Home Notícias Cafelândia recebe com sucesso o II Econocafé, promovendo diálogo entre economistas, estudantes e comunidade

Cafelândia recebe com sucesso o II Econocafé, promovendo diálogo entre economistas, estudantes e comunidade

by Roberto Cirino
32 views

O II Econocafé – Colóquio de Economistas e Estudantes de Economia de Cafelândia foi realizado com sucesso na Casa da Cultura de Cafelândia, gentilmente cedido pela municipalidade, proporcionando um encontro enriquecedor entre profissionais, estudantes e membros da comunidade local. Organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e pelo Conselho Regional de Economia – CoreconPR, o evento se consolidou como um espaço de debate, integração e celebração da história da economia regional.

A segunda edição do Econocafé teve um caráter especial: a comemoração dos 45 anos do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Unioeste – Campus de Cascavel, criado em 1980. Ao longo de quatro décadas, o curso já formou 948 Bacharéis em Ciências Econômicas, muitos naturais de Cafelândia ou que escolheram a cidade para desenvolver sua carreira, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

O evento iniciou com a abertura do Prof. Dr. Sérgio Lopes, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Unioeste e ex-conselheiro do Corecon-PR. A programação também contou com uma apresentação cultural do acadêmico cafelandense David Delmiro. O Econocafé, com serviço organizado pela Dona Maura Café e Bolateria, ofereceu um café colonial aos participantes, reforçando o caráter de interação e confraternização do evento.

Duas mesas-redondas marcaram a programação. O Painel I, intitulado 45 anos do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Unioeste – Campus de Cascavel, foi moderado pelo Economista Erasto Castilhos de Mellos e contou com exposições do Prof. Dr. Sérgio Lopes, que abordou a trajetória institucional e evolução do curso; da Profª Ma. Andréia Polizeli Sambatti, que apresentou a contribuição social do curso e suas experiências em extensão universitária; e do Bacharel em Economia Arnold Rafael Nogueira de Souza, que discutiu o perfil profissional e o mercado de trabalho dos egressos.

Já o Painel II, intitulado Cafelândia: aspectos históricos e econômicos, foi moderado pela Profª Dra. Ariana Cericatto da Silva e abordou a história e o desenvolvimento econômico do município, com apresentações de Marinês Fagundes Cordeiro, que tratou da colonização, do cooperativismo e da memória local com base em seu livro Cafelândia: Um pouco da nossa história, e do economista Kaio Arlei Strelow, que apresentou indicadores de inserção regional de Cafelândia, aspectos socioeconômicos e perspectivas futuras.

O evento contou com a participação de economistas e outros profissionais, acadêmicos, familiares, parceiros institucionais e a comunidade em geral. O Prefeito da cidade, Júnior Motter, também presenciou, atentamente, todas as atividades.

Em sua segunda edição, o II Econocafé reafirmou seu objetivo de criar um espaço permanente de integração entre comunidade acadêmica e profissional, fortalecendo a rede de contatos, promovendo o intercâmbio de ideias e celebrando a história econômica e educacional de Cafelândia.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Veja mais