Home Notícias 27º Prêmio Paraná de Economia será entregue em Campo Mourão

27º Prêmio Paraná de Economia será entregue em Campo Mourão

by Roberto Cirino
332 views

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) realiza a solenidade de entrega do 27º Prêmio Paraná de Economia, no dia 1º de setembro, sexta-feira, no Teatro Municipal de Campo Mourão (Av. Comendador Norberto Marcondes, 684). Serão homenageados os vencedores na categoria Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas e Artigos. Durante a solenidade,  será  realizada palestra do economista Luiz Antonio de Camargo Fayet (Consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), com tema “Agronegócio Brasileiro – Oportunidades e Obstáculos Logísticos” .

Com a finalidade de estimular e valorizar a produção científica e propiciar a reflexão sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada, o Prêmio Paraná de Economia vai premiar os melhores trabalhos apresentados, sendo os três primeiros na categoria Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada. Em Artigos de Economistas, serão premiados os dois melhores, e na categoria Artigos de Estudantes de Economia, o 1º lugar.

Em Monografia, na categoria Economia Pura e Aplicada, os três primeiros colocados são da Universidade Estadual de Londrina. Na 1ª colocação ficou Maylisson Rodrigo Fonseca, com o tema “Diferenciais de salário e discriminação por gênero e cor no mercado de trabalho da Região Norte do Brasil, em 2004 e 2013”. O 2º lugar foi conquistado por Matheus Demambre Bacchi, com o tema “Diferenciais de salário e discriminação por gênero e cor na região sudeste do Brasil – 2002 e 2013”. Já, na terceira posição ficou Davi Winder Catelan, com o tema “Uma abordagem das diferenças salariais e da discriminação por gênero e cor no mercado de trabalho da Região Sul do Brasil, em 2002 e 2013”

Na categoria Economia Paranaense, o 1º lugar foi conquistado por Renata Cattelan, da Unioeste Beltrão, com o tema “MST e ideologia: a teoria e a prática no assentamento Celso Furtado”. Karine de Souza Brandalize Fantini, da UNESPAR Campo Mourão, obteve o 2º lugar, com o tema “Dinâmica socioeconômica do município de Luiziana no período 2010-2015: Estudo de caso de município de pequeno porte” e o terceiro lugar ficou com Johny Henrique Cabreiro Xavier,  da Universidade Estadual de Maringá, com o tema “Determinantes da probabilidade do desemprego no Paraná: Uma aplicação do modelo Logit (2001 e 2014)”.

Na categoria Artigos de Economistas, Pery Francisco Assis Shikida, foi o grande vencedor, com o artigo. “Uma alternativa de combate ao contrabando de cigarro a partir da estimativa da curva de Laffer e da discussão sobre a política de preço mínimo”. O segundo lugar foi conquistado por Augusta Pelinski Rahier, com o artigo “Capital intangível regional e o crescimento econômico dos municípios do Paraná”.

Na categoria Artigos de Estudantes, o prêmio vai para o estudante da Universidade Estadual de Londrina, Jaime Shimizu, com o tema “ Ocupação e renda das pessoas domiciliadas no meio rural paranaense entre 2011 e 2015”.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment