Home Notícias CORECONPR lança prêmios para economistas e jornalistas econômicos na Unioeste Toledo

CORECONPR lança prêmios para economistas e jornalistas econômicos na Unioeste Toledo

by Roberto Cirino
460 views

premio1Com uma palestra do economista Lucas Dezordi, coordenador do curso de economia da Universidade Positivo, sobre “A Política Monetária na Economia Brasileira: Limites e Desafios”, o CORECONPR lançou no dia 24 de abril na Unioeste, em Toledo, o 24º Prêmio Paraná de Economia e o 6º Prêmio Economista Paranaense do Ano. Os prêmios têm como objetivo a valorização dos trabalhos de monografia de conclusão de curso e também a atuação de economistas e jornalistas econômicos.

A vice-presidente do CORECONPR, a economista Maria de Fátima Miranda destacou a importância do Prêmio Paraná de Economia, o mais tradicional realizado no Estado. Segundo ela, a finalidade dele é de incentivar a produção científica e a reflexão de alto nível de temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada. Também, aproveitou para convidar os professores para incentivar os alunos a inscreverem as suas monografias e dirigiu o convite, ainda, aos alunos presentes. Ao todo, o CORECONPR oferece R$ 9 mil em premiação. As inscrições para este prêmio podem ser feitas até às 18 horas do dia 23 de maio de 2014.

Maria de Fátima ainda falou sobre o Prêmio Economista Paranaense do Ano, que está em sua sexta edição. O objetivo deste prêmio é de valorizar os Economistas que se destacam no setor acadêmico e de mercado, bem como jornalistas e cronistas econômicos do Estado do Paraná que desenvolvem importante trabalho de análise, interpretação e divulgação dos fatos econômicos. Nele, três categorias são premiadas: “Economista Acadêmico do Ano”, “Jornalista Econômico” e “Economista Paranaense do Ano”. As indicações dos nomes para concorrerem ao prêmio, de economistas de destaque, professores de economia e jornalistas ou comentaristas econômicos podem ser feitas pelas universidades, economistas, órgãos governamentais, empresas e veículos de comunicação até o dia 13 de junho, pelo e-mail: [email protected]

O economista Lucas Dezordi, que também é conselheiro do CORECONPR, fez uma análise sobre “A Política Monetária na Economia Brasileira: Limites e Desafios”, esclarecendo aos estudantes a situação econômica que o Brasil está enfrentando. Segundo ele, o mercado travou em janeiro de 2013 e passou a se ajustar sozinho.  Alertou que a expectativa de inflação só vem aumentando nos últimos meses.

Para ele, o desafio do Banco Central é de controlar a expectativa de inflação. E para isso, acaba segurando o preço dos produtos monitorados. E isso é ruim, pois o governo cria um grande problema com os preços administrados.

Uma das alternativas para melhorar a economia é o governo aumentar o superávit primário para dar mais confiança ao mercado.

Dezordi ainda observa que não consegue visualizar a redução da taxa de juros. E isso pode afetar o ritmo de crescimento da economia, e com isso a geração de emprego formal pode reduzir. E para finalizar, diz projetar um crescimento mais moderado para 2014 e 2015.

Informações sobre inscrições, acesse o site do CORECONPR: www.coreconpr.org.br

premio2

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment