Home Cartilhas Cartilha Entenda de Economia – edição 07

Cartilha Entenda de Economia – edição 07

by Roberto Cirino
885 views

O Conselho Regional de Economia do Paraná foi criado com a função de regulamentar, orientar, registrar e fiscalizar o exercício da profissão. Apesar desta grande missão, não poderíamos fugir da nossa responsabilidade social, tendo como instrumento o conhecimento adquirido na nossa profissão. Os recursos são escassos frente às necessidades e desejos humanos.

No Brasil, em especial, até pouco tempo atrás vivíamos um momento de grande impulso ao consumo, seja pelas facilidades de crédito ou pela melhoria das condições de emprego e renda. Porém, esse cenário resultou em um significativo grau de endividamento das famílias que, em muitos casos, ocorreu de maneira inconsciente – às vezes até irresponsável (sem levar em conta a real capacidade de pagamento das prestações ao longo do tempo), levando algumas dessas famílias a sacrificarem a qualidade de vida (saúde, moradia, educação dos filhos, etc.) e adiarem a realização de sonhos importantes por conta de dívidas assumidas de forma equivocada.

Agora, em 2016, perante as dificuldades enfrentadas pela economia brasileira, é necessário que a população adote um comportamento bastante consciente no uso dos recursos econômicos (obter o maior benefício possível gastando o estritamente necessário), para que possamos superar as adversidades atuais e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para enfrentar os desafios e oportunidades decorrentes dos esforços que estão sendo feitos para a retomada e restabelecimento do crescimento econômico.

Esta cartilha busca levar à população conhecimento sobre finanças pessoais com o intuito de ajudar nas decisões de uso da renda, de maneira a complementar as inúmeras iniciativas de apoio e orientação aos cidadãos, incentivando o consumo consciente e a preservação do meio ambiente, sempre lembrando: “gaste menos do que você recebe” e “guarde todo mês uma parte da renda para a realização de um sonho”.

Eduardo Moreira Garcia – Presidente do CORECONPR


Veja cartilha (arquivo em PDF)

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment