Home CursosCursos em 2015 MÓDULO DE MICROECONOMIA – CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL DA ANPEC – 2015 

MÓDULO DE MICROECONOMIA – CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL DA ANPEC – 2015 

by Roberto Cirino
455 views

Faça o Dowload da Ficha de inscrição clicando aqui:

PÚBLICO ALVO

  • Candidatos interessados na admissão para o curso de MESTRADO e DOUTORADO em Economia, de diversos centros de pesquisa do país, vinculadas a Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).
  • Candidatos de concursos públicos municipais, estaduais e federais diversos, que exigem a Disciplina de MICROECONOMIA no programa de Provas, com ementa similar ao conteúdo programático descrito no módulo oferecido;
  • Economistas de diversas áreas, que utilizam-se dos fundamentos de Microeconomia abordados durante o curso e/ou que desejam informações adicionais a respeito e/ou que desejam adicionar em seu curriculum horas adicionais de aperfeiçoamento;
  • Outras Profissões, na área de ciências exatas, sociais aplicadas e/ou profissões que utilizam-se dos fundamentos de Microeconomia abordados durante o curso e/ou que desejam informações adicionais a respeito e/ou que desejam adicionar em seu curriculum horas adicionais de aperfeiçoamento;
  • Pesquisadores de diversas áreas e que utilizam-se de ferramentas microeconomicas para análise de dados.

EMENTA DA DISCIPLINA DE MICROECONOMIA:

I. Demanda do Consumidor

1. Teoria do Consumidor – Teorias cardinal e ordinal. Curvas de indiferença. Limitação orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Mudanças de equilíbrio devidas à variação de preços e renda (equação de Slutsky): efeito-preço, efeito-renda e efeito-substituição. Escolha envolvendo risco.

2. Curva de Demanda: deslocamento da curva e ao longo da curva. Elasticidade-preço, elasticidade-renda, elasticidades-preço cruzadas. Elasticidades compensadas e não-compensadas. Classificação de bens: normais, inferiores, bens de Giffen, substitutos, complementares. Excedente do consumidor. Demanda de mercado e receita total, média e marginal.

II. Oferta do Produtor    

1. Teoria da produção – Fatores de produção. Função de produção e suas propriedades. Isoquantas. Elasticidade de substituição. Rendimentos de fator, rendimentos de escala. Função de produção com proporções fixas e proporções variáveis. Combinação ótima de fatores. Firma multiprodutora.

2. Custo – Custo de Produção. Curvas de isocusto. Função de custo; curto e longo prazo; custo fixo e variável. Custo marginal; custo médio.

3. Curva de Oferta da Firma e da Indústria de curto e longo prazos.

III. Mercados     

1. Concorrência Perfeita – O equilíbrio da empresa em concorrência perfeita: a curva de oferta; deslocamento da curva e mudança ao longo da curva; curto e longo prazo; elasticidade-preço da oferta. Equilíbrio do mercado: posição de equilíbrio, deslocamento das curvas de procura e de oferta.

2. Monopólio – Equilíbrio da empresa monopolista. Discriminação de preços; barreiras à entrada. Comparação com o mercado de concorrência perfeita.

3. Concorrência Monopolística – Diferenciação do produto. Equilíbrio da empresa em concorrência monopolística: curto e longo prazo. Comparação com o mercado de concorrência perfeita.

4. Oligopólio – Caracterização da estrutura oligopolística.

4.1 Modelos Clássicos – Cournot, Bertrand e Edgeworth; fatias de mercado; cartéis; liderança de preços;  comparação com o mercado de concorrência perfeita.

4.2 Modelos de mark-up – Princípio do custo total; curva de demanda quebrada; concentração e barreiras à entrada; diferenciação e diversificação do produto.

5. Formação de Preços e Fatores de Produção.

IV. Equilíbrio Geral e Teoria do Bem-Estar           

1. Troca Pura; 2. Troca Com produção; 3. Caixa de Edgeworth; 4. Bens Públicos; 5. Externalidades.

V. Economia da Informação        

1. Seleção adversa; 2. Perigo Moral; 3. Modelo de Sinalização; 4. Modelo de Principal Agente.

VI. Teoria dos Jogos       

1. Equilíbrio de Nash; 2. Equilíbrio de Nash em Estratégias Mistas; 3. Jogo Repetido; 4. Equilíbrio Perfeito em Subjogos

OBSERVAÇÕES

O curso de MICROECONOMIA pode ser adquirido através de:

  • forma MODULAR ÚNICO MÓDULO (somente o Curso de MICROECONOMIA) ou;
  • forma MODULAR MÚLTIPLOS, onde o ouvinte escolhe entre 1 a 3 disciplinas de interesse: Microeconomia e/ou Macroeconomia e/ou Economia Brasileira.

Para informações sobre o CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015, acesse o link abaixo ou clique aqui

http://www.coreconpr.org.br/cursos/cursos-em-2015/curso-preparatorio-para-o-exame-nacional-da-anpec-2015/

CARACTERÍSTICAS DO  MÓDULO DE MICROECONOMIA do CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015

O módulo de MICROECONOMIA do CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL ANPEC 2015 tem as seguintes características:

  • É um curso estritamente teórico;
  • É um curso intensivo, dado a limitação de horas atividade em sala de aula;
  • Didático do ponto de vista de material e método;
  • Contém resoluções passo a passo de exercícios de provas passadas do EXAME NACIONAL ANPEC
  • Não contém a parte prática de softwares quantitativos

DATAS DOS ENCONTROS E HORÁRIOS DO MÓDULO DE MICROECONOMIA

Sábados: 13/06, 20/06, 27/06 e 04/07 das 8:15hs às 12:00hs e das 14:00hs às 18:30hs

EQUIPE DOCENTE DO CURSO PREPARATÓRIO AO EXAME NACIONAL DA ANPEC

Luciano D’Agostini – Estatística, Matemática, Macroeconomia e Microeconomia

Economista (2002), Mestre (2004) e Doutor em Desenvolvimento Econômico (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Foi aluno visitante do curso de Doutorado em Métodos Numéricos Aplicados a Estatística e Engenharia da UFPR (2006-2010). Tem experiência no mercado financeiro e seguros, atuando como consultor nos seguintes temas: gestão de carteiras, política monetária, taxas de juros, taxa de câmbio, inflação, investimentos em renda fixa e variável, mercado imobiliário, administração e corretagem de seguros. É co-autor do Livro Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2010) e autor do Livro Econometria Temporal Multivariada, Ed. Blucher (2011). Foi premiado pelo CORECON no Prêmio Paraná de Economia (2005), categoria  Artigo de Economia. Foi premiado pelo COFECON no Prêmio Brasil de Economia 2010 e 2012, ambos na categoria Livro e em 2013, na categoria Artigo Científico. É integrante do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento e Filiado à Associação Keynesiana Brasileira. A área de pesquisa concentra-se em macroeconomia, finanças, estatística e séries temporais.

Economia Brasileira – José da Silveira Filho

José da Silveira Filho é Economista, graduou-se pela Universidade Federal do Paraná. É mestre em Desenvolvimento Econômico pela mesma Instituição. Leciona as disciplinas de Economia Brasileira Contemporânea e Contabilidade Social nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. É autor do livro Aquarela do Brasil: do café ao Plano Real, premiado em 2012 em terceiro lugar pelo Conselho Federal de Economia.  Desempenha a funções de Editor Chefe da Revista Científica das Faculdades Santa Cruz de Curitiba e coordena a publicação Janela Econômica do Curso de Ciências Econômicas.

INVESTIMENTOS

tabela

Informações: 

Fone/Fax (41) 3339-3134 ou (41) 32061893 ou (41) 9673-1842

Email: [email protected]

Apoio Institucional: CORECON-PR

Local: CORECON-PR

Rua Rosa Saporski, nº 989 – Mercês – Curitiba/PR (Atrás do Canal da Música).

O CORECON disponibiliza apartamentos para hospedagem de estudantes e economistas registrados no CORECON vindos de outras localidades.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment