Home Notícias Tribunal de Justiça do Paraná oferece serviço gratuito para ajudar na renegociação das dívidas

Tribunal de Justiça do Paraná oferece serviço gratuito para ajudar na renegociação das dívidas

by Roberto Cirino
1517 views

Em decorrência de diversos fatores, muitas pessoas estão endividadas e passando por problemas financeiros que as impossibilitam de pagar suas dívidas, e para auxiliá-las neste processo o Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com a Escola da Magistratura do Paraná, conta com o Projeto “Tratamento de Situações de Superendividamento do Consumidor”, que visa auxiliar a pessoa endividada, de forma gratuita, na renegociação das dívidas, através de mediação e conciliação com os envolvidos.

O procedimento inicia-se apenas a pedido do consumidor superendividado, por meio de preenchimento de formulário-padrão, disponível no portal do Tribunal de Justiça do Paraná (http://www.tjpr.jus.br/superendividamento). No formulário-padrão, além dos dados pessoais, o consumidor deve informar seus dados socioeconômicos, o motivo do endividamento e relacionar seus credores de dívidas decorrentes de relação de consumo. Após o preenchimento do formulário-padrão e de seu envio eletrônico, o consumidor deve comparecer pessoalmente ao posto de atendimento próprio do Projeto para ter ciência da data da audiência de conciliação e renegociação, onde também pode ser feito o preenchimento do formulário.

Em seguida, é realizado o envio de carta-convite padrão, preferencialmente por meio eletrônico, para a audiência de renegociação com todos os credores arrolados pelo consumidor devedor (superendividado). Para tornar mais seguro o cadastro dos endereços eletrônicos dos fornecedores/credores, foi criado o chamado “termo de adesão, através do qual os credores indicam seus endereços eletrônicos, aceitando receber as cartas-convites via eletrônica.

A audiência de conciliação/renegociação é conjunta, realizada com os credores presentes e o superendividado, preferencialmente na mesma oportunidade, ou, se necessário, em sessões individuais. Todas as audiências são realizadas na sede da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), e presididas por conciliadores voluntários, nomeados entre cursistas da EMAP por portaria da Supervisão dos Juizados Especiais. Quanto ao conteúdo, as renegociações buscam sempre preservar o mínimo existencial do superendividado.

Serviço:

Projeto “Tratamento de Situações de Superendividamento do Consumidor

Centro Judiciário do Ahú – Edifício dos Juizados Especiais, na Avenida Anita Garibaldi, 750, Sala 221 1º Andar.

Mais informações: (41) 3312-6055 E-mail: projetosuperendividame[email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment