Home Notícias Mercado reduz aposta para crescimento da economia em 2013, diz Focus

Mercado reduz aposta para crescimento da economia em 2013, diz Focus

by Corecon PR
300 views

A projeção do mercado para a inflação brasileira em 2013 subiu pela quarta semana consecutiva, conforme informou nesta segunda-feira o boletim Focus, do Banco Central, que apura estimativas junto a cerca de cem analistas.

A mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano saiu de 5,65% para 5,67%. Há um mês, a projeção era de 5,47%. As apostas para a inflação em 2014 foram mantidas em 5,50%. A mediana do IPCA em 12 meses, contudo, teve ligeira queda, de 5,56% para 5,53%.

Na semana passada e nesta segunda-feira, índices de inflação ao consumidor mostraram deterioração em janeiro. Hoje, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou que o IPC acelerou de 0,96% para 1,04% na passagem da segunda para a terceira quadrissemana do mês. O indicador, que mede a inflação na cidade de São Paulo, foi puxado principalmente por educação e alimentação.

Já a projeção para a atividade segue caindo. A mediana para o Produto Interno Bruto em 2013 caiu (pela quarta semana) de 3,19% para 3,1%, acompanhando o recuo da previsão para a expansão industrial, de 3,24% para 3,10%. Para 2014, a mediana do PIB foi na direção contrária, ao subir de 3,6% para 3,65%, enquanto a da produção da indústria cedeu de 3,9% para 3,7%.

Influências nos preços

A piora das expectativas para a inflação tem incorporado os altos custos de operação das termelétricas, que devem ser repassados para as tarifas de energia ao longo do ano. Mas na semana passada, a antecipação do desconto na conta de luz – anunciada na quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff – provocou revisões para baixo no IPCA de janeiro e de fevereiro. O desconto também será maior que o antecipado, de 18% para consumidores residenciais e até 32% para as indústrias.

De acordo com economistas consultados pelo Valor, a inflação em janeiro ficaria até 0,12 ponto percentual mais baixa devido ao desconto da energia, que vigora desde a quinta-feira. Até então, as projeções dos analistas seguiam na direção contrária, de aumento do IPCA em janeiro, depois que o IPCA-15, prévia da inflação oficial, ficou acima do esperado, em 0,88%.

O relatório Focus de hoje mostra que, embora a inflação possa arrefecer neste início de ano, não deve haver muito alívio para o IPCA ao longo de 2013, apesar de a previsão de inflação em 12 meses haver cedido um pouco. As projeções seguem bem distantes do centro da meta definido pela autoridade monetária, que é de 4,5% ao ano.

Ainda na semana passada, a ata do Copom revelou maior preocupação do colegiado com a inflação, inclusive com a projeção para 2014, citada pela primeira vez na ata, acima do centro da meta.

Juro

A preocupação do Copom mais incisiva com a elevação de preços reverteu as expectativas de alguns analistas que esperavam mais um corte da taxa básica de juros (Selic) neste ano por causa da atividade fraca. Ao menos duas instituições mudaram de opinião: Itaú, cuja projeção passou de 6,25% para 7,25%, e Barclays, de 6,50% para 7,25%.

No Focus de hoje, as medianas para a Selic ao fim de 2013 e de 2014 foram mantidas em 7,25% – nível atual – e 8,25%, respectivamente.

Fonte: Valor Econômico – 28/01/2013

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment