Home Notícias Marcio Pochmann fala sobre a distribuição da riqueza no Brasil

Marcio Pochmann fala sobre a distribuição da riqueza no Brasil

by Roberto Cirino
331 views

marcio_pochmannO economista e doutor em Ciências Econômicas, Marcio Pochmann irá abordar a “Distribuição da Riqueza no Brasil”, durante sua palestra no XXI Congresso Brasileiro de Economia (CBE). O evento, que será realizado entre os dias 09 e 11 de setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba, tem como tema central “A Apropriação e a Distribuição da Riqueza – Desafios para o Século XXI”.

No plano internacional, Pochmann foi pesquisador visitante em universidades da França, Itália e Inglaterra, com pós-doutorado nos temas de relações de trabalho e políticas para juventude. Além disso, atuou como consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras.

No Brasil, no período de 2001 a 2004, em São Paulo, Pochmann dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante o governo da prefeita Marta Suplicy. A partir de 2007, passou a exercer a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, cujo comando deixou este ano para retornar a Campinas.

O economista também foi supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal, além de docente na Universidade Católica de Brasília. Atuou como consultor no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Dieese, entre outras instituições nacionais.

Formação

Marcio Pochmann é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pós-graduado em Ciências Políticas. Concluiu seu doutorado em Ciência Econômica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1993, tornando-se pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do qual seria diretor-executivo anos mais tarde, assim como membro do corpo docente da Unicamp.

Prêmios

2010 – Comendador da Ordem de Rio Branco, Presidência da República.

2009 – Mérito Científico, Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pesquisa.

2008 – Prêmio Jabuti, Área de Economia, Administração e Negócios, pelo livro Crescimento Econômico e Distribuição de Renda.

2007 – Personalidade Econômica do Ano de 2007, Conselho Federal de Economia.

2007 – Personalidade da Tecnologia 2007: Valorização Profissional, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

2007 – Prêmio Jabuti, Área Ciências Sociais, Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe.

2006 – Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho do Estado de Minas Gerais.

2003 – Comendador, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho.

2002 – XIX Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP.

2002 – Prêmio Jabuti, Área de Economia, Administração e Negócios, pelo livro A Década dos Mitos.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment