Home Notícias do CORECON Corecon´s PR, RS e SC divulgam Carta de Florianópolis no encerramento do Enesul

Corecon´s PR, RS e SC divulgam Carta de Florianópolis no encerramento do Enesul

by Roberto Cirino
252 views

Com o tema Inovação, Incertezas e Perspectivas: Repensando a Economia da Região Sul, economistas apresentaram no encerramento do 26º Enesul, no dia 19 de agosto, a Carta de Florianópolis, analisando a situação econômica atual da Região e o que se espera para os próximos anos.


Veja carta abaixo…


Carta de Florianópolis

Inovação, Incertezas e Perspectivas: Repensando a Economia da Região Sul

Uma crise oriunda na saúde causou impactos significativos na economia mundial e local. A retomada da atividade econômica veio acompanhada de muitas incertezas, países buscando frear suas economias no intuito de conter um processo inflacionário causado pelo contexto. Diante disso, o 26º ENESUL tem como tema Inovação, Incertezas e Perspectivas: Repensando a Economia da Região Sul e desta forma torna-se de extrema importância avaliar como estamos e as possibilidades que almejamos para os próximos anos.

            A região sul possui grande destaque no contexto nacional Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em 2019 estavam respectivamente em 4º, 5º e 6º no valor do PIB em comparação com o resto do país, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essas posições representam a força da região que é alavancada por uma diversificação de setores que nas suas especificidades contribuem com o crescimento e desenvolvimento da região e do país como um todo, agronegócio, metal mecânica, têxtil, turismo, tecnologia e inovação, entre outros.

            Este crescimento também se comprova quando observamos dados de emprego, em 2022 segundo dados do CAGED a região já possui 31.774 de saldo positivo em termos de geração de emprego, isso nos mostra que a retomada da economia está acontecendo de forma significativa na região, o aumento do emprego gera renda e contribui com o desenvolvimento. O capital humano presente na região é o fator determinante que promove o aumento de investimentos, por meio da inovação, progresso técnico e empreendedorismo, colocando a região em uma posição de destaque no cenário nacional e mundial.

            Além de dados econômicos favoráveis a região busca se desenvolver num movimento competitivo, mas cooperativo, o cooperativismo produtivo e de crédito possui grande relevância e busca estimular a produtividade e crescimento da região dentro dos seus segmentos. Entidades públicas e privadas também atuam conjuntamente e buscando o bem comum, esse fato reforça grandes aprendizados deixados pela pandemia que passamos há pouco tempo.

            Neste cenário, os próximos passos já estão sendo traçados, com grandes projetos de infraestrutura com a construção e ampliação de portos, aeroportos e ferrovias, investimentos em tecnologia e polos de inovação, buscando agregar ainda mais valor nos produtos e serviços da região e na base de tudo, educação, colocando a região sul num patamar de destaque em âmbito nacional e internacional.

Enesul 2022

Corecon/SC

Corecon/PR

Corecon/RS

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment