Você está aqui
Home > Notícias > Acadêmicos de Maringá acompanham palestra sobre gestão pública e austeridade fiscal

Acadêmicos de Maringá acompanham palestra sobre gestão pública e austeridade fiscal

No dia 26 de outubro, estudantes do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Cidade Verde participaram da palestra sobre “Gestão Pública e Austeridade Fiscal”, com José Luiz Bovo, Secretário da Fazenda e Gestão de Maringá. Ele apresentou de forma detalhada como a cidade vem trabalhando há uma década com êxito, registrando recorrentes superávits, que ficam aplicados e geram juros – mais recursos para o exercício seguinte.

Mesmo com uma postura criteriosa, rigorosos controles de gestão e a priorização na utilização dos recursos arrecadados, ainda assim são destinados à saúde, educação e outras importantes áreas, percentuais acima daqueles exigidos por lei.

Segundo o palestrante, a prefeitura dá ampla abertura à representatividades da sociedade civil organizada: associações, sindicatos e conselhos; ressalta-se o CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e a ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.

Além disso, ele destacou o pioneirismo de Maringá na criação do Observatório Social, que tornou-se referência nacional e o resultado prático alcançado no registro de menores preços praticados na compra via licitações (produtos e serviços), se comparados àqueles apresentados em outros municípios do mesmo porte. Também, ressaltou a importância do acompanhamento por parte da população na leitura das contas públicas das suas cidades, pois em Maringá são abertas sessões na Câmara dos Vereadores para apresentação dos relatórios.

A abertura e o encerramento foram realizados pelo delegado regional do CORECONPR, João Adolfo Stadler Colombo. Na ocasião, ele aproveitou para fazer convite aos estudantes para ingressarem gratuitamente no Corecon Acadêmico Paraná.

Top