Home Notícias do CORECON O Núcleo Mulheres Economistas do Paraná acaba de lançar sua página

O Núcleo Mulheres Economistas do Paraná acaba de lançar sua página

by Roberto Cirino
441 views

O Núcleo Mulheres Economistas do Paraná acaba de lançar uma página exclusiva dentro do portal do CoreconPR, com o objetivo registrar e estruturar as ações do núcleo para trazer maior visibilidade da atuação da mulher economista no mercado de trabalho, sociedade e governo. Também, tem o intuito de unir as mulheres economistas registradas na entidade e futuras economistas, estimulando uma maior aproximação entre si e dentro do Conselho, desconstruindo a tradicional imagem de que ser “economista” é apenas uma figura masculina. As ações de trabalho do grupo estão sendo coordenadas atualmente pela conselheira do CoreconPR e economista Adriana Ripka.

A coordenadora comenta que a mulher economista possui diversas áreas de atuação, no entanto, assim como em outras profissões, percebe-se que, principalmente, em altos cargos ainda há desigualdade de gênero. “Essa diferença, não pode ser atribuída a uma menor qualificação, considerando que no Brasil as economistas mulheres possuem o mesmo grau de estudo, ou até maior, do que os economistas homens”.

Ela reforça ainda que, neste cenário, somado a algumas pesquisas sobre a mulher economista (https://www.coreconpr.gov.br/mulheres-economistas-do-parana-2/pesquisas/)  é visto que elas estão atuantes no mercado de trabalho, contudo, ainda tem que lidar com situações de assédio moral, psicológico e outros, além da dificuldade de ascensão para cargos de liderança.  “Nas últimas décadas, tem-se melhorado isso, principalmente, quando falamos de empresas que aplicam (ou tentam aplicar) os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – https://brasil.un.org/pt-br/sdgs), onde, o ODS 5 se refere diretamente à Igualdade de Gênero. Mas, ainda temos muito que evoluir nessa questão”, finaliza.

Sobre o Núcleo

 

O Núcleo Mulheres Economistas do Paraná, assim como os de outros CORECONs, partiu do incentivo do Conselho Federal de Economia, em 2019. E a coordenadora comenta que por ser tão recente, muito está sendo construído do zero, para servir de base para as ações futuras envolvendo o tema.

“Aqui no Paraná, em 2022, criei o projeto desse canal com o apoio dos conselheiros, delegados e servidores do CoreconPR. Inicialmente, tinha como objetivo apenas registrar e estruturar as ações do núcleo, mas, com o andamento do projeto, pudemos perceber algo maior. Por exemplo, ele tem potencial para trazer às atuais (e futuras) economistas, uma maior visibilidade das possibilidades de áreas de atuação”.

Outro ponto destacado por Adriana, é que isso pode, não só servir de incentivo para as economistas, mostrando que o Conselho tem rostos de mulheres atuantes, como também auxiliar a trazer maior integração destas, tanto com o Conselho quanto entre elas. Ela ainda destaca que a iniciativa contribui para o aumento da visibilidade destas economistas frente à sociedade.

“Vale dizer que, com a adesão das mulheres economistas a esse canal, teremos maior facilidade de conhecer suas demandas e, assim, construir e divulgar ações voltadas para estas profissionais.”

Ações para mulheres

 

A Revista Economistas produzida anualmente pelo Cofecon destina uma edição exclusiva para as mulheres, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, em março, onde faz a divulgação de textos de autoras mulheres economistas, acadêmicas ou não, em suas diferentes áreas de atuação. Desta forma, são recebidos materiais para seleção até o dia 10 de fevereiro de 2023. (Mais informações podem ser obtidas no link: https://www.coreconpr.gov.br/mulheres-economistas-do-parana-2/revista-economistas-por-mulheres-economistas/)

Adriana frisa, ainda, que o Núcleo está montando uma agenda de atividades para o ano de 2023, que serão divulgadas via e-mail e redes sociais do Conselho, acompanhem.

Conheçam a nova página hotsite do Núcleo Mulheres Economistas do Paraná:

https://www.coreconpr.gov.br/mulheres-economistas-do-parana-2/

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment