O curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE/Toledo celebra, em 2025, 45 anos de existência. Sua criação, em 1980, foi resultado de um grande esforço comunitário, envolvendo lideranças locais das esferas civil, eclesiástica e empresarial que enxergavam o ensino superior como ferramenta essencial para o desenvolvimento regional e para reter jovens e renda no município. Inicialmente mantido pela Fundação Municipal de Ensino Superior (FUMEST), o curso foi estadualizado em 1996, integrando-se à recém-criada UNIOESTE, universidade multicampi que consolidou o ensino público superior no Oeste do Paraná.
Ao longo de sua trajetória, o curso formou mais de mil economistas e evoluiu academicamente, criando condições para a implantação de programas de pós-graduação stricto sensu, como o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural e Agronegócio e o Mestrado em Economia. A estrutura acadêmica foi ampliada com a criação de grupos de pesquisa, um Núcleo de Desenvolvimento Regional e uma revista científica qualificada, consolidando sua contribuição para a produção de conhecimento.
Atualmente, o corpo docente é formado tanto por egressos do próprio curso quanto por profissionais de outras instituições, mantendo viva a missão de formar profissionais e promover o desenvolvimento regional. Durante as comemorações dos 45 anos, o curso recebeu a premiação do CoreconPR, pelo desempenho no Prêmio Paraná de Economia deste ano, simbolizando o reconhecimento contínuo de sua excelência e o cumprimento do legado visionário de seus fundadores.
Acompanhe a matéria completa com toda a trajetória do curso



