Você está aqui
Home > Notícias > Paranaenses recebem o XXIV Prêmio Brasil de Economia

Paranaenses recebem o XXIV Prêmio Brasil de Economia

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, foi realizado na cidade de Porto Velho, em Rondônia, o XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), evento promovido Conselho Federal de Economia (COFECON), que teve como tema “Crise dos Estados, Responsabilidade Fiscal e Retomada do Crescimento Econômico”. Durante a programação, foi realizada a entrega do XXIV Prêmio Brasil de Economia, que teve entre os homenageados os economistas paranaenses Laura Calvi Gomes, Jandir Ferrera de Lima, Augusta Pelinski Raiher e Maylisson Rodrigo Fonseca.

A economista Laura Calvi Gomes obteve o 1° lugar na categoria “Dissertação de mestrado” com o título “Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil”. Ela, que é doutoranda em desenvolvimento econômico na UFPR e pesquisadora, foi premiada nacionalmente pela primeira vez e disse que se sentiu honrada pelo destaque. “Foi de extrema importância para mim. A solenidade da premiação foi incrível, conheci muitas pessoas e isso me estimula a continuar  trabalhando na área”.

Na categoria “Artigo técnico e científico”, os vencedores foram os economistas Augusta Pelinski Raiher (Professora de economia da UEPG) e Jandir Ferrera de Lima (professor de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste), com o título “Desenvolvimento e subdesenvolvimento humano no Brasil”. “O prêmio é importante para o reconhecimento das universidades estaduais e também para a valorização do profissional economista do estado do Paraná” conta Jandir Ferrera de Lima.

Na categoria de estudantes, “Monografia de graduação”, o paranaense Maylisson Rodrigo Fonseca levou o 2° lugar com “Diferenciais De Salário E Discriminação Por Gênero E Cor No Mercado De Trabalho Da Região Norte Do Brasil, Em 2004 E 2013”.

O objetivo do Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo COFECON, é estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento, principalmente em questões ligadas a aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira e relação com o exercício da profissão de economista.

Top