalho brasileiro em 2017”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A segunda colocação foi para Marcelo Vilela de Carvalho Costa com o tema “Avaliação da influência das instituições orçamentárias no resultado primário fiscal na América do Sul: 1975-2017”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  E a terceira colocação ficou para Hulisson Fernando Sanches Nunes, com o tema “Influência de um conjunto de variáveis macroeconômicas sobre Ibovespa pós-sistemas de metas inflacionárias”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sobre o Prêmio Paraná de Economia

Anualmente o CoreconPR reconhece as Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaboradas por alunos das Instituições de Ensino Superior do Paraná em Ciências Econômicas,  por meio do Prêmio Paraná de Economia. São premiados os três primeiros nas duas categorias em disputa: Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada, com a premiação total no valor de R$ 9 mil, distribuída de acordo com o regulamento.

A solenidade poderá ser acompanhada no Youtube do CoreconPR:

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment