Home Notícias Curso de Economia da Unioeste Cascavel promoveu simulação de negociação internacional entre Brasil e Argentina

Curso de Economia da Unioeste Cascavel promoveu simulação de negociação internacional entre Brasil e Argentina

by Roberto Cirino
361 views

Na última quinta-feira (13/05), o Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel promoveu atividade acadêmica intitulada como “Pensando Economia Internacional: da teoria à prática” que simulou virtualmente uma negociação internacional entre Brasil e Argentina. O evento foi promovido no âmbito da disciplina de Economia Internacional II, lecionada pela professora Dra. Rosangela Maria Pontili e com monitoria do acadêmico Kaio Arlei Strelow. Toda a organização e pesquisa para o debate entre os países contaram com a ativa participação dos alunos da disciplina.

A simulação pautava-se em dados reais sobre o comércio entre Brasil e Argentina para o ano de 2016; a partir de tais dados, os alunos, organizados em Comitês de Política Internacional representantes dos dois países, elaboraram cálculos, análises e pesquisas de modo a efetivarem um posicionamento quanto às políticas monetária, cambial e de comércio internacional.

A atividade possibilitou a compreensão sobre os aspectos teóricos dos estudos da disciplina em uma situação prática e sobre os processos de representação das negociações de larga escala do comércio internacional. Segundo os organizadores, “parte-se da concepção de que uma forma eficaz de aprender economia é aprender fazendo. A complexidade dos fenômenos é evidente; entretanto, esse tipo de atividade estimula as capacidades de análise e síntese, fundamentais para economistas”.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment