Home Notícias Paranaenses participam do Congresso Brasileiro de Economia em Florianópolis

Paranaenses participam do Congresso Brasileiro de Economia em Florianópolis

by Roberto Cirino
419 views

Durante os três dias de Congresso, os presentes puderam trocar experiências e compartilhar conhecimento.

Entre os dias 16 e 18 de outubro a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, recebeu o XXIII Congresso Brasileiro de Economia (CBE) no Centro de Convenções. O congresso que busca reflexões e debates sobre os principais aspectos da economia brasileira e mundial, teve nesta edição como tema as “Alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico”.

O evento reuniu renomados economistas do país e palestrantes internacionais, especialistas, autoridades governamentais, estudantes e representantes dos principais segmentos da economia e da sociedade civil em geral para acompanhar o evento que é de grande importância para a troca de experiência científica e cultural, além de reforçar a convivência e integração entre profissionais da área e estudantes do país. 

Estiveram representando o CoreconPR o presidente,  Carlos Magno Bittencourt, o assessor da presidência Gilberto Miranda e o gerente Amarildo Santos e os economistas Leonardo Alonso Rodrigues, José A.Soavinsky, Luiz A.Rubin, Mirian Schneider, Jandir F.Lima, Sergio Lopes, Angeliz Suckow, Laércio Oliveira.

Além de economistas, estudantes de diversas regiões do Estado também marcaram presença no evento. 

PALESTRANTES PARANAENSES

Durante o Congresso Brasileiro alguns economistas paranaenses também participaram como palestrantes, como o economista Jandir F. de Lima com tema “Economia Regional”, Luiz Carlos Hauly com a palestra “Política Fiscal e Reforma Tributária” e Juliana Franco Afonso na apresentação da “Mulher Economista”.

VENCEDORES DO XXV PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA

Dois paranaenses se destacaram na lista de vencedores do XXV Prêmio Brasil de Economia. A economista Augusta Pelinski Raiher, recebeu o 1º lugar  na categoria Artigo Técnico ou Científico, com o artigo que teve como tema “Condição de pobreza e criminalidade: uma análise espacial entre os municípios do Paraná”.

O economista José da Silveira Filho foi contemplado com o 2º lugar na categoria Livro de Economia, com o livro “As metamorfoses do café: O surgimento da indústria brasileira (1860-1930)”.

GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA

Os acadêmicos representantes do Paraná, Raime Rolando Rodrigues Díaz e Carlos Alberto Ramos Torres, da UNILA, ficaram em 11º lugar, a dupla Allan Christopher Teixeira Rodrigues e Pedro Henrique Rocha Reste da Universidade Positivo ficaram em 16º colocação e os estudantes da Unespar, Victor Heleno dos Santos e Frederik de Souza Ebener ficaram em 17º lugar.

692ª SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA AMPLIADA DO COFECON

Durante o CBE, o presidente do Conselho, Carlos Magno Bittencourt, participou da 692º Sessão Plenária Ordinária Ampliada do Cofecon. Na ocasião, foram discutidos assuntos como justificativas de ausências, votação e atuação do Sistema Cofecon/Corecons em relação à PEC nº 108/2019.

Segundo Bittencourt “a Plenária ampliada do Sistema Cofecon/Corecon é muito salutar, pois há um alinhamento das ideias daquilo que ocorre no Cofecon juntamente com os conselheiros federais, e a presença dos presidentes dos Corecons. Durante a reunião foi proposta a criação de um Fórum Permanente dos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia, justamente para pegar as boas ideias e práticas adotadas, que estão dando certo, para que outros conselhos também possam replicar e adotar em suas gestões. Esses encontros enriquecem, pois há um alinhamento, uma fala única e uma visão geral de como está o comportamento dos Corecons dentro do Cofecon”.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment