Home Notícias João Paulo Magalhães será homenageado no XXI CBE

João Paulo Magalhães será homenageado no XXI CBE

by Roberto Cirino
290 views

joao_pauloO economista e professor-doutor, João Paulo de Almeida Magalhães, receberá homenagem na solenidade de abertura do XXI CBE, no dia 09 de setembro, às 20 horas. Magalhães é autor de vários livros e artigos publicados, entre eles: Estratégia de longo prazo para o Brasil: uma alternativa ao modelo neoliberal; Paradigmas econômicos e desenvolvimento, a experiência brasileira; Inflação e Desenvolvimento.

Apesar da homenagem estar marcada para as 20 horas, as atividades do evento terão início às 10h45 da manhã, com a exibição do filme sobre a obra do economista Sebastião Salgado – “O Sal da Terra”,  de Wim Wenders e Juliano Salgado.  Às 14 horas ocorre a apresentação do filme “Um Sonho Intenso”, que aborda a história social e econômica do Brasil dos anos 30 até os dias de hoje, e às 16 horas “O Longo Amanhecer”, cinebiografia de Celso Furtado, os dois filmes de José Mariani.

A solenidade de abertura terá início às 19h30, seguida pela palestra magna do evento “Desenvolvimento econômico e inclusão social no Brasil”, que será ministrada pelo diretor executivo pelo Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Otaviano Canuto.

Três dias de CBE

Realizado pelo CORECONPR em parceria com o COFECON, o XXI Congresso Brasileiro de Economia será promovido entre os dias 09 e 11 de setembro, na Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300), em Curitiba. O tema central será “A Apropriação e a Distribuição da Riqueza – Desafios para o Século XXI”. Acompanhe a programação completa e outras informações sobre o evento no site: www.cbe2015.org.br

Mais sobre o homenageado

João Paulo concluiu seu doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris (Pantheon-Sorbonne), em 1953, com o tema Investimentos Estrangeiros na América Latina. Sua livre-docência em Economia foi obtida pela Universidade de São Paulo (USP).  Ele foi professor titular de Economia da Faculdade de Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor titular de Economia pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em seu currículo, constam passagens pelo Departamento de Estudos Econômicos da Confederação Nacional da Indústria, onde exerceu o cargo de diretor; tendo chefiado, ainda, o Núcleo de Planejamento do Governo Jânio Quadros. O economista também foi membro do Comitê de Peritos da Aliança para o Progresso (Organização dos Estados Americanos); e presidente do Instituto dos Economistas do Rio de Janeiro. Igualmente, foi membro Correspondente do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra.

Em 2005, João Paulo recebeu o prêmio Personalidade Econômica do Ano durante o XVI Congresso Brasileiro de Economia, realizado em Florianópolis. No mesmo ano, também foi agraciado com a comenda de Grau de Grande Oficial, por Decreto de 25 de agosto de 2005, referendado pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores e publicado no Diário Oficial da União de 26/08/05, tendo sido admitido no Quadro Suplementar da Ordem de Rio Branco.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment