Home Notícias Economistas discutem impactos econômicos da implantação do metrô em Curitiba

Economistas discutem impactos econômicos da implantação do metrô em Curitiba

by Corecon PR
295 views

Para contribuir de forma técnica na formatação do modelo a ser seguido pelo metrô de Curitiba, o Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) promove o seminário “O Programa de Mobilidade Urbana de Curitiba e seus Impactos Econômicos“, que será apresentado pelo Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, economista Fábio Dória Scatolin e equipe da Secretaria, contará com a presença da Secretária Municipal de Finanças, economista Eleonora Bonato Fruet, além da participação especial dos palestrantes, o economista Tomás Bruginski de Paula, da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e o economista e professor do departamento de economia da Universidade Federal do Paraná, Alexandre Porsse. O evento que será realizado no dia 16 de agosto, sexta-feira, às 18 horas, na sede do Conselho (Rua Professora  Rosa Saporski, 989 – Mercês).

O seminário irá reunir economistas na apresentação do modelo de metrô proposto pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba, para que ao final do seminário possam avaliar e contribuir com os seus conhecimentos em soluções econômicas para a sua implantação.

Tomás Bruginski de Paula irá comentar as experiências vivenciadas com o modelo de PPP adotado no metrô de São Paulo, que atualmente é a referência neste transporte. Já o professor da UFPR irá expor uma análise sobre os impactos econômicos com a implantação do metrô, já que  representará um dos maiores investimentos realizados até hoje na cidade de Curitiba.

Segundo o presidente do CORECONPR, o economista Carlos Alberto  Gandolfo, este será um momento oportuno para que a classe dos economistas esteja reunida e possa contribuir tecnicamente na discussão sobre a  implantação de um meio de transporte tão importante para a população desta cidade. “Os custos envolvidos para a implantação deste projeto são elevados, por isso merece uma análise criteriosa. Também, é fundamental a participação da sociedade nesta discussão, bem como, a opinião dos economistas na análise dos impactos econômicos e sociais, visando o melhor modelo a ser adotado pela cidade”, comenta.

Seminário: “O Programa de Mobilidade Urbana de Curitiba e seus Impactos Econômicos”

Promoção: CORECONPR

Data: 16 de agosto –  às 18h

Local: CORECONPR (Rua Professora Rosa Saporski, 989 – Mercês – Curitiba –

Paraná)

Programação

18h – Apresentação do Programa de Mobilidade Urbana de Curitiba e o projeto Metrô de Curitiba – Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba

18h30 – Análise dos Impactos econômicos com a implantação do Metrô –

Alexandre Porsse (professor do Departamento de Economia da UFPR)

19h30 – Modelo de Parceria Pública-Privada (PPP) implantada no Metrô de São

Paulo e o relato das experiências.

20h30 – Debates

21h – Encerramento

As vagas são limitadas!

Informações e inscrições: [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment