O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) realizou na noite desta quinta-feira (27) a solenidade híbrida de entrega do 35º Prêmio Paraná de Economia. O evento, que reconheceu os melhores trabalhos acadêmicos dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas do estado, contou com a participação de economistas, acadêmicos, professores orientadores, coordenadores de cursos e convidados, reunidos para celebrar a excelência na pesquisa econômica paranaense.
A 35ª edição do prêmio registrou expressiva participação, com 59 monografias inscritas, das quais 13 foram premiadas nas modalidades “Economia Paranaense” e “Economia Pura e Aplicada”, demonstrando o vigor da produção acadêmica no estado. Com premiação total de R$ 11 mil reais, distribuída de acordo com o regulamento, os três primeiros colocados em cada categoria foram premiados com diploma e dinheiro, e os quartos e quintos colocados ganharam um diploma de menção honrosa. O prêmio contou com o patrocínio do Conselho Federal de Economia – Cofecon e do Sindicato dos Economistas do Estado do Paraná – SideconPR.
A cerimônia de premiação foi aberta com a saudação do presidente do CoreconPR, Odisnei Antonio Bega, e o coordenador da 35ª edição do prêmio, conselheiro Wilhelm Meiners, conduziu a entrega e diplomação dos laureados.
Premiados da modalidade Economia Paranaense
Na modalidade Economia Paranaense, o primeiro lugar foi conquistado por Daniel Kinseler da UNICENTRO, com sua pesquisa sobre “A Especialização Econômica Das Regiões Paranaenses Uma Análise Espacial Para O Período 2013 – 2023”, desenvolvida sob orientação do Professor Amarildo Hersen.
A segunda colocação ficou com Gabriela Regina Favero da UNIOESTE, que investigou “A Influência Dos Eventos Climáticos Atípicos Sobre A Produção De Grãos No Estado Do Paraná No Período De 1974 e 2022 “, orientada pela Professora Jéssica de Lima Vida Pellenz.
O terceiro lugar foi conferido a Dienifer Krüger, também da UNIOESTE, autora do trabalho “Os Determinantes Da Eficiência Técnica Da Produção De Leite: Um Estudo Para Os Municípios Paranaenses Nos Anos De 2006 E 2017”, igualmente orientada pela Professora Jéssica de Lima Vida Pellenz.
Completam a lista dos premiados em quarto e quinto lugar, consecutivamente, Camille Marilaine Berti da UNIOESTE, com seu estudo sobre “Gastos em Saúde Pública e Desenvolvimento Socioeconômico de Medianeira-PR , no período de 2013 a 2021″ orientada pelo Professor Sergio Lopes, e Eloísa Rita Prass da Silva, também da UNIOESTE, que pesquisou os ” Efeitos Da Corrupção Sobre A Proporção De Despesas Sociais E Sobre O Índice Ipardes De Desempenho Municipal Nos Municípios Do Paraná (2017-2021)”, sob orientação da Professora Rosângela Maria Pontili.
Premiados da modalidade Economia Pura e Aplicada
Na modalidade Economia Pura e Aplicada, o primeiro lugar foi ao Fernando Dias Alves da UEM, autor do trabalho ” Complexidade Econômica Sob Contexto Ambiental: Uma Análise Comparativa Entre Os Países Dos BRICS De 2009 A 2020″, orientada pela Professora Helis Cristina Zanuto Andrade Santos. Pela conquista, Fernando vai representar o Paraná no Prêmio Brasil de Economia em 2026.
O segundo lugar ficou com Túlio César Costa Soares da UNIOESTE, que analisou o “Impacto Do Programa Bolsa Família Na Distribuição De Renda Entre 2012 E 2019”, sob orientação do Professor Flavio Braga de Almeida Gabriel.
A terceira posição foi ocupada por Yasmin Rissato Pichinini da UEM, com sua pesquisa sobre ” Maternidade E Desigualdade De Gênero: Uma Análise Da Trajetória Das Mulheres No Mercado De Trabalho Brasileiro No Período De 1989 A 2022″, orientada pela Professora Eliane Cristina de Araujo Sbardellati.
O quarto lugar foi conferido a Alyson da Silva da UNIOESTE, autor do estudo sobre ” A Reintegração Da População Negra Como Mão De Obra Assalariada Rural No Fim Do Regime Escravagista Em São Paulo: Uma Comparação Historiográfica”, orientado pelo Professor Sérgio Lopes.
O quinto lugar foi dividido entre três acadêmicos: Luiz Felipe Otake da UEM, com trabalho sobre ” A Influência Da Merenda No Desempenho Escolar: Uma Análise Para O Brasil No Ano De 2019″ orientado pela Professora Marina Silva da Cunha; Rodrigo Dallagnol da UNIOESTE, que analisou a ” Evolução Da Dívida Pública Federal (2020 A 2024)” sob orientação da Professora Mariângela Alice Piernuccini Souza; e Gabriela Santos Estevam da UEL, autora da pesquisa sobre ” Os Efeitos Da Paternidade No Mercado De Trabalho Brasileiro: Uma Análise A Partir Da PNS 2019″ orientada pela Professora Solange de Cassia Inforzato de Souza.
A cerimônia de premiação, realizada no formato híbrido, destacou o compromisso do CoreconPR com o fomento à pesquisa e inovação no campo econômico, reafirmando sua missão de valorizar a produção acadêmica paranaense.
A solenidade completa pode ser acessada na íntegra pelo canal do Youtube do CoreconPR: https://youtu.be/MjVohNk2SfM
