Home Notícias Cofecon promove Economia em Debate e o Brasil na OCDE

Cofecon promove Economia em Debate e o Brasil na OCDE

by Roberto Cirino
292 views

No mês de janeiro o Brasil recebeu uma carta-convite para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), algo que vem sendo tentado há alguns anos. A medida tem vantagens e desvantagens para a economia brasileira e, para discuti-las, o Cofecon convidou os economistas Otaviano Canuto e Adhemar Mineiro para a próxima edição do Economia em Debate, evento virtual com transmissão pelo YouTube do Cofecon, que vai acontecer no dia 11 de março, a partir das 17h.

Defensores da entrada do Brasil na OCDE argumentam que a medida pode trazer mais investimentos ao País (alguns fundos estrangeiros possuem regras que dificultam a aplicação de recursos em países de fora da organização) e permitir que o Brasil consiga empréstimos a juros menores.

Entre as desvantagens, a adesão a normas internacionais pode diminuir as ferramentas de política econômica – na crise de 2008, por exemplo, o Brasil utilizou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para diminuir a movimentação de capital especulativo. Além disso, o Brasil teria que renunciar ao tratamento diferenciado (como “país em desenvolvimento”) na Organização Mundial do Comércio – algo que não é bem aceito no grupo do BRICS, inclusive desgastando a relação do Brasil com os demais países.

Os debatedores

Otaviano Canuto dos Santos Filho é economista graduado pela Universidade Federal de Sergipe (1976) e ganhou o Prêmio Mestre na Arte da Economia, da Universidade Concordia, em Montreal, Canadá. Foi diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional e esteve por 16 anos no Banco Mundial, onde foi diretor-executivo e vice-presidente. Atualmente é o diretor do Center for Macroeconomics and Development e membro não-residente do Brookings Institute.

Adhemar dos Santos Mineiro é economista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e atuou no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) por 26 anos. Tem experiência na área de economia internacional. Entre os livros publicados, destacam-se “O Desmonte da Nação em Datos”, “Vinte Anos de Política Econômica” e “Um Cinturão, Uma Rota: o Protagonismo Chinês e a América Latina”. Atualmente é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) da UFRRJ.

Participa como mediador o Daniel Rittner, repórter especial do Valor Econômico.

SERVIÇO:

Dia 11 de março, às 17 horas, pelo canal do Cofecon no YouTube, acesse :

https://www.youtube.com/watch?v=389Oy6FLr3A

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment