Home Notícias Estudante de Bocaiúva do Sul vence o Concurso de Redação sobre Economia, Educação e Sociedade

Estudante de Bocaiúva do Sul vence o Concurso de Redação sobre Economia, Educação e Sociedade

by Roberto Cirino
323 views

Na sexta-feira, dia 22 de setembro, foram premiados os vencedores do Concurso de Redação promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná, com o tema “Economia, Educação e Sociedade”. Voltado para estudantes do 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico das escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana, o concurso contou com o envio de 107 redações, com a adesão de 35 colégios participantes, de Curitiba e Região Metropolitana, e teve o apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Com o título “A Economia Promove o Crescimento da Nação”, a estudante Marise Furlan Bero, do Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisótomo da Silva, de Bocaíuva do Sul, conquistou o 1º lugar.Também foi homenageada a professora orientadora Jaqueline Rodrigues da Silva Pereira.

O curitibano Eduardo Bittencourt Rocha, do Colégio Estadual Professor Narciso Mendes, obteve a 2ª colocação, com o tema “Economia, Educação e Sociedade”. A professora orientadora da sua redação foi Magda Cristina Caetano.

O 3º lugar ficou com a estudante Karla Liliane Vengue, do Colégio Estadual Silveira da Mota, de São José dos Pinhais, com o tema “A Educação na base de uma sociedade melhor”. A orientação da sua redação foi feita pela professora Jussara A. dos Santos.

Marise foi homenageada pelo CORECONPR com a entrega de um diploma e notebook. A professora recebeu um smartphone e a escola recebeu uma televisão  de Led 32 polegadas, entregue ao diretor Elio Squena.

O segundo colocado, Eduardo Bittencourt ganhou um smartphone e a professora, um tablet. A terceira colocada e a sua professora orientadora ganharam, cada uma, um tablet. Todos os homenageados receberam um diploma do CORECONPR.

Este concurso foi instituído pelo Conselho Regional de Economia – CORECONPR, em sua primeira edição em 2004. E, neste ano de 2017 voltou a ser editado com a finalidade de estimular e valorizar o aluno que entrará no ambiente acadêmico, para que compreenda a atuação do economista e possua conhecimento que o auxilie a optar pelo curso de Economia, ofertado em diversas instituições do Estado do Paraná.

Sobre o Concurso

“Participar do concurso de redação foi muito gratificante para mim, pois eu nunca tinha imaginado fazer economia na faculdade. A redação acabou servindo de incentivo, porque acabei pesquisando sobre a profissão e gostei muito. Eu jamais imaginava que ganharia. Me sinto muito privilegiada de ter ficado em primeiro lugar”, Marise Furlan Bero .

“Foi interessante, uma experiência inovadora, espero participar mais. Pude observar que o economista olha o mundo com uma visão diferente do que as outras pessoas, isso é algo extraordinário”, Eduardo Bittencourt Rocha.

“O concurso de redação foi uma oportunidade boa para pesquisar um pouco mais sobre a economia e a atuação deste profissional no mercado”, Karla Liliane Vengue.

“É uma iniciativa que deve ser mantida, especialmente por ser voltada para as escolas públicas. Os nossos alunos, em sua maioria, são da área rural e não têm muito acesso às mídias e tecnologias. A educação precisa de iniciativas e parcerias como essa para que ela esteja no melhor lugar que deve estar. A  educação é a porta para todos iguais”, Elio Squena.

Cerimônia

A economista e presidente do CORECONPR, Maria de Fátima Miranda deu as boas-vindas aos presentes e falou da grande satisfação de promover este concurso envolvendo os estudantes do ensino médio no ambiente da atuação profissional do economista. O vice-presidente e economista Celso Bernardo, agradeceu a participação e o apoio dos professores e de toda a equipe da Secretaria de Educação do Estado para a realização deste concurso. O cerimonial do evento foi conduzido pelo economista Daniel Poit. Também estiveram presentes, o presidente do Sindicato dos Economistas, Odisnei Antonio Bega e a conselheira Elhanã Farias.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment