Home Notícias Dia do Economista: Corecons promovem festividades

Dia do Economista: Corecons promovem festividades

by Corecon PR
329 views

Dia do Economista: Corecons promovem festividades

O Conselho Federal de Economia divulga, nesta nota, as programações de festividades do Dia do Economista em todo o Brasil. São palestras, debates, mesas redondas, jantares, entregas de prêmios, publicações de artigos em jornais e muitas outras atividades. Participe!

Corecon-RJ

No dia 13 de agosto o Corecon-RJ e o Sindecon-RJ promovem uma série de debates em comemoração ao Dia do Economista. O evento acontecerá na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan (Av. Graça Aranha, nº 1 – 3º andar – centro). A programação é a seguinte:

Das 10h00 as 13h00
Tema: A relação da obra de Ignácio Rangel com a atualidade.
Palestrantes: Elias M. K. Jabbou, Marcio Henrique e Maria Malta.
Moderador: Arthur Câmara Cardozo

Das 14h30 as 17h30
Tema: Perspectivas políticas a partir das manifestações populares de Junho.
Palestrantes: Paulo Passarinho, Daniel Iliescu e Tadeu Lemos.
Moderador: Sidney Pascoutto da Rocha

Das 18h30 as 21h30
Tema: A política econômica de longo prazo face às manifestações populares de junho
Palestrantes: Plínio Sampaio, João Paulo de Almeida Magalhães e Carlos Lessa.
Moderador: Sidney Pascoutto da Rocha.

Corecon-SP

Na noite de 12 de agosto será realizada a entrega do prêmio Economista do Ano, entregue pela Ordem dos Economistas do Brasil. Em 2013 o ganhador é o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. O evento acontecerá no Espaço Rosa Rosarum (Rua Francisco Leitão, 416, Pinheiros).

Corecon-PE

O Corecon-PE realiza no dia 13 de agosto um evento comemorativo no auditório do Banco Central (Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro, Recife). A programação é a seguinte:

15 horas – Abertura: Economista Fernando de Aquino Fonseca Neto – Presidente do Corecon-PE

15:30 horas – O mercado de trabalho do Economista
Painelista: Economista Edson Roffé – Vice-Presidente de Relações Sindicais da Fenecon

16:00 horas – Crise internacional e estrutura produtiva brasileira
Painelista: Economista Luis Maia – Professor de Economia da UFRPE

16:30 horas – Análise da estrutura produtiva e tendências da economia pernambucana
Painelista: Economista Jorge Jatobá – Professor de Economia da UFPE e consultor da CEPLAN

17:00 horas – Coffee break.

Corecon-RS

No dia 13 de agosto o Corecon-RS realizará o Evento “Economista, o orientador financeiro” para atendimento à população no 2º piso do Shopping Total. Das 10h às 17h, economistas irão prestar informações sobre os seguintes temas:
– Orçamento familiar;
– A melhor forma de renegociar suas dívidas;
– A melhor opção de financiamento habitacional, veículos e estudantil;
– Linhas de crédito de longo prazo para investimento fixo e para capital de giro;
– Aplicação financeira: qual se enquadra melhor em seu perfil;
– Planos de previdência privada;
– Aposentadoria tardia e desaposentação.

Às 20h, no Plaza São Rafael, o CORECONRS realiza o Evento Economia em Pauta tendo como painelistas o economista Leandro de Lemos e a jornalista Rosane de Oliveira.

Corecon-BA

No dia 13 de agosto o Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) celebrará o Dia do Economista com um evento comemorativo gratuito voltado para Economistas e estudantes de Economia. A comemoração terá início às 19h na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Praça da Piedade). Na programação, está confirmada uma mesa redonda com o tema “Impactos da Economia Brasileira na Economia Baiana”.

Para apresentar uma visão acadêmica do assunto, o Corecon-BA convidou o professor da UFBA, Economista Oswaldo Guerra. Uma perspectiva do setor privado será apresentada pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Economista Reinaldo Sampaio. Já o diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, abordará o assunto do ponto de vista do governo.

A celebração contará, ainda, com a entrega do Prêmio de Monografia Economista Jairo Simões 2013, do Prêmio ao vencedor da Gincana Baiana de Economia e da Comenda “Economista de Destaque” aos Economistas Antônio Plínio Pires de Moura e Noélio Dantaslé Spínola. Estes receberão homenagens do Corecon-BA por sua trajetória como professores e profissionais da área. Por fim, um coquetel de congraçamento da categoria será oferecido aos participantes.

A presença deve ser confirmada pelo e-mail [email protected].

Corecon-PR

O Corecon-PR convida para o jantar de confraternização em comemoração ao Dia do Economista. Na ocasião ocorrerá a solenidade de entrega do 5º Prêmio Economista Paranaense do Ano. O valor será de R$ 25 para economistas e estudantes registrados e R$ 45 para os demais convidados. A adesão dá direito ao jantar mais vinho da casa, refrigerantes e água mineral. Os convites deverão ser adquiridos na sede do Corecon-PR até o dia 09 de agosto.

Programação:

19h30 –  Abertura do evento e composição da mesa de autoridades

19h50 – Entrega do 5º Prêmio Economista Paranaense do Ano

20h30 – Encerramento da Solenidade e Jantar de Confraternização por adesão

Local: Restaurante Dona Helena
Dia: 13 de agosto de 2013
Endereço: Rua XV de Novembro, 1951, Alto da XV, Curitiba/PR

Corecon-SC

No dia 08 de agosto será realizado em Florianópolis o Encontro de Cursos de Ciências Econômicas. A programação é a seguinte:

08h30  – Credenciamento
10h00 Abertura
10h30 – Palestra: Economia do Setor Público: Disciplina Imprescindível para a Formação do Economista e do Profissional para o Mercado de Trabalho
Palestrante: Prof.  Odilon Guedes
12h00 – Intervalo – almoço

14h00  – Mesa de Trabalho
Tema: Experiência Locais de Curso de Economia em atividades Extra-Curriculares (extensão, laboratórios)
15h30  – Intervalo  Café
16h00  – Mesa de Trabalho
A Formação Acadêmica e o Mercado de Trabalho
18h00 – Encerramento

Corecon-CE

O CORECON-CE agendou uma programação para o mês inteiro. A primeira atividade é a participação no Prêmio Economista do Ano, evento promovido e realizado pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), com o apoio do CORECON-SP, no dia 12 de agosto. Serão homenageadas as três melhores monografias de graduação em Ciências Econômicas do Ceará.

No dia 13, será ministrada às 19h a palestra “A importância do CORECON para o profissional e o estudante de Economia”, no Cariri. O Economista do CORECON-CE, Anderson Passos, será o palestrante e aproveitará a ocasião para realizar mais uma palestra de Educação Financeira, com a distribuição da cartilha “Dicas Econômicas – Dinheiro: Sabendo usar não vai faltar”. O evento será no Salão de Atos da Fundação Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ainda no dia 13 haverá  a partir de 19h uma palestra e o lançamento do livro “Dinâmica do comércio e da política internacional brasileira”, de Eveline Barbosa Silva Carvalho e Paulo Avelino Barbosa Silva. O lançamento será no auditório da biblioteca da Unifor, em Fortaleza.

No dia 14, às 19h30, haverá sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem a Economistas que contribuem para a valorização da profissão. Os homenageados serão Edson Roffé Borges, Valéria Feitosa e Newton Feitosa. A programação segue no dia 16 com um almoço por adesão na churrascaria Parque Recreio. Nesse momento será ministrada uma palestra sobre o mercado de trabalho do Economista: trajetória e tendências atuais, com o vice-presidente da Federação Nacional dos Economistas (Fenecom), Edson Roffé.

Em 19 de agosto será realizada a sessão solene na Assembleia Legislativa, às 19h. Os Economistas homenageados serão o deputado Sérgio Aguiar, o ex-presidente Vicente Ferrer e Odílio de Figueiredo Filho. No dia 23, encerrando as atividades de agosto, haverá a palestra “Cenários Econômicos Internacionais e Brasileiro, com o presidente do CORECON-CE, Henrique Marinho, às 19h, na faculdade de Ciências Econômicas, em Iguatu.

Corecon-PA

Os eventos do Corecon-PA em comemoração ao Dia do Economista vão de 12 a 14 de agosto. Eles têm como público-alvo os profissionais economistas, empresários, gestores públicos, acadêmicos, vestibulandos e interessados em geral.

Programação:

12 de Agosto – Auditório da Universidade da Amazônia

14-16h: Mini Curso “Elaboração e Avaliação de Projetos Empresariais”
Ministrante: Mônica de Nazaré Corrêa Ferreira Nascimento (Graduação em Economia pela UFPA, Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia – UNAMA, professora da  Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA)

19h – Abertura: Palavra Alusiva sobre a Semana do Economista 2013 – Economista  Rosivaldo Batista (Presidente do CORECON-PA)
19:15h – 21 h – “Conjuntura Econômica Regional e Nacional”
“Lançamento do Boletim Regional do Banco Central do Brasil”
Palestrante: Sr. Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo (Diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil)

13 de Agosto – Casa do Economista (Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 918 – Umarizal)

14h-15:45h: “Créditos Comunitários: uma metodologia inovadora de inclusão econômica e social”
Palestrantes: Sammy Machado Abud (Atual Coordenador do Projeto: Educação e Inclusão Financeira para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na Região Amazônica e Analista Administrativo e Operacional da Amazoncred); Augusto Alex Gonçalves de Souza ( Economista Especializado em Gestão Empresarial e Assessor de Microfinanças da Amazoncred)

16h-17:45h:”Gestão Finanças Pessoais”
Palestrante: Sr. Edilson Rodrigues de Sousa (Coordenador da Gerência Técnica do Departamento Econômico do Banco Central em Belém)

18:30h: Inauguração do Hall (Galeria de Fotos) dos Ex-Presidentes – Economista Rosivaldo Batista (Presidente do CORECON-PA)

18:45h: Lançamento do livro “1912-2012 Cem anos da Crise da Borracha: do retrospecto ao prospecto” – Coletânea do VI Encontro de Entidades de Economistas da Região Norte Apresentação: Economista Lúcia Bahia e João Tertuliano Lins (Conselheiros do CORECON-PA)

19h – “O Empreendedorismo e o Economista”
Palestrante: representante do SEBRAE

14 de Agosto  – Casa do Economista (Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 918 – Umarizal)

16h-18h: Oficina “Como acessar on-line os dados fornecidos pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará – IDESP”
Ministrante: representante do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará – IDESP

19h: Palestra “Projetos de Impactos Econômicos e o desenvolvimento Social do Estado do Pará.
Palestrante: Dra. Maria Adelina Guglioti Braglia (Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará -IDESP)

21h: Premiações – Prêmio de Monografia “Armando Corrêa Pinto”

21:15h: Homenagem ao Profissional Economista 2013 – SINDECON-PA

21:30h: Encerramento

Corecon-DF

O Corecon-DF preparou atividades para os dias 13 e 14 de agosto. No dia 13 haverá um seminário na UPIS (SEP/SUL EQ 712/912, Asa Sul) com o tema “As manifestações numa perspectiva multidisciplinar”.

No dia seguinte, das 10 às 16 horas, haverá um Consultório Econômico, na Praça do Relógio, Taguatinga. O Corecon-DF terá uma tenda na qual profissionais ensinarão como administrar suas finanças e aplicar seu dinheiro. Também haverá a distribuição da cartilha Dicas Econômicas.

Corecon-AM

Nos dias 12 e 13 de agosto o Corecon-AM promove a Semana do Economista. As atividade são as seguintes: DIA 12/08/2013

GINCANA DOS ESTUDANTES
9:00 às 17h:00 – Acadêmicos do curso de Economia irão participar de jogos de cartas sobre políticas econômicas. O encontro ocorrerá na sede do Corecon/AM, na Rua Leonardo Malcher, no Centro de Manaus.

DEBATE NA FACULDADE UNINORTE
17:00 às 20:00 – Os dirigentes do Corecon/AM participam de um debate envolvendo as principais demandas da classe dos Economistas no auditório do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), localizado na Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.

DIA 13/08/2013

HOMENAGEM NA CÂMARA DE MANAUS
9:00 – Profissionais e estudantes estão convidado a participar de uma Sessão de Homenagem aos Economistas no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada na Rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro São Raimundo. Autor da homenagem: vereador Everaldo Farias (PV).

HOMENAGEM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
14:00 – Profissionais e estudantes estão convidado a participar de uma Sessão de Homenagem aos Economistas no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro (Antiga Recife), no bairro Parque Dez. Autor da homenagem: deputado José Ricardo (PT).

SOLENIDADE NA FIEAM
19:00 – A Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) sediará a solenidade de encerramento e homenagens da Semana do Economista com a premiação do Economista do Ano de 2013 e o Destaque do Ano de 2013. A Fieam está situada na Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.

Corecon-MA

No período de 12 a 14 de agosto o Corecon-MA promove a Semana do Economista, com diversas palestras sobre a realidade socioeconômica brasileira.

O evento acontece no auditório Josué Montello (Ceuma Renascença), a partir das 19 horas, e terá como destaque a participação do economista Antonio Correa de Lacerda que vai fazer a palestra magna de abertura abordando o tema “Economia Brasileira: desafios e perspectivas”.

A Semana do Economista é aberta à participação de estudantes de Economia, economistas e profissionais de áreas afins.

Veja a programação:

12.08 Segunda-Feira

19h00 às 19h20 – Abertura da Semana do Economista 2013 pelo Presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão, economista Luiz Augusto Lopes Espíndola.

19h20 às 20h50 – Palestras sobre “A Economia Brasileira – Desafios e Perspectivas”, a cargo do economista Antonio Correa de Lacerda.

20h50 às 22h00 – Coquetel de confraternização

13.08 Terça-Feira

19h00 às 21h00 – Mesa Redonda: “Desenvolvimento Econômico do Maranhão – Visão Conjuntural e Prospectiva”, tendo como expositor o engenheiro Maurício Macedo e como debatedores os economistas José Henrique Braga Polary, Felipe Macedo de Holanda e Fernando Reis Babilônia.

14.08 Quarta-Feira

19h00 às 20h30 – Palestra “Contribuição dos Grandes Empreendedores ao Desenvolvimento Industrial do Maranhão”, proferida por Dorgival Pereira da VALE, Nilson Ferraz, da ALUMAR e Flávio Moura Fé Lima, da Suzano Papel e Celulose.

Corecon-SE

O Corecon-SE realizará nos dias 13 e 14 de agosto de 2013 eventos comemorativos alusivos ao Dia do Economista. No dia 13, das 10 às 22 horas, haverá a Tenda Econômica, um espaço reservado no Shopping Jardins, no qual será montado um escritório com a presença de economistas, alunos e professores da área para oferecer aos clientes e lojistas do Shopping serviço gratuito de consultoria econômica, prestando esclarecimentos à população sobre diversos assuntos ligados à economia como taxas de juros, inflação, câmbio, ações e bolsa de valores, finanças pessoais, dentre outros.

No dia 14 de agosto, às 19:30, no auditório do Sebrae (Av. Tancredo Neves, 5500, bairro América, Aracaju) haverá a Solenidade de Entrega da Medalha do Mérito Econômico. Na ocasião a economista e conselheira federal Celina Martins Ramalho realizará a palestra “Nordeste brasileiro: expoente do crescimento econômico”. Haverá também o lançamento do livro “Pagando Mico no Rádio”, do economista Antonio Barbosa de Melo.

Corecon-ES

O Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) e o Sindicato dos Economistas do Espírito Santo, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Espírito Santo (OAB-ES) e o Sindicato dos Advogados, realizarão no dia 09 de agosto, das 9h às 17 horas, na Praça Oito, o Plantão da Cidadania. O evento é gratuito e prestará serviços à população capixaba, em comemoração aos dias do Economista e do Advogado.

No que tange aos serviços oferecidos pelo Corecon-ES, o cidadão receberá informações sobre finanças pessoais, aplicações financeiras, cálculos de liquidações trabalhistas, índices inflacionários e outros assuntos relacionados à economia.

Participarão do Plantão da Cidadania os economistas José Emílio Zambom, João Vicente Pedrosa Moreira, Rudisom Rodrigues de Paula, Cézar Ribeiro Terim, Laudeir Frauches, Mário Sérgio Camelo Rodrigues, Gradiston Coelho da Silva, Luciano Lyrio Rocha, Estanislau Kostka Stein, dentre outros.

Já no dia 13, às 19 horas, no Le Buffet Lounge (Av. Saturnino Rangel Mauro, 501, Jardim da Penha, Vitória), será realizada a entrega do XVIII Prêmio Espírito Santo de Economia. Haverá ainda uma homenagem aos economistas Mauricio Cezar Duque (setor público), Cristiano Machado Costa (setor acadêmico) e Carlos Fernando M. Lindenberg Neto (setor privado). A presença deve ser confirmada pelo telefone (27) 3233-0618.

Corecon-GO

O Corecon-GO preparou uma programação especial para agosto em comemoração ao mês do Economista. A primeira ação será uma atividade recreativa que irá ocorrer no dia 10 de agosto, sábado, das 9h às 11h, no Parque Flamboyant, no Setor Jardim Goiás. Durante o dia, os presentes vão participar de gincanas e brincadeiras supervisionadas por profissionais especializados, com o objetivo de promover a interação entre os participantes. Estão convidados economistas, estudantes e familiares.

No dia 12, às 20 horas, haverá uma sessão especial em comemoração ao Dia do Economista, no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia (Av. Goiás, nº 2001, no Centro). O vereador e economista Thiago Albenaz é o autor da propositura.

No dia seguinte (13), um saboroso café da manhã será servido em homenagem aos economistas a partir das 8 horas na sede do Regional.

Outro evento importante é a VIII Semana do Economista, que terá como tema a Conjuntura Econômica Internacional e seus Reflexos na Economia Brasileira e Goiana. A abertura do encontro será realizada no dia 14, a partir das 19h, no auditório da Associação Comercial de Goiás (Rua 14, n. 50, Setor Oeste). Nos outros dois dias, a atividade ocorre nos auditórios da Universidade Federal de Goiás (UFG), que fica na Praça Universitária no curso de Direito, e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), também na Praça Universitária Área 1.

Ainda haverá uma palestra sobre Linha de Financiamento da Goiás Fomento, que será ministrada pelo Diretor de Operações da Agência de Fomento Jean Carlo dos Santos, e pelo ex-presidente do CORECON-GO e conselheiro federal Júlio Paschoal, no dia 17 às 10 horas, no auditório Vicente Luiz Cardoso, na sede do Regional.

Fechando o último dia de comemorações (19) haverá homenagem com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, às 19 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O deputado estadual Bruno Peixoto é o autor da propositura.

Corecon-RN

As comemorações do Dia do Economista no Rio Grande do Norte contam com programações em quatro diferentes cidades: Natal, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros. A programação é uma parceria do Corecon-RN com a UFRN e a UERN.

Em Natal destaca-se a participação do vice-presidente do Cofecon, Luiz Alberto de Souza Aranha Machado, que ministrará palestra sobre economia criativa.

Leia abaixo a programação:

15/08/2013 – QUINTA-FEIRA
19h – Tema: Economia Criativa
Palestrante: Prof. Dr. Luiz Alberto de Souza Aranha Machado (UnB/DF)
Mediadora: Profª Drª. Maria Lussieu da Silva (DEPEC/UFRN)

Solenidade de entrega do Prêmio RN Monografia 2013
Homenagem aos Laureados pelo CORECON/RN
Local: Auditório do Centro de Educação, Setor V – UFRN

16/08/2013 – SEXTA-FEIRA
19h- Tema: Neuroeconomia e as Finanças Comportamentais
Palestrante: Prof. Dr. Zivanilson Teixeira e Silva

Assú

Dia 13/08 às 19h45: Contribuição da UERN no Desenvolvimento Regional
Prof. Dr. Pedro Fernandes (Reitor eleito da UERN)
Dia 13/08 às 20h45:A Economia do RN em Perspectiva
Economista José Aldemir Freire (Diretor do IBGE/RN)

Dia 14/08 as 19h30: Desafios e Políticas para o Desenvolvimento Regional
Prof. Dr. Adriano Sarquis Bezerra de Menezes (Economista/IPECE)

Dia 15/08 às 19h00: Desenvolvimento Territorial: lições das experiências de Assú, Mossoró e Sertão do Apodi
Prof. Dr. Economista Emanoel Márcio Nunes (FAPERN/RN) e Prof. Ms Economista Joacir Rufino de Aquino (UERN/Assú)

Dia 16/08, às 19h30: A Profissão do Economista
Economista Gilsenberg Gurgel Pinheiro (Conselheiro do CORECON/RN)
Dia 16/08 às 20h30: Apresentações das Monografias – Economistas Gustavo Alexandre de Carvalho Pereira e Rafaela Cabral de Oliveira e Coordenador de Mesa, Prof. Ms. Raimundo Inácio da Silva Filho (Economista Delegado Regional do CORECON/RN e Chefe do Departamento de Geografia da UERN – Assu/RN).

Mossoró

Dia 12/08 às 19h30: Desafios e Políticas para o Desenvolvimento Regional
Prof. Dr. Adriano Sarquis Bezerra de Menezes (Economista/IPECE)
Dia 12/08 às 7h30: O impacto das Transferências Constitucionais sobre o Comportamento Fiscal dos Municípios brasileiros
Prof. Dr. Rodolfo Ferreira Costa (UERN)
Dia 12/08 às 7h30: Teoria dos Jogos na Decisão de Conflitos: O Caso da
Distribuição de Águas da Barragem Assú/Piranhas
Prof. Dr. Economista Zezineto Mendes de Oliveira
Dia 12/08 às 7h30: Educação e Desenvolvimento
Profª Drª Iêda Chaves (UERN)

Dia 13/08 às 7h30: Estado, Mercado e Desenvolvimento: Dilemas brasileiros
Prof. Tomislav Femenick
Dia 13/08 às 7h30: A Dinâmica Econômica da Região Mossoroense: Fatores
Determinantes
Prof. Ms. José Cristovão de Lima (UERN)
Dia 13/08 às 7h30: Economia verde
Prof. Dr. Economista Mairton França (UERN)

Dia 14/08 às 7h30: Politicas Econômicas Alternativas para o Setor Petroleiro do município Mossoró
Prof. Ms. Adonias Vidal (UERN) e Prof. Ms .Economista José Aldemir Freire (IBGE)

Pau dos Ferros – V SEDER

Dia 13/08 às 19h30: Desafios e Políticas para o Desenvolvimento Regional
Prof. Dr. Adriano Sarquis Bezerra de Menezes (Economista/IPECE)

Dia14/08 às 19h: Exposição de Painéis e Minicursos

Dia 15/08 às 08h: Mesa redonda: “Território e Politicas Públicas de
Desenvolvimento Rural”
Expositor: Prof. Dr. Cícero Nilton Moreira da Silva (UERN)

Dia 16/08 às 19h: Politicas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento: Cenário atual e Perspectivas
Prof. Dr. Fábio Fonseca (UERN)

Corecon-MS

A Semana de Economia 2013, em Mato Grosso do Sul, acontecerá do dia 12 a 16 de agosto. A semana é uma realização do CORECON MS em comemoração ao Dia do Economista (13 de agosto) e conta com a parceria da FIEMS, Fecomércio, Sebrae e Famasul.

O tema deste ano é “Economia Verde, desenvolvimento e mudanças econômicas globais” e contará com atividades em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.

Na programação estão previstas palestras, sessões solenes nas Câmaras Municipais e na Assembleia Legislativa de MS, bem como a entrega das Comendas Adam Smith e Guaicurus para os homenageados do ano, Thales de Souza Campos e Tereza Cristina Correa da Costa.

CORECON-PB

A programação do Corecon-PB para a celebração do Dia do Economista inclui palestras, entrevistas, uma jornada acadêmica, publicação de artigos e até mesmo o envio de mensagens de texto no celular para os profissionais economistas. Leia a programação:

Dia 09/08 (sexta-feira)
– Publicação de duas páginas no Jornal Contraponto (semanário) – 9 a 15 de agosto – com matérias e publicidades de interesse da categoria.

Dia 12/08 (segunda-feira)
– Informativo CORECON/PB – Mercado de Trabalho/Especial
– Entrevista na TV Tambaú (SBT) no programa “Tambaú Notícias” sobre a programação da Semana do Economista, às 13h30.

Dia 13/08 (terça-feira)
– Envio de SMS aos economistas;
– Publicação de entrevista do presidente CORECON-PB no Jornal Correio da Paraíba, no Caderno de Economia
– Informativo CORECON/PB – Mensagem Dia do Economista
– Solenidade alusiva ao “Dia do Economista” na UFPB, em João Pessoa
– VII Jornada Acadêmica/VI Conjuntura em Debate na UFCG, em Campina Grande.

Dia 14/08 (quarta-feira)
– Informativo CORECON/PB – Entrevista/Especial
– Caravana de economistas para participar do Fórum Nordeste 2030, em Recife
– VII Jornada Acadêmica/VI Conjuntura em Debate na UFCG, em Campina Grande.

Dia 15/08 (quinta-feira)
– Informativo CORECON/PB – Economia Paraibana/Especial
– VII Jornada Acadêmica/VI Conjuntura em Debate na UFCG, em Campina Grande.

Dia 16/08 (sexta-feira)
– Mural Especial
– Palestra com Superintendente do IDEME, economista Mauro Nunes, sobre Empreendedorismo, na UFPB
– VII Jornada Acadêmica/VI Conjuntura em Debate na UFCG, em Campina Grande.

Dia 21/08 (quarta-feira)
-Palestra com presidente e fiscal CORECON-PB e na FIP, em Patos

Exibição dos vídeos “O Brasil que deu certo. E agora?” e “Profissão de Economista”

Corecon-PI

A programação do Corecon-PI em comemoração ao Dia do Economista terá início no dia 09 de agosto com a realização da Gincana de Economia, que acontecerá na Universidade Federal do Piauí (Laboratório de Informática do CCHL, Campus Petrônio Portella) das 14:00 às 19:00 horas.

Já no dia 13 está prevista uma plenária ampliada do Corecon às 16:00 horas, na sede do Regional; em seguida, às 18:00, haverá um coquetel de congraçamento.

Já a partir do dia 14 de agosto, também na UFPI (Auditório do CCHL, Câmpus Petrônio Portella), acontece o Fórum da Economia Piauiense. O tema é “Ciência Econômica: um olhar sobre o desenvolvimento e a questão social” e a programação é a seguinte:

14/08

19:00 – Abertura

19:30 – Divulgação do Prêmio Piauí de Economia

20:30 – Palestra: Economia Urbana e Desenvolvimento
Mediador: Prof. Ms. João Soares da Silva Filho
Palestrante: Emanuela Monteiro (Técnica do BANCO MUNDIAL)

21:00h – Coquetel

15/08

09:00H – Mesa Redonda: A Pluralidade da Ciência Econômica.
Mediadora: Janaína Martins Vasconcelos (Chefe do Departamento de Economia – DECON/UFPI)
Debatedores:
– Luiz Carlos Rodrigues Cruz Puscas” (Professor do DECON/UFPI),
– Antonio Cézar Cruz Fortes (Professor Avaliador dos Cursos de Economia do INEP)

Corecon-RO

A programação preparada pelo Corecon-RO conta com palestras nas cidades de Porto Velho e Cacoal, além de um almoço de confraternização no dia 17 de agosto. Veja os detalhes:

Segunda – 12 de Agosto.
Local: Auditório da UNIR-Centro, as 19 horas.
(Av. Presidente Dutra, 2965 – centro – Porto Velho/RO)
Solenidade de abertura Semana do Economista 2013. Palestra: Analise sistêmica dos gastos Públicos de Porto Velho/RO nos últimos 02 anos – Silvio Persivo Cunha

Terça – 13 de Agosto.
Local: Auditório da UNIR-Centro, as 19horas.
(Av. Presidente Dutra, 2965 – Centro – Porto Velho/RO)
Palestra: Planejamento e Políticas Públicas – Aldenor Jose Neves

Sexta – 16 de Agosto.
Local: Auditório da UNESC-Cacoal, as 19horas.
(Rua dos Esportes, 1038- Cacoal/RO)
Palestra: A intenção de consumo no comércio no Estado de Rondônia – Francisco Lopes F. Netto

Sábado – 17 de Agosto.
Local: Restaurante SAPUCAIA
(Rua Major Amarante, 1041 – Arigolândia)
Almoço de confraternização (POR ADESÃO)

Corecon-TO

As comemorações do Dia do Economista no Tocantins envolvem três grandes ações: a publicação de uma matéria e uma série de artigos no Jornal do Tocantins, o lançamento da pedra fundamental da sede e as reuniões com prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores para falar sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento regional. As atividades são:

11/08 – Matéria no Jornal do Tocantins sobre Planejamento Municipal

12/08- Segunda-feira – Vilmar Carneiro Wanderley
Tema:Participação do Economista no Setor Público

13/08- Terça-feira – Francisco Viana Cruz;
Tema: Um profissional dos mais importantes: Economista

14/08- Quarta-feira – Juscelino Thomaz Soares
Tema: O Economista no Mercado Privado Brasileiro

15/08- Quinta-feira – Wereque Trajano
Tema: O Papel do Economista no Sucesso Empresarial

16/08- Sexta-feira – Ederli Batista de Paulo
Tema: Tempo é dinheiro

17/08 – Lançamento da Pedra Fundamental da Construção da Sede
do Conselho Regional de Economia da 25ª Região Tocantins
Horário: 10h00min horas da manhã
Local: 601 N Rua 07 A lote 22 conjunto 02,

Reuniões com prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais:
– Araguaína – 13/08/2013 – 15:30h
– Palmas – 16/08/2013 – 9:00h
– Gurupi – 20/08/2013 – 9:00h
– Dianópolis – 27/08/2013 – 9:00h.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment