Home Notícias do CORECON Parabéns Economistas pelo seu dia e pelos 70 anos da regulamentação da profissão

Parabéns Economistas pelo seu dia e pelos 70 anos da regulamentação da profissão

by Roberto Cirino
597 views

Ser economista é fazer a diferença! No dia 13 de agosto, Dia do Economista, comemoramos os 70 anos da profissão do Economista no Brasil e você faz parte desta história! Por isso, o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) gostaria de agradecer por sua escolha e contribuição nesta trajetória em prol da sociedade, que com seu legado e profissionalismo, contribuem para fazer a diferença no mundo!

Embora estejamos em um ano atípico de pandemia, é um momento de comemorar esse momento histórico da nossa profissão, que exerce um papel fundamental e transformador na economia, seja para as empresas, em decisões das políticas públicas e sociais, no setor público e privado, contribuindo para o desenvolvimento do país e da sociedade, como um todo.

Ser economista é estar sempre atento às mudanças de cenários, buscando antecipar problemas socioeconômicos e apontar soluções para desafios que vão além dos números, como a crise causada pela pandemia de Covid-19.

O CoreconPR trabalha diariamente para que a profissão do Economista cresça e seja cada vez mais valorizada e reconhecida através dos seus profissionais!

Parabéns a vocês economistas e estudantes pela escolha da profissão! E agradecemos ainda aos economistas que atuaram e atuam como presidentes, vice-presidentes, conselheiros e delegados do CoreconPR nestes últimos anos, pelo trabalho voluntário executado em prol da profissão!

Essa é uma campanha do Conselho Regional de Economia do Paraná em homenagem a todos os economistas pelo dia 13 de agosto, Dia do Economista!

História da regulamentação da profissão de economista no Brasil

No dia 13 de agosto de 1951, Dia do Economista, foi promulgação da lei nº 1.411, de autoria do deputado gaúcho Fernando Ferrari, que regulamentou a profissão de economista no Brasil, data onde foi estabelecida as normas para sua organização, definindo que o profissional de economista deve ser bacharel de Ciências Econômicas, diplomados no Brasil.

No mesmo período, foi criado juntamente com a regulamentação da profissão, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) com o objetivo de defender o interesse da classe dos economistas, impedindo o mau exercício da profissão, e ainda os Conselhos Regionais de Economia (Corecons), que são Autarquias Federais que a finalidade de fiscalizar o exercício da profissão.

Para exercer a profissão de economista os bacharéis devem ser registrados nos Conselhos Regionais de Economia – Corecons, que fornecem carteira de identidade profissional com validade em todo o Território Nacional.

Conselho Regional de Economia do Paraná

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment