Home Origem

Origem

by Corecon PR

Por meio da Lei 1.411 de 13 de agosto de 1951, foram criados o Conselho Federal de Economistas Profissionais e os Conselhos de Economistas Profissionais, órgãos competentes para a organização, cadastramento e fiscalização do exercício profissional do economista. Regulamentando a citada Lei foi editado o Decreto nº 31.794, em 17 de novembro de 1.952.

Essas normas, apesar de algumas alterações ao longo dos anos, estabelecem a estrutura e o funcionamento dos Conselhos, suas atribuições, bem como dispõem sobre a fiscalização do exercício profissional.

Vale salientar duas importantes Leis que complementam a Lei Master” dos Economistas: a. Lei nº 6.021/74 – alterou a denominação para o Conselho Federal de Economia (Co.F.Econ.) e Conselho (s) Regional (ais) de Economia (Co.R.Econ.) – atual denominação. b. Lei nº 6.537/78 – estabeleceu o regime jurídico de “autarquia” para os Conselhos de Economia. Ambas foram incorporadas ao texto da Lei 1.411/51.

Origem do CoreconPR

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) foi criado em 1964, através da Resolução 140/64 do Cofecon, mas só passou a atuar de forma independente a partir de 1967 , através da Resolução 193/67 do Cofecon, quando se desvinculou do Conselho de São Paulo. Seu primeiro presidente foi o Economista Luiz Antonio de Camargo Fayet, eleito no de 1967. Sua primeira sede própria no Estado foi instalada em 1974, e no dia 06 de setembro de 2007, oficialmente, foi inaugurada a segunda e atual sede do Conselho. A função da entidade, exercida de acordo com a lei vigente, é organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar o exercício da profissão, expedir carteiras profissionais, impor penalidades às infrações da legislação e da ética profissional, cabendo-lhe ainda, como atribuição, cooperar com o Cofecon em seu programa de trabalho, destinado à valorização profissional. A atual organização da entidade baseia-se em um fluxograma de atividades administrativas e financeiras separadas das atividades técnicas, com vistas à agilidade e eficiência.

Leave a Comment