O Conselho Federal de Economia (Cofecon) divulgou os vencedores do XXXI Prêmio Brasil de Economia, e os profissionais registrados no Paraná garantiram posições de destaque em duas categorias principais. Eles conquistaram o 3º lugar nas categorias “Livro” e “Artigo Científico” nesta, que é uma das mais importantes premiações da área no país.
Na categoria Livro de Economia, a dupla de economistas do Paraná, Gustavo Nunes Mourão e Mari Aparecida dos Santos obteve o 3º Lugar, com Menção Honrosa, pela obra “Planejamento e Desenvolvimento Regional”. O trabalho aborda questões fundamentais para o desenvolvimento das regiões do país, um tema de grande relevância para a economia nacional.
Já na categoria Artigo Técnico ou Científico, o economista do Estado, Claucir Roberto Schmidtke também conquistou o 3º Lugar e uma Menção Honrosa, junto com o parceiro do Rio Grande do Sul, Pedro Cezar Dutra Fonseca. No artigo, intitulado “Estado Novo de Vargas: Um Caso de Populismo Econômico?”, que foi publicado no site do Brazilian Journal of Political Economy (Revista de Economia Política), e analisa um período crucial da história econômica brasileira.
A conquista desses profissionais evidencia a qualidade e a relevância da produção intelectual dos economistas paranaenses, posicionando o estado como um importante centro de geração de conhecimento na área econômica. O CoreconPR parabeniza os ganhadores.