Na noite da última quarta-feira, 22 de março, aconteceu o evento presencial “Economia Para Todos por Mulheres Economistas”, no auditório da FAE Business ( Av. Visc. de Guarapuava, 3263), em Curitiba. O encontro, que reuniu cerca de 90 participantes, teve como objetivo apresentar oportunidades de atuação do economista no mercado de trabalho e nos negócios, falar sobre a atuação do Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) para profissionais e estudantes e apresentar o novo espaço do site do Núcleo Mulheres Economistas. Com realização da FAE Business e do CoreconPR, por meio do Núcleo Mulheres Economistas do Paraná, o evento foi uma forma de prestar uma homenagem a todas as mulheres, pelo mês de março, reconhecido como o Mês da Mulher.
A abertura do evento foi realizada pela coordenadora do curso de economia da FAE, Solídia Elizabeth dos Santos, que deu as boas-vindas e falou um pouco sobre a proposta do evento. Em seguida foi a vez da vice-presidente do CoreconPR, Andréa Prodhol Kovalczuk, que comentou sobre a desigualdade das mulheres na sua atuação no mercado de trabalho e salientou que são os jovens que estavam presentes que podem modificar isso para um futuro melhor, de mais igualdade de oportunidades. Ela também apresentou o CoreconPR, ressaltando a sua função na fiscalização e valorização dos profissionais. Também, destacou as mulheres que ocupam o cargo de conselheiras na entidade, convidando os alunos de economia presentes a se registrarem no Conselho.
A economista e conselheira Ivani da Silva Arnhold explanou sobre a atuação dos economistas nas mais distintas áreas, ressaltando a importância dos alunos terem afinidade com o campo em que desejam atuar no mercado de trabalho. Ela apresentou o novo espaço no site do CoreconPR, que é voltado para o Núcleo das Mulheres Economistas do Paraná, colocando o conselho à disposição de todos os estudantes. A próxima palestrante foi a conselheira Maria Gabriela Nauiack, que é Perita Judicial, explicando sobre esse abrangente campo de atuação, os desafios e oportunidades nesta área que vem crescendo e ocupando grande espaço na vida dos economistas, ao longo dos anos.
A economista e coordenadora do Núcleo Mulheres Economistas do Paraná, Adriana Ripka proferiu a palestra sobre “Economia em tempos de inovação”, comentando a importância de estar sempre estudando e se reciclando neste mercado. Ela mostrou a ampla gama de atividades que o profissional da área pode exercer no mercado de tecnologia, inclusive no metaverso.
Estiveram presentes no palco, os graduandos Gabriela Corrêa e Luís Eduardo Donida, que foram os ganhadores da Gincana Nacional de Economia, realizada em 2022. Eles falaram um pouco de suas experiências em ganhar este prêmio, e ainda incentivaram os estudantes da plateia a se inscreverem para buscar a participação na edição deste ano, que em breve abrirá inscrições. E, para finalizar a noite, houve sorteio de livros, seguida de abertura de perguntas para que os estudantes pudessem dirigir às palestrantes da noite.