Você está aqui
Home > Destaque > Economistas de referência nacional estarão reunidos no 24º ENESUL para debaterem a atual política econômica

Economistas de referência nacional estarão reunidos no 24º ENESUL para debaterem a atual política econômica

O economista Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon, apresentará a palestra magna como tema “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”.

Economistas de referência nacional e regional estarão reunidos nos dias 27 e 28 de agosto, por meio plataforma on-line, para debaterem temas atuais da política econômica, durante a 24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL). O evento será promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) e terá como tema principal “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. Voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e a população em geral, ele tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Os economistas vão expor suas visões a respeito do tema, previamente oferecidas em textos, especialmente elaborados e ao alcance dos participantes. Serão avaliações e análises do trabalho na esfera pública para o desenvolvimento integrado de uma micro ou macrorregião.

No dia 27 de agosto, às 15h acontece a Solenidade de Abertura do ENESUL com os presidentes regionais, o Economista Carlos Magno Andrioli Bittencourt, presidente do CoreconPR, o Economista José Júnior de Oliveira, presidente do CoreconRS e o Econonista Ivoneti Ramos, presidente do CoreconSC.

No mesmo dia às 15h20, acontece a palestra magna com o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), o economista Antonio Corrêa de Lacerda com tema “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional” e às 16h ocorre o Painel I: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais.

No dia 28 de agosto, às 15h, acontece o Painel II: A importância do Desenvolvimento Regional na superação das Desigualdades. E às 16h30 o Painel III: Os municípios como protagonistas do Desenvolvimento Regional.

O encontro contará com a participação de universidades e das principais instituições de pesquisa dos setores público e privado dos três estados da região Sul, para abordar, discutir e refletir sobre os temas definidos na programação, os quais remetem à economia nacional e à sociedade brasileira.

Em virtude da pandemia, que inesperadamente assolou todo o planeta, o evento também teve que se adequar e se reinventar no formato para sua realização, seguindo as instruções e recomendações dos órgãos competentes da saúde pública. Excepcionalmente nesta edição as atividades não serão presenciais, devendo as apresentações ocorrerem na forma de videoconferências e com assistência virtual dos participantes, porém procurando manter a mesma dinâmica das edições anteriores nos demais aspectos.

Sobre o ENESUL 

O ENESUL surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente, no segundo semestre de cada ano, em eventos de âmbito nacional como: o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões no âmbito nacional, os Encontros Regionais são realizados a cada ano anterior ao do evento nacional. O ENESUL é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SERVIÇO:

24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL)

Data: 27 e 28 de agosto de 2020

CRONOGRAMA:

Dia 27/08/2020 (quinta-feira)

15h00 às 15h20 – Solenidade Abertura do 24º ENESUL – Com mensagens dos Presidentes dos Regionais – Econ. Dr. Carlos Magno Andrioli Bittencourt, Presidente do CoreconPR, Econ. José Júnior de Oliveira, Presidente do CoreconRS e Econ. Ivoneti Ramos, Presidente do CoreconSC.

15h20 às 16h00 – PALESTRA MAGNA – O papel do Estado no Desenvolvimento Regional.

Palestrante: Econ. Antonio Corrêa de Lacerda – Presidente do Conselho Federal de Economia – Cofecon.

16h00 às 17h30 – Painel I: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais.

Dia 28/08/2020 (sexta-feira)

15h00 às 16h30 – Painel II: A importância do Desenvolvimento Regional na superação das Desigualdades.

16h30 às 18h00 – Painel III: Os municípios como protagonistas do Desenvolvimento Regional.

18h10 às 18h20 – Encerramento e considerações finais (Presidentes Regionais).

Informações no hotsite do evento: http://enesul.coreconpr.gov.br/

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/24-enesul—encontro-de-economistas-da-regiao-sul__907724

 

Top