Home Notícias CoreconPR integra Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná lançado na OAB Paraná

CoreconPR integra Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná lançado na OAB Paraná

by Roberto Cirino
308 views

Na manhã desta segunda-feira (14), mais de 28 representantes dos conselhos regionais e profissionais do Paraná estiveram em uma Audiência Pública na sede da OAB Paraná para o lançamento oficial do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná. O evento que teve como anfitrião o presidente Cássio Telles, reuniu diversas entidades de classe, entre elas o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), representado pelo seu presidente Carlos Magno Bittencourt, que integra o fórum. A iniciativa foi impulsionada pela rejeição conjunta das entidades à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 108/2019) apresentada em agosto deste ano, que altera a natureza jurídica dos Conselhos Profissionais e retira o poder de fiscalização por eles exercido. Além dos presidentes da OAB Paraná e do CoreconPR, compuseram a mesa o deputado estadual Michele Caputo; o deputado federal Aroldo Martins; o senador Flávio Arns; a presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM6), Janaína Naumann; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Ricardo Rocha de Oliveira; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Roberto Yosida; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Margareth Ziolla Menezes; o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE/PR), Paulo César Nauiacko presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI/PR), Luís Celso Castagnaro; o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9), Antônio Eduardo Branco; e o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR), Laudelino Jochem. Além de muitos outros representes de classe que estiveram na plateia acompanhando o evento.

Durante a reunião, foram unânimes as críticas à PEC 108 e a maior parte dos que tiveram a palavra se manifestaram pela necessidade de trabalhar para que a proposta seja rejeitada no parlamento. O presidente da OAB Paraná comentou sobre a importante representatividade dos conselhos, com seus mais de 520 mil profissionais em pleno exercício, e ressaltou como seus trabalhos são essenciais para a sociedade, não só na fiscalização, mas na regulamentação das atividades.  Antes de passar a palavra aos parlamentares presentes, ele enfatizou ainda que a PEC 108 é desnecessária por tratar de uma prática já em curso no país por meio da seleção de inscritos. “Protegemos a vida, a saúde, a segurança e a ordem social. É desnecessária uma PEC para falar do que já existe”, pontuou. Caputo destacou que as entidades vão muito além da fiscalização do exercício profissional e se colocou a disposição para falar em nome desse movimento nas comissões que representa. O deputado federal Aroldo Martins destacou que a PEC do Executivo dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais. “A falta de nexo já começa aí. Advogar é para advogados, medicar é para médicos e assim por diante. Represento 32 deputados e podem ter certeza de que vamos lutar em favor dos conselhos regionais”, garantiu. E o senador Arns ressaltou como os conselhos profissionais são importantes não apenas por fiscalizar, mas por pensar nos desafios de cada área, sobretudo ante as novas tecnologias e demandas sociais.

O presidente do CoreconPR comentou que o lançamento foi muito proveitoso e mostra a força da união de todas as classes. “Tendo como anfitrião a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, por intermédio do presidente Dr. Cássio Telles, nos reunimos hoje em uma audiência pública, com mais de 28 conselhos regionais e profissionais, visando à discussão da PEC 108, que quer à extinção dos conselhos. Nesta reunião foi lançado o Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná, e nós queremos a partir desse fórum, dar um ponta pé inicial para que possamos nos unir, para discutirmos vários assuntos relativos aos profissionais do Paraná e também para combater a PEC 108. A missão dos conselhos é a fiscalização, é acompanhar o exercício profissional, no nosso caso do economista. Então estivemos reunidos, nesta manhã, justamente com essa finalidade. Foi uma reunião proveitosa, foi um encontro que mostrou a união de todas essas categorias e também a nossa união em prol da sociedade civil, pois quando discutimos estes assuntos, favorecemos o desenvolvimento e o crescimento da sociedade brasileira”.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment