Home CursosCursos em 2015 MÓDULO DE ESTATÍSTICA – CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL DA ANPEC – 2015

MÓDULO DE ESTATÍSTICA – CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL DA ANPEC – 2015

by Roberto Cirino
300 views

Faça o Dowload da Ficha de inscrição clicando aqui…

PÚBLICO ALVO

  • Candidatos interessados na admissão para o curso de MESTRADO e DOUTORADO em Economia, de diversos centros de pesquisa do país, vinculadas a Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).
  • Candidatos de concursos públicos municipais, estaduais e federais diversos, que exigem a Disciplina de ESTATÍSTICA no programa de Provas, com ementa similar ao conteúdo programático descrito no módulo oferecido;
  • Economistas de diversas áreas, que utilizam-se dos fundamentos de Estatística abordados durante o curso e/ou que desejam informações adicionais a respeito e/ou que desejam adicionar em seu curriculum horas adicionais de aperfeiçoamento;
  • Outras Profissões, na área de ciências exatas, sociais aplicadas e/ou profissões que utilizam-se dos fundamentos de Estatística abordados durante o curso e/ou que desejam informações adicionais a respeito e/ou que desejam adicionar em seu curriculum horas adicionais de aperfeiçoamento;
  • Pesquisadores de diversas áreas e que utilizam-se de ferramentas estatísticas para análise de dados.

EMENTA DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA:

  1. Probabilidade – Definição e propriedades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Função de probabilidade e densidade de probabilidade. Distribuições conjunta e marginais, independência estatística. Esperança matemática e variância de variável aleatória. Covariância e coeficiente de correlação.
  2. Principais distribuições: Bernoulli, Binomial, Poisson, Geométrica, Hipergeométrica, Uniforme, Normal, Lognormal, Qui-quadrado, t e F.
  3. Principais teoremas de probabilidade. Teorema de Tchebycheff. Lei dos grandes números. Teorema Central do Limite.
  4. Inferência estatística. Estimação no ponto e intervalo. Propriedades desejáveis dos estimadores em pequenas e grandes amostras. Intervalo de confiança. Teste de hipóteses. Tipos de erro. Nível de significância.
  5. Análise de Regressão. Modelo clássico de regressão linear e hipóteses básicas. Estimadores de mínimos quadrados ordinários e suas propriedades. Intervalos de confiança e teste de hipóteses. Violação das hipóteses básicas do modelo clássico de regressão linear: testes de diagnóstico e procedimentos de correção. Regressão com variáveis “dummy”. Modelos auto-regressivos e de defasagens distribuídas. Modelos de equações simultâneas.
  6. Introdução a séries de tempo. Modelos auto-regressivos, de média, móveis e mistos. Tendência, passeio aleatório e raízes unitárias.
  7. Números-índices. Índices de Laspeyres e de Paasche. Propriedades ideais de um número índice. Mudança de base e deflacionamento de dados.

OBSERVAÇÕES

O curso de ESTATÍSTICA pode ser adquirido através de:

a)       forma MODULAR ÚNICO MÓDULO (somente o Curso de ESTATÍSTICA) ou;

b)       forma MODULAR MÚLTIPLOS, onde o ouvinte escolhe entre 1 a 4 disciplinas de interesse: Matemática e/ou Estatística e/ou Microeconomia e/ou Macroeconomia e/ou Economia Brasileira.

c)       forma COMPLETA, onde além do módulo de ESTATÍSTICA, abrange as disciplinas de Matemática, Microeconomia, Macroeconomi, Economia Brasileira e um Superintensivo  na semana que antecede a prova.

Para informações sobre o CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015,  acesse o link abaixo ou clique aqui

http://www.coreconpr.org.br/cursos/cursos-em-2015/curso-preparatorio-para-o-exame-nacional-da-anpec-2015/

CARACTERÍSTICAS DO  MÓDULO DE ESTATÍSTICA do CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015

O módulo de ESTATÍSTICA do CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015 tem as seguintes características:

a)       É um curso estritamente teórico;

b)       É um curso intensivo, dado a limitação de horas atividade em sala de aula;

c)       Didático do ponto de vista de material e método;

d)       Contém resoluções passo a passo de exercícios de provas passadas do EXAME NACIONAL ANPEC

e)       Não contém a parte prática de softwares quantitativos

DATAS DOS ENCONTROS E HORÁRIOS DO MÓDULO DE ESTATÍSTICA

Sábados: 16/05; 23/05; 30/05; 06/06, das 8:15hs às 12:00hs e das 13:50hs às 17:30hs

EQUIPE DOCENTE DO CURSO PREPARATÓRIO AO EXAME NACIONAL DA ANPEC

Luciano D’Agostini – Estatística, Matemática, Macroeconomia e Microeconomia

Economista (2002), Mestre (2004) e Doutor em Desenvolvimento Econômico (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Foi aluno visitante do curso de Doutorado em Métodos Numéricos Aplicados a Estatística e Engenharia da UFPR (2006-2010). Tem experiência no mercado financeiro e seguros, atuando como consultor nos seguintes temas: gestão de carteiras, política monetária, taxas de juros, taxa de câmbio, inflação, investimentos em renda fixa e variável, mercado imobiliário, administração e corretagem de seguros. É co-autor do Livro Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2010) e autor do Livro Econometria Temporal Multivariada, Ed. Blucher (2011). Foi premiado pelo CORECON no Prêmio Paraná de Economia (2005), categoria  Artigo de Economia. Foi premiado pelo COFECON no Prêmio Brasil de Economia 2010 e 2012, ambos na categoria Livro e em 2013, na categoria Artigo Científico. É integrante do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento e Filiado à Associação Keynesiana Brasileira. A área de pesquisa concentra-se em macroeconomia, finanças, estatística e séries temporais.

Economia Brasileira – José da Silveira Filho

José da Silveira Filho é Economista, graduou-se pela Universidade Federal do Paraná. É mestre em Desenvolvimento Econômico pela mesma Instituição. Leciona as disciplinas de Economia Brasileira Contemporânea e Contabilidade Social nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. É autor do livro Aquarela do Brasil: do café ao Plano Real, premiado em 2012 em terceiro lugar pelo Conselho Federal de Economia.  Desempenha a funções de Editor Chefe da Revista Científica das Faculdades Santa Cruz de Curitiba e coordena a publicação Janela Econômica do Curso de Ciências Econômicas.

INVESTIMENTOS

tabela anpec

Informações: 

www.coreconpr.org.br

Fone/Fax (41) 3339-3134 ou (41) 32061893 ou (41) 9673-1842

Email: [email protected]

Apoio Institucional: CORECON-PR

Local: CORECON-PR

Rua Rosa Saporski, nº 989 – Mercês – Curitiba/PR (Atrás do Canal da Música).

O CORECON disponibiliza apartamentos para hospedagem de estudantes e economistas registrados no CORECON vindos de outras localidades.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment