Você está aqui
Home > XXI CBE 2015

cbe1

Mais de mil pessoas debateram sobre a distribuição da riqueza no CBE 2015

cbe2Mais de mil pessoas interessadas em discutir os rumos da economia brasileira se reuniram em Curitiba, entre os dias 09 e 11 de setembro, na 21ª edição do Congresso Brasileiro de Economia – CBE 2015, promovida pelo CORECONPR, em parceria com o COFECON. Economistas, autoridades, empresários, palestrantes de renome nacional e internacional, e estudantes de todas as regiões do país debateram sobre o maior desafio do século XXI: encontrar um caminho para reduzir a disparidade da distribuição da riqueza no Brasil. O país é considerado um dos mais desiguais do mundo.

Nesta edição o tema central do CBE foi “A Apropriação e da Distribuição da Riqueza – Desafios para o Século XXI”. Foram 24 palestras que nortearam o assunto, além 14 de workshops, que trataram de forma prática sobre a carreira do economista, buscando mostrar oportunidades na área para estudantes, profissionais recém formados e também para aqueles que atuam há bastante tempo no setor. O Congresso também teve grande repercussão na imprensa regional e nacional, com mais de 90 publicações.

Ao fim do evento foi produzida a Carta de Curitiba. O documento aponta as principais mudanças que precisam ocorrer com urgência na economia e na política econômica do Brasil para que o país volte a crescer. A carta pode ser lida na íntegra nos sites do CORECONPR: www.coreconpr.org.br e do COFECON: www.cofecon.org.br

A 21ª edição do CBE também foi marcada pela entrega de diversos prêmios, homenagens e atrações culturais.


Site oficial do XXI CBE 2015 – www.cbe2015.org.br 


 Trabalhos Científicos do XXI CBE 2015


Confira as fotos do XXI CBE 2015 no facebook do CORECONPR – https://www.facebook.com/corecon.parana


Em carta, economistas apontam preocupação com os ajustes de curto prazo e a falta de um Projeto de Nação

A Carta de Curitiba, feita após o encerramento do 21º CBE aponta a urgência por parte do governo de reduzir as desigualdades do país e faz considerações sobre o momento de recessão e deterioração da confiança de empresários e consumidores.  […] Veja mais »


Nota de pesar: João Paulo de Almeida Magalhães falece aos 88 anos

O CORECONPR, como representante dos economistas do Estado Paraná, manifesta pesar pelo falecimento  do economista João Paulo de Almeida Magalhães  (88 anos), ocorrido na manhã desta quinta-feira (17), e se solidariza com os familiares e amigos. Dono de uma vasta trajetória profissional, Magalhães era um dos mais respeitados economistas brasileiros e inclusive foi homenageado em […] Veja mais »


XXI Congresso Brasileiro de Economia – Carta Curitiba

Com a temática “A apropriação e a distribuição da riqueza – desafios para o século XXI”, a 21ª edição do Congresso Brasileiro de Economia reuniu, de 9 a 11 de setembro de 2015, na cidade de Curitiba, economistas e especialistas do país, em evento que contou a presença de cerca de mil participantes. Veja mais sobre este […] Veja mais »


Ganhadores do 25º Prêmio Paraná de Economia são agraciados durante o CBE 2015

No dia 11 de setembro, durante a cerimônia de encerramento do 21º Congresso Brasileiro de Economia, que ocorreu na Universidade Positivo, em Curitiba, os vencedores da 25ª edição do Prêmio Paraná de Economia foram homenageados pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR). Na categoria Economia Pura e Aplicada, o primeiro lugar ficou com o […] Veja mais »


Vencedores do 7º Prêmio Economista Paranaense do Ano são agraciados durante o CBE 2015

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) promoveu no último dia 11 de setembro, durante a solenidade de encerramento do 21º Congresso Brasileiro de Economia, a entrega do 7º Prêmio Economista Paranaense do Ano, na Universidade Positivo, em Curitiba. O Prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por economistas que se […] Veja mais »


Otaviano Canuto abre o 21º CBE em Curitiba, nesta quarta.

Diretor executivo do FMI irá falar sobre o desenvolvimento econômico e a inclusão social no Brasil.  O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Otaviano Canuto, realiza nesta quarta-feira (dia 09), às 20h30, a palestra de abertura do 21º Congresso Brasileiro de Economia, com o tema “Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social no Brasil”. […] Veja mais »


Vídeo CBE 2015: Acompanhe  os melhores momentos

Mais de mil pessoas interessadas em discutir os rumos da economia brasileira se reuniram em Curitiba na 21ª edição do Congresso Brasileiro de Economia. Economistas, autoridades, empresários, palestrantes de renome nacional e internacional, e estudantes de todas as regiões do país debateram sobre o maior desafio do século XXI: encontrar um caminho para reduzir a disparidade da distribuição da riqueza no Brasil. Assista ao vídeo e acompanhe os melhores momentos.

https://www.youtube.com/watch?v=rnKoQdYOjGY


Relatório Final do XXI CBE 2015 (Anais)

Clique aqui e veja o relatório em PDF …

Top