Home Notícias Curso de Ciências Econômicas da Unioeste – Cascavel promove simulação de negociação internacional entre Brasil e China

Curso de Ciências Econômicas da Unioeste – Cascavel promove simulação de negociação internacional entre Brasil e China

by Roberto Cirino
681 views

Na última terça-feira, 29 de março, o Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel promoveu a 2ª edição da atividade acadêmica intitulada “Pensando Economia Internacional: da teoria à prática”.  O evento aconteceu no âmbito da disciplina de Economia Internacional II, lecionada pela professora Dra. Rosangela Maria Pontili. Toda a organização e pesquisa para o debate entre os países contaram com a ativa participação dos alunos da disciplina. A apresentação contou com a audiência de outros acadêmicos e professores do curso.

A simulação pautava-se em dados reais sobre os últimos anos de comércio entre Brasil e China; os estudantes, organizados em Comitês de Política Internacional representantes dos dois países, elaboraram cálculos, análises e pesquisas de modo a efetivarem um posicionamento quanto às políticas monetária, cambial e de comércio internacional.

A atividade possibilitou a compreensão sobre os aspectos teóricos dos estudos da disciplina em uma situação prática e sobre os processos de representação das negociações de larga escala do comércio internacional. Segundo os organizadores, “parte-se da concepção de que uma forma eficaz de aprender economia é aprender fazendo. A complexidade dos fenômenos é evidente; entretanto, esse tipo de atividade estimula as capacidades de análise e síntese, fundamentais para economistas”.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment