Home Notícias Grupo de Estudos de Economia Comportamental da PucPR – Toledo promove evento sobre intervenção de Fraudes Financeiras

Grupo de Estudos de Economia Comportamental da PucPR – Toledo promove evento sobre intervenção de Fraudes Financeiras

by Roberto Cirino
413 views

No dia 21 de maio, o Grupo de Estudos de Economia Comportamental (GEECOM), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo, promoveu a intervenção comportamental intitulada “Resiliência Financeira: caminho seguro sem fraudes”, no Lago Municipal de Toledo – PR com o intuito de alertar as pessoas e empresas de como evitar golpes e fraudes financeiras. A atividade aconteceu na 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) e foi realizada em parceria com o Sicredi Progresso.

Na ocasião, foram realizadas intervenções lúdicas, abordando o tema das fraudes financeiras “os famosos golpes”,  e ainda  foi comentado os gatilhos mentais usados e falsificações, para enganar e obter proveito econômico ilícito sobre uma pessoa ou empresa.  Participaram diversas pessoas do município de Toledo e região que passavam a tradicional tarde no Lago.

A economista Edinéia Lopes da Cruz Souza, coordenadora do GEECOM, relata que “a atividade foi um sucesso, na medida que mobilizou alunos, docentes, pesquisadores, instituição financeira e a comunidade, que puderam interagir com a Economia Comportamental de forma dinâmica e, ao mesmo tempo, sensibilizar sobre golpes e fraudes financeiras, cujos efeitos nocivos não se limitam às finanças, mas impactam o bem-estar das famílias.

Já o economista Kaio Arlei Strelow, um dos membros do grupo, relata que o evento mostra que até mesmo uma área recente na academia, como a Economia Comportamental, pode impactar diretamente na vida das pessoas. “Vimos famílias reunidas e pessoas aproveitando o momento de lazer, mas, ao mesmo tempo, sendo conscientizadas sobre fraudes financeiras. Isso reforça a necessidade de que nós, economistas, a cada dia, nos reinventemos em busca de cumprir o papel da promoção do bem-estar social e cooperar com novas aplicações do conhecimento científico”.

Sobre o GEECOM

O Grupo de Estudos de Economia Comportamental (GEECOM) surgiu no primeiro semestre de 2022, com a coordenação da professora economista Ma. Edinéia Lopes da Cruz Souza e possui uma equipe multidisciplinar formada por profissionais e estudantes das áreas de Ciências Econômicas, Administração, Psicologia e Direito. O objetivo do grupo é discutir temas voltados à Economia Comportamental e Psicologia Econômica. Além do aspecto teórico, busca-se difundir os conhecimentos para a sociedade.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment