No dia 14 de dezembro, foi realizada a última reunião do ano do “Comitê de Olho na Transparência”, às 17 horas, na sede do Conselho Regional de Economia do Paraná, para analisar as informações disponibilizadas pelos órgãos públicos e verificar se atendem as determinações da Lei da Transparência. Estiveram presentes os integrantes do Comitê, que é formado pela OAB Paraná, Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR), do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR).
O procurador Bruno Galati que foi recebido pelos integrantes do Comitê, na ocasião relatou o esforço que está sendo realizado pelo Ministério Público do Paraná em prol de que a Lei da Informação seja cumprida, sempre com diálogo. A sua presença oportunizou a discussão sobre a importância de se estabelecer uma parceria entre vários órgãos de controle do Estado mais a sociedade civil organizada por meio do Comitê De Olho na Transparência, reforçando ainda mais a atuação.
Outro assunto que entrou em pauta é sobre a criação da Fan Page do Comitê, onde serão registradas as ações e reuniões do grupo. Ela já pode ser acessada através do endereço eletrônico www.facebook.com/olhonatransparencia .
Para 2017, ficou definida que a coordenação do Comitê de Olho na Transparência será de três meses para cada entidade, começando pela OAB, seguida pelo CORECONPR, depois SESCAP e CRC.
O conselheiro do CORECONPR, o economista Carlos Magno Bittencourt avaliou os avanços do Comitê em 2016. “Estamos evidenciando e reforçando por meio de Ofícios o cumprimento da Lei da Informação, encaminhando para os Órgãos a solicitação de melhoria no acesso à Informação pelos cidadãos”, comenta. Ele ainda reforçou que a chegada da secretária Karla está contribuindo para que os processos se tornem mais rápidos. E, ainda destacou a disponibilidade de todas as informações via GOOGLE DRIVE organizado pelo IBPT, que vão contribuir muito para a eficiência dos processos.
Os integrantes do Comitê aprovaram a ata da reunião anterior, apresentaram as conclusões sobre a resposta do TCE, discutiram o agendamento de uma reunião com a diretoria da Assembleia Legislativa do Paraná, apresentaram o resultado da reunião com a Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná, o acompanhamento do envio e retorno dos ofícios e a pesquisa do CNJ.